Audi A3 Sportback III (2012)

"A terceira geração do Audi A3 Sportback traz este citadino para o futuro. Há novas motorizações, mais tecnologia e elegância ao serviço de uma condução mais desportiva, versátil e funcional. Aí está a terceira geração do Audi A3 Sportback, o citadino que a casa de Ingolstadt mais vende em Portugal. O novo carro começa a ser comercializado no próximo mês de Fevereiro, mas, numa sexta-feira de Novembro, num dia mais de Verão tardio do que de Outono, pudemos testar algumas versões ao longo da linha costeira que liga Nice a Monte Carlo. Não é uma revolução o que a Audi oferece, é antes um upgrade de conceitos e materiais já por si inovadores, um passo à frente na "invenção" do carro ideal.

O novo Audi A3 Sportback é mais seguro, mais económico, mais amigo do ambiente e mais funcional. Coloca a inovação tecnológica ao serviço do desejo de uma condução desportiva e das necessidades de comunicação modernas. Cresceu em tamanho e na amplitude dos horizontes de informação e de conectividade. Trouxe mais mundo para o seu interior. Começando pelo design: olha-se para o carro e, aparentemente, as mudanças ao nível do design exterior não são tantas ao ponto de nos deixarem de boca aberta. Mas elas existem. Muitas são subtis e delicadas.

Prémio alemão de design 2013

O purismo das suas linhas bem vincadas, associado à elevada precisão de montagem e à inexistência de elementos supérfluos, valeu, aliás, ao novo Audi A3 o prémio alemão de design 2013. Um terço da superficie do carro é vidrado; a linha de cintura, conhecida como "Linha Tornado", acompanha as janelas, acentuando a elegância do conjunto; os retrovisores surgem incorporados nas portas, como nos modelos de competição; os faróis traseiros são discretamente divididos, dando um aspecto mais dinâmico ao veículo; o spoiler de tecto é muito discreto, sublinhando a natureza desportiva do carro; a grelha singleframe apresenta uma nova geometria, com cantos angulosos; e os faróis dianteiros de xénon plus apresentam-se estreitos e com lâmpadas LED como opqção. No interior, as linhas horizontais do painel, de concepção muito clean e elegante, seduzem-nos de imediato.
A disposição dos instrumentos proporciona uma leitura facil. A unidade de comando central (MMI de navegação plus com MMI Touch), situada entre os dois bancos dianteiros, possui painel de controlo táctil integrado e botão rotativo e de pressão, permitindo ao condutor controlar mais facilmente as funções de navegação e do telefone. A tela colorida de sete polegadas, que se eleva electricamente, apresenta todas as informações com uma disposição ainda mais amiga do condutor. O sistema de navegação vem complementado com o Audi Connect, o Bluetooth online que oferece um novo mundo de serviços: Facebook, Twitter, E-Mail, Google Earth, navegação com apoio do Google Maps e de imagens em 3D, fotografias do destino, notícias online e informações sobre eventos, estações de combustível e horários de voo e de comboio.

Além de mais funcional, elegante e bonito, o novo Audi A3 Sportback está tambem mais longo e espaçoso. Com 4,310 mm de comprimento, 1,780 mm de largura e 1.425 mm de altura, possui mais 58 milímetros entre eixos do que a anterior versão. Este crescimento exterior traduz-se também numa melhoria significativa do espaço interior: o habitáculo é mais amplo e nos lugares traseiros aumentou o espaço para as pernas e a distâcia entre a cabeça e o tecto, facilitando o acesso dos passageiros. A capacidade da bagageira é agora de 380 litros, mais 10 do que no modelo actual e mais 15 do que no Audi A3 de três portas, podendo chegar aos 1220 litros com rebatimento dos bancos traseiros.

A adopção da nova plataforma MQB, aliada ao uso da tecnologia Audi Ultra - "o material certo no local certo para uma função óptima" -, de construção leve e resistente, tambem permitiu poupar peso (o capot, o guarda-lamas, a barra dianteira atrás do pára-choques e o sub-chassis, por exemplo, são inteiramente de alumínio). Em média, o A3 Sportback é 90 kgs mais leve que o seu antecessor. O modelo equipado com o motor 1.4 TFSI pesa apenas 1.205 kg. Esta redução de peso tem uma implicação directa ao nível dos consumos de combustível, que vão baixar, em média, cerca de 10%. Para a verso 1.4 TFSI, por exemplo, o consumo de referhência é de 5,3 litros de gasolina aos 100km. Em termos mecânicos, o novo A3 Sportback conta com novas motorizações diesel (o 2.0 TDI de 150cv e de 184 cv) e a gasolina (o 1.4 TFSI de 122cv e o 1.8 TFSI de 180cv). A Audi procedeu também a melhoramentos na versão 1.6 TDI de 105 cv (a que deverá ter mais procura no mercado português), diminuindo os atritos internos para aumentar a eficiência do motor. Esta versão disporá de caixa manual de seis velocidades.

A lista de equipamentos de série Attraction (a Sport tem ainda mais) inclui, entre outras coisas, airbag para o joelho do condutor e airbags laterais na parte de trás, ar condicionado, indicador de pressão dos pneus, Bluetooth interface, bancos dianteiros reguláveis em altura, direcção assistida electromecânica, MMI radio com ecrã retráctil de 5,8 polegadas, pára-brisas acústico, startstop com recuperação de energia, travão de parque electromecânico e volante de quatro braços em couro.
Em Portugal irá estar à venda já a partir de Fevereiro as motorizações 1.4 TFSI 122 MT6 S tronic, a 1.8 TFSI 180 S tronic, 1.6 TDI 105 MT6 e 2.0 TDI 150 MT6. Em Abril chegam as versões 1.4 TFSI 140 COD MT6 S tronic, 1.6 TDI 105 S tronic e 2.0 TDI 184 MT6 S tronic qtt e em Agosto as versões 1.2 TFSI 105 MT6 S tronic e S3 2.0 TFSI 280 MT6 qtt S tronic qtt.

Modelos gasolina
1.4 TFSl Attraction - 122cv 1395cm3 123g(CO2) 27.940€
1.4 TFSl Sport - 122cv 1395cm3 123g(CO2) 30.440€
1.4 TFSl Attraction S tronic - 122 cv 1395cm3 114g(CO2) 30.190€
1.4 TFSl Sport S tronic - 122cv 1395cm3 114g(CO2) 32.690€
1.8 Attraction - 180cv 1798cm3 135g(CO2) 33.940€
1.8 TFSl Sport - 180cv 1798cm3 135g(CO2) 36.440€
1.8 TFSl Attraction S tronic - 180 cv 1798cm3 130g(CO2) 38.690€
1.8 TFSI Sport S tronic - 180cv 1798cm3 130g(CO2) 38.690€

Modelos diesel
1.6TDI Attraction - 105cv 1598cm3 99g(CO2) 28.340€
1.6 TDI Sport - 105cv 1598cm3 99g(CO2) 30.840€
1.6 TDI Attraction S tronic - 105 cv 1598cm3 102g(CO2) 30.590€
1.6 TDI Sport S tronic - 105cv 1598cm3 102g(CO2) 33.090€
2.0 TDI Attraction - 150cv 1968cm3 108g(CO2) 33.340€
2.0 TDI Sport - 150cv 1968cm3 108g(CO2) 35.840€
2.0 TDI Attraction S tronic - 150 cv 1968cm3 117g(CO2) 35.590€
2.0 TDI Sport S tronic - 150cv 1968cm3 117g(CO2) 38.090€"



fonte: público, dezembro 2012

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO