A 6ª geração do Volkswagen Polo, um modelo importante para a marca alemã já que é um dos modelos com mais êxisto no segmento dos citadinos, está mais madura e refinada. A 5ª geração, anterior a esta, conquistou inúmeros prémios pelo que o legado é relevante. Para não defraudar as expectativas a VW tratou de melhorar alguns aspectos e manter os pontos fortes. Desde já o que salta à vista é a volumetria e a maior dimensão que se aproxima cada vez mais do Golf. Quanto ao recheio vem mais equipado.
Ao nível do design nota-se as linhas com arestas mais vivas e vincos mais evidentes transmitindo mais agressividade. No geral está mais desportivo. As ópticas frontais são agora afiadas com uma luz diurna em tira horizontal quebrada a dar a ideia de um olhar semi-cerrado. A grelha frontal apresenta um friso horizontal superior na cor da carroçaria de modo a que o recorte do capôt não apanhe o logotipo. Uma solução estreada no Arteon. Na lateral nota-se uma linha de cintura mais pronunciada.
A plataforma do novo Polo é uma versão mais curta do Golf e é designada por MQB-A0, o primeiro VW da nova geração. Por isso não é de estranhar que a volumetria se aproxime com o hatchback familiar. Está mais largo, mais comprido mas mais baixo o que beneficia o visual desportivo. Isto reflecte-se no espaço a bordo que aumenta de tamanho. A bagageira tem uma capacidade de 351L, mais 71L do que a anterior geração.
Quanto a equipamento trás de série vários sistemas automáticos de segurança como o Front Assist com função de travagem de emergência em cidade (City Emergency Braking), sistema de deteção de peões (Pedestrian Monitoring), assim como travagem multicolisões. Em opção há ainda o sistema auxiliar de mudança de faixa de rodagem com sensor do ângulo morto (Blind Spot Monitor) e o Cruise Control adaptativo.
O painel de bordo do novo Polo pode ser, como opção, totalmente digital o que é uma estreia no segmento. O sistema de infotainment centra-se num ecrã de 6,5 ou 8 polegadas e pode ser ligado a um smartphone através da App-Connect (com MirrorLink®, Android Auto™ e Apple CarPlay™). O próprio telemóvel pode ser carregado por sistema wireless. Existem os três níveis de equipamento habituais: Trendline, Confortline e Highline.
No que toca a motores a VW irá dispor de blocos a gasolina, diesel e gás natural. Comum a todos eles é o facto de trazerem de série sistema automático Start/Stop e sistema de travagem regenerativa. O inovador sistema de desativação automática de alguns cilindros só aparece no modelo a gasolina 1.5 TSI.
Modelos a gasolina
Polo 1.0 MPI 75cv (aspirado) a partir de 16.285€ Polo 1.0 TSI 95cv (com turbo) a partir de 17.054€
Polo 1.0 TSI 95cv (com turbo) DSG 20.089€
Polo 1.0 TSI 115cv DSG (com turbo) a partir de 21.839€
Polo 1.5 TSI 150cv (com turbo)
Polo GTI 2.0 TSI 200cv (com turbo)
Modelos a diesel
Polo 1.6 TDI 80cv (com turbo)Polo 1.6 TDI 95cv (com turbo)
Modelos a gás natural
Polo 1.0 TGI 90cv (com turbo)
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