Porque trocam os clientes de marca automóvel




A Cetelem efectuou um inquérito internacional para saber se os consumidores trocam de marca na hora de substituir o carro antigo por um novo. Mas quis saber também quais as razões para a mudança. O inquérito foi realizado a mais de 1.600 proprietários de automóveis em 15 mercados entre Agosto e Setembro de 2017. As razões:

1 - Ofertas mais interessantes

A existência de ofertas mais interessantes, tanto a nível financeiro, de equipamento, como ao nível estético ocasiona a troca de marca.

2 - Insatisfação com o veículo anterior

Muitas vezes a principal razão para mudar de marca prende-se com a má experiência com o veículo anterior.

3 - Curiosidade em experimentar

Outra razão tem a ver com o querer efectuar uma nova experiência que pode ser mais apelativa.

4 - Situação financeira

A alteração da capacidade financeira é também um factor importante. Seja por perca de poder de compra ou por aumento do salário.

No mercado nacional existem vários factores decisivos para manter os clientes fiéis à marca:

- satisfação com o modelo anterior (67%)
- a confiança na marca (47%)
- existência de uma oferta comercial interessante (25%)
- relação próxima com o "stand" ou concessionário (13%)
- status (9%)

A saber também quais as características do veículo antigo que os clientes desejariam manter no carro novo:

- tipo de combustível (45%)
- confiança no modelo (33%)
- classe (31%)
- desempenho, potência, número de lugares, opçionais ou bagageira

Ao nível de fonte de informação capaz de influenciar a escolha de um automóvel:

- opinião de conhecidos (59%)
- fóruns, blogs, redes sociais
- sites, revistas e outros meios especializados.
- informação no site do fabricante
- opinião do vendedor no stand

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO