Volkswagen Golf 1.0 TSI Bluemotion, com motor mais pequeno de sempre (2017)

O Golf com o motor mais pequeno de sempre



O Volkswagen Golf conta agora com um pequeno propulsor de apenas 3 cilindros e 1.0L a debitar 115cv, auxiliados por um turbo. É o motor de menor cilindrada que alguma vez equipou o compacto familiar. É também o bloco mais eficiente de sempre a gasolina, capaz de ombrear com o 1.6L TDI Bluemotion.


O consumo ainda não é tão económico como o modelo referido a diesel, mas tem uma menor cilindrada e maior potência. Custa menos 4.000 euros face à versão diesel mais acessível. As novas normas de emissões poluentes estão a "obrigar" as marcas a re-inventarem o motor a gasolina, mais amiga do ambiente e mais económicos.





Por isso verifica-se uma "invasão" de motores de apenas 3 cilindros auxiliados por turbo na indústria automóvel. São mais económicos e o turbo ajuda a aumentar a potência, reduzindo as emissões. Este novo bloco TSI de 1.0L é mais silencioso e melhor insonorizado do que a geração TSI de 1.2L. Para além disso o novo propulsor é feito em alumínio, o que permitiu reduzir o peso.

A versão 1.6 TDI Bluemotion anda nos 28.355€ enquanto a versão 1.0 TSI Bluemotion custa 24.243€. A diferença de preço é significativa e vale a pena fazer as contas de quantos km se anda por ano. A diferença de consumo não é assim tão grande. Enquanto que o bloco a gasolina consome 4,3L/100km o bloco a diesel gasta 3,8L/100km.





Ou seja num plano teórico quem adquire o modelo TDI recupera a diferença do valor investido ao fim de mais 180.000km, isto comparativamente com o modelo TSI.

A caixa que equipa o Golf 1.0 TSI é manual de 6 velocidades mas as relações são mais curtas o que beneficia a potência, enquanto que no TDI são de apenas 5 velocidades.





Mas há outro argumento em que o TSI bate o diesel. O imposto de circulação (IUC) é menor: 97,82€ face a 130,10€. O 1.0 TSI é, de facto, um bloco flexível no pára-arranca do tráfego urbano registando boas recuperações, mas aqui os consumos sobem consideravelmente. É em estrada que o propulsor torna-se mais eficiente em termos de consumo.





No que diz à estética esta versão do Golf 1.0 TSI não difere muito das outras versões. Aliás foi feito um ligeiro facelift a todas as versões do Golf, com novo pára-choques e interior das ópticas actualizado em Leds. Mas esta versão Bluemotion apresenta a carroçaria mais baixa e aerodinâmica, tal como todas as outras da marca, de forma a aprimorar o consumo.





Prós e contras
+ preço, insonorização, recuperações, menor cilindrada significa menor carga fiscal (IUC)
- consumo em cidade

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