Esta é a nova geração do Nissan Micra, um modelo que sempre se caracterizou pelo formato urbano compacto, mas que agora assume um cariz mais familiar, abandonando por completo a ideia inicial. O exterior é claramente inspirado no Nissan Sway concept - link -, um hatchback desportivo da marca nipónica apresentado em 2015. É notório uma melhoria estética e em termos volumétricos o novo Micra assemelha-se ao "primo" Renault Clio.
Os faróis mais rasgados e afiados, tanto à frente como atrás, conferem um carácter mais dinâmico. A grelha frontal também está mais simplificada e eficaz. Passa a ser uma grelha única rasgada de cima a baixo e com uma cunha cromada a enquadrar o logotipo. De perfil nota-se maior robustez visual com ombros mais largos e um vinco ondulante que percorre toda a lateral e prolonga-se até ao capôt. Só vem com a carroçaria de cinco portas e os puxadores das portas traseiras são dissimulados nos pilares a negro.
A sexta geração vem mais espaçosa e recheada de equipamento e tecnologia a bordo. Deixa de ser um utilitário para passar a ser um pequeno familiar. Chega ao mercado nacional a 10 de Março com três motorizações: uma a diesel e duas a gasolina. No caso da gasolina um dos blocos é tricilíndrico auxiliado por turbo. As motorizações que integram turbocompressor são oriundas da casa mãe Renault. O preço de entrada é de 14.550€ para o modelo com o motor mais simples e menos potente.
A diferença entre o propulsor a gasolina com turbo e o diesel é considerável. E por isso, uma vez que consome menos do que um motor simples totalmente atmosférico, é uma boa alternativa ao gasóleo. Comum a todos os modelos é a caixa manual de 5 relações. Quanto a dimensões o novo Micra é mais comprido em 170mm e mais largo em 80mm face à anterior geração. Estas diferenças permitiram aumentar bastante o espaço interior. A capacidade da mal é de 300L, uma referência no seu segmento.
Quanto a equipamento existem quatro níveis: Visia, Acenta, N-Connecta e Tekna. O sistema Active Ride Control vem de série e permite uma condução fluída, desportiva e equilibrada. A suspensão revela-se capaz de filtrar as irregularidades do piso e a direcção precisa. De realçar o bom trabalho de insonorização a bordo. A posição dos bancos frontais são confortáveis e o campo visual do condutor eficaz. É evidente uma melhoria significativa nos materiais e acabamentos face à anterior geração.
O nível de entrada Visia traz, entre outros, rádio com bluetooth e USB, sensores de luz, sistema de mitigação de acidentes a baixa velocidade, cruise-control e ar condicionado. A gama seguinte Acenta junta volante multifunções, jantes de liga leve com 16'', faróis de nevoeiro e um ecrã táctil de 7''. Por sua vez a gama N-Connecta adiciona sensor de chuva e chave inteligente. O nível de topo Tekna vem com câmara de vídeo integrada e ângulo 360º para facilitar o estacionamento, sistema de som especial, diversos sistemas de segurança adicionais, e jantes de liga leve com 17''. O Nissan Sway concept serviu de base para o look exterior do novo Micra mas no interior a marca japonesa socorreu-se de muitos pormenores do Qashqai.
Modelos a diesel
1.5 dCi (90cv): 11,9s; 179km/h; 3,5L/100km; 101g/km; 19.600€;Modelos a gasolina
1.0 G (73cv) 4 cilindros atmosférico: 14.550€0.9 IG-T (90cv) 3 cilindros c turbo: 12,1s; 175km/h; 4,6L/100km; 104g/km; 15.400€
Prós e contras
+ visual exterior e interior; capacidade da mala; conforto; ângulo de visão do condutor
- apenas uma motorização diesel
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