Regras ambientais apertam o cerco aos carros a diesel



Os carros a diesel anteriores a 2014 vão deixar de poder circular em algumas regiões da Europa daqui a uns anos (2025). Trata-se de uma medida que irá forçar a desvalorização deste tipo de viaturas no médio prazo por não cumprirem as novas normas de emissões - Euro 6.

Marcas alemãs preparam medidas para alterar as viaturas de modo a emitirem menos poluição cujo custo estimado é de 500 milhões de euros. No entanto isso é sempre uma medida de remendo e implica mexer nas performances e consumos dos carros. É irónico que os carros a diesel que foram vendidos como mais caros do que os carros a gasolina, por consumirem menos, agora se vejam num beco.

Portugeses continuam a ignorar o cenário que no futuro irá bater à porta

Por causa disto, e do escândalo da VW, as vendas de veículos a diesel têm vindo a cair na Europa mas isso não se sente em Portugal, um dos países com maior percentagem de carros a gasóleo na Europa. Um quarto do parque nacional são carros a diesel anteriores a 2014.

Se o governo português for obrigado a lançar medidas de restrição de circulação de carros poluentes então a desvalorização de carros a diesel será inevitável. E não se sabe se haverá incentivos fiscais. Na Alemanha muitos stands já tiveram de baixar o preço dos automóveis a diesel como resultado de uma diminuição da procura.

Os clientes europeus estão a apostar mais nos híbridos, eléctricos e na nova geração a gasolina com turbo. Mas em Portugal o mercado continua indiferente a este novo cenário que se avizinha.

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