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Porque trocam os clientes de marca automóvel
A Cetelem efectuou um inquérito internacional para saber se os consumidores trocam de marca na hora de substituir o carro antigo por um novo. Mas quis saber também quais as razões para a mudança. O inquérito foi realizado a mais de 1.600 proprietários de automóveis em 15 mercados entre Agosto e Setembro de 2017. As razões:
1 - Ofertas mais interessantes
A existência de ofertas mais interessantes, tanto a nível financeiro, de equipamento, como ao nível estético ocasiona a troca de marca.
2 - Insatisfação com o veículo anterior
Muitas vezes a principal razão para mudar de marca prende-se com a má experiência com o veículo anterior.
3 - Curiosidade em experimentar
Outra razão tem a ver com o querer efectuar uma nova experiência que pode ser mais apelativa.
4 - Situação financeira
A alteração da capacidade financeira é também um factor importante. Seja por perca de poder de compra ou por aumento do salário.
No mercado nacional existem vários factores decisivos para manter os clientes fiéis à marca:
- satisfação com o modelo anterior (67%)
- a confiança na marca (47%)
- existência de uma oferta comercial interessante (25%)
- relação próxima com o "stand" ou concessionário (13%)
- status (9%)
A saber também quais as características do veículo antigo que os clientes desejariam manter no carro novo:
- tipo de combustível (45%)
- confiança no modelo (33%)
- classe (31%)
- desempenho, potência, número de lugares, opçionais ou bagageira
Ao nível de fonte de informação capaz de influenciar a escolha de um automóvel:
- opinião de conhecidos (59%)
- fóruns, blogs, redes sociais
- sites, revistas e outros meios especializados.
- informação no site do fabricante
- opinião do vendedor no stand
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2018,
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