O Skoda Citigo, tal como os seus irmãos, traz um motor tricilíndrico a gasolina de 999cc, com 2 variantes, 60cv e 75cv ambas com baixos consumos (respectivamente, 4,5 L/100km e 4,7 L/100km). Os preços iniciam-se nos 9.990€ (três portas, nível de equipamento Active, 60cv). Há ainda uma versão economizadora, denominada Green Tec no caso do Citigo, com sistema Start & Stop de paragem e arranque automáticos do motor, recuperação de energia de travagem e pneus de baixa resistência ao rolamento, que consegue, segundo o fabricante, consumos de 4,1L/100km na versão de 60cv e 4,2 L/100km na de 75cv. De série, todos vêm com uma caixa manual de cinco velocidades; em opção, há uma caixa manual robotizada de cinco relações (custa mais 800€), que proporciona uma redução adicional nos consumos.
São três os níveis de equipamento do Citigo: Active, Ambition (mais caro 600€ em relação ao Active) e Elegance (mais 750€ face ao Active). A carroçaria de cinco portas tem um acréscimo de 400€ em relação à de tres portas. A partir do nível Ambition, está disponível a versão Green Tec por mais 300€ e o aumento de potência para 75cv, que custa 450€. Conduzimos a variante do Citigo de cinco portas com 60cv e nível de equipamento Active, tendo como extras o pacote multimédia Move & Fun e a pintura especial.
Ao contrário do que é a prática de algumas marcas, que, para apresentarem um preço de entrada baixo, têm versões de veículos cujo equipamento quase se resume à carroçaria, às rodas, ao motor e aos bancos para os ocupantes, pelo que depois quem os quiser adquirir tem sempre de desembolsar mais algumas centenas ou milhares de euros, o nível Advance já inclui um mínimo de equipamento essencial, como por exemplo um rádio/CD com MP3 ou o ar condicionado.
Além disso, se desejar um carro mais bem equipado, os extras têm um preço acessível, inferior aos similares do up! e do Mii. O motor 1.0 tricilíndrico tem um comportamento muito aceitável e é económico - obtivemos uma média de 5,2 L/100km num percurso misto estrada, auto-estrada e cidade (embora sem muitas situações de pára-arranca). Por dentro, é espaçoso e a capacidade da mala é uma referência no segmento dos citadinos. O único capítulo em que o seu desempenho foi inferior ao dos seus irmãos foi na travagem, mas isso deverá ser por o carro que conduzimos trazer pneus coreanos, com performances inferiores aos pneus das marcas de referência.
Quanto a dimensões, o Citigo é o mais comprido dos três modelos (mais 23mm que o Volkswagen up! e mais 6mm que o Seat Mii), mas isso deve-se apenas a ligeiras alterações no visual, nomeadamente nos pára-choques. Aliás, a concepção estilística destes três citadinos gémeos é da autoria do conceituado designer italiano Walter de Silva, responsável máximo pelo design dos veículos do grupo Volkswagen. Assim, mantém-se a boa visibilidade e todas as outras características comuns aos três veículos, como a sua guiabilidade e facilidade de estacionamento em cidade, bem como a aptidão para fazer viagens longas com conforto, apesar de ser um citadino. No entanto, devido ao seu formato, todos eles têm alguma sensibilidade a ventos laterais.
Novo logotipo da Skoda
O Citigo, para além de marcar a entrada da Skoda no segmento dos citadinos, também estreia o novo emblema do fabricante checo. A seta alada é agora cromada em vez do anterior verde esmaltado e a coroa de louros, bem como a palavra Skoda, desaparecem no novo logotipo.
Este citadino é pequeno mas o espaço interior esté muito bem aproveitado. Dispõe de quatro lugares reais (mesrno se o condutor for grande, uma pessoa do mesmo tamanho cabe atrás dele). Até se experimentou sentar três pessoas nos bancos traseiros e, embora um pouco apertadas, caberiam se houvesse um terceiro cinto de segurança e os encaixes dos cintos se posicionassem de forma diferente. Além disso a existência de cinco portas torna muito fácil o acesso ao habitáculo, mesmo para pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção.
Opcionais a preços acessíveis
O Skoda Citigo foi o último dos citadinos da fornada que incluiu o Volkswagen up! e o Seat Mii. No entanto, o condutor continua sem comando para o vidro do lado do pendura. É daqueles pequenos pormenores irritantes que não contribuem para o conforto de condução. Quantos euros se pouparam? Será que os responsáveis pelo design interior destes três carros nunca viajam sozinhos e, se sim, nunca precisam de abrir ou fechar a janela do lado oposto?
O Skoda Citigo que conduzimos vinha na versão de entrada, Active, que, na versão de três portas, equipado com o essencial, custa abaixo dos 10.000€. Os únicos opcionais eram a pintura especial (200€) e o pacote Move & Fun (300€), sistema multimédia com um ecrã táctil de 5", funções de navegação, telefone com controlo de voz, conexão MP3 e computador de bordo. Mas há outros opcionais a preços acessíveis, que podem tornar este carrinho muito mais apetecível. É o caso do controlo de estabilidade com travagem de emergência em cidade (350€), do programador/regulador de velocidade (150€), dos retrovisores eléctricos (150€), dos faróis de nevoeiro (175€) ou dos sensores de estacionamento traseiro (230€).
Espaço bem aproveitado
O volume da bagageira deste citadino, tal como a dos seus "irmãos", é uma referência em termos de citadinos - 251 litros (959 litros com os bancos traseiros rebatidos). Tem um formato regular, mas o bordo é alto, o que pode dificultar um pouco a colocação ou retirada de volumes. Sob o fundo da mala, há um espaço circular para o pneu sobressalente, mas, em vez deste, traz de série um kit de "reparação" de pneus. No entanto, em opção, por 45€, pode-se adquirir uma roda suplementar. Com esta, o volume da mala reduz-se em 17 litros e o peso aumenta pouco mais de uma dezena de quilos.
lnconvenientes largamente superados pelas vantagens do pneu sobressalente face ao famigerado kit.
Concorrentes
Volkswagen up!Seat Mii
Smart fortwo
Toyota Aygo
Prós e contras
+ Relação preço/equipamento, consumos, espaço interior, funcionalidade- lnexistência de comando do vidro do pendura no lado do condutor, kit de reparação de pneus de série (pneu sobressalente como opção)
Mecânica
Motor: Gasolina, dianteiro, 3 cilindros em linha, 999cc, 4 válvulas por cilindroTracção: dianteira
Alimentação: injecção multiponto
Potência: 60cv às 5000-6000 rpm
Binário: 95 Nm às 3000-4300 rpm
Caixa: Manual de 5 velocidades
Dimensões
Comprimento: 3563 mmLargura: 1641 mm
Altura: 1478 mm
Peso: 1290 kg
Mala: 251 L
Depósito: 35 L
Prestações
Velocidade máxima: 160 km/hAceleração 0-100 km/h: 14,4 s
Consumos
Combinado: 4,5 L/100kmEmissões CO2: 105g/km
Preço
a partir de 10.890€"fonte: público, desembro 2012
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