Comando do carro electrónico ou mecânico. Qual o melhor?



Actualmente os comandos dos carros já permitem executar inúmeras tarefas para além da básica função de trancar ou destrancar a fechadura. Por exemplo o comando do BMW i8 é um autêntico gadget tecnológico com um pequeno ecrã integrado que permite visualizar, por exemplo, o nível de óleo dos travões ou a carga da bateria interagindo com o computador de bordo do carro. Mas os sistemas mais comuns integram no mesmo comando a chave mecânica e ainda alguns botões que accionam as trancas da fechadura e uma ou outra função adicional.

Longe vão os tempos da simples chave mecânica. Hoje em dia todas as marcas dispõem de sistema de abertura electrónico. Conheça as vantagens e desvantagens de cada sistema. Um simpósio recente organizado pela Usenix divulgou um estudo onde refere que várias viaturas apresentam problemas de segurança nos seus comandos de abertura electrónica. Foram identificadas falhas em viaturas desde 1995 para cá em diversas marcas, nas quais é possível, a partir de técnicas informáticas avançadas, manipular e clonar os respectivos sistemas de segurança.

A grande maioria marcas já disponibiliza sistemas de alarme integrados nas viaturas. Mas se não confia no sistema de alarme que veio de série opte por instalar um sistema diferente de uma marca com créditos firmados no sector da segurança. Marcas como a Cobra garantem bons sistemas e permitem a sua instalação na viatura com um comando de alarme independente da chave do carro. Embora seja menos cómodo, são mais seguros do que integrados na própria chave e explicaremos porquê.

Regras de ouro para prevenir tentativas de intrusão indesejadas

Estacionar o carro à noite em locais bem iluminados, seguros e não isolados é uma regra de ouro mas há mais. Não é aconselhável deixar objectos valiosos à vista no interior do carro. Também é sempre recomendável, após ligar o sistema de alarme, comprovar fisicamente o fecho do trinco das portas visível na haste das portas que recolhe para dentro e o accionamento da luz intermitente de aviso de alarme.

Quando tentar desligar o alarme e verificar que o sistema não funciona à primeira é porque o sinal sonoro do alarme deve ter sido accionado anteriormente fruto de alguma tentativa de furto ou também devido a alguma chuva, vento forte ou ainda trovoada. É sempre importante ter alguns cuidados com o sistema electrónico do comando. Por exemplo se observar estranhos perto do seu carro com ar duvidoso tome precauções.

Se estes suspeitos estiverem com um portátil na mão então, muito provavelmente, é porque pretendem usarem um software especial ficando apenas a aguardar que o dono apareça e accione o comando para poderem piratear as ondas de frequência. A tática é guardar sempre a chave no bolso sem a mostrar e não se dirija para o carro continuando o percurso para que não se apercebam que a viatura é sua.

Caso queira mesmo entrar na viatura certifique-se que o local é seguro e bem iluminado e opte por não usar o comando, dando à chave mecanicamente, evitando, assim, o uso da radiofrequência. Também com uma alternativa ao fecho electrónico tem-se sempre a garantia de que não se está dependente do tempo de vida útil da pilha instalada no comando. Os carros que não dispõem de sistema abertura mecânica têm a vantagem de impossibilitar a tentativa de intrusão tradicional.

Por outro lado estão muito dependentes da electrónica o que, em caso de avaria, pode ser problemático. Também os sistemas de abertura que se accionam sozinhos com a aproximação do comando podem ser mais vulneráveis e, muito provavelmente, são o alvo preferido dos ataques de piratas informáticos.

Mas o comando electrónico da viatura pode ser alvo de clonagem em outras ocasiões que muitos ignoram. Este dispositivo deve ser manuseado apenas pelo seu dono ou por pessoas de confiança. Por exemplo se costuma levar o carro à revisão a uma oficina particular não acreditada, com mão de obra mais barata, não se admire que os funcionários desse estabelecimento tentem clonar o comando sem lhe dizer nada... No entanto se tiver um comando de alarme independente da chave pode sempre optar por deixar na oficina apenas a chave mecânica evitando tentativas de clonagem do comando electrónico.

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