
E, se accionada a função City já conhecida de outros modelos, a direcção torna-se francamente leve e solta (ajudando sobretudo ao estacionamento). Os 69cv do 1.2 ensaiado revelam-se bastantes para fazer face ao trânsito da cidade, mostrando que este Panda é atrevidote o suficiente para se desembaraçar de uma ou outra complicação. No entanto, com um torque de 102 Nm, é vê-lo suar as estopinhas numa qualquer subida mais acentuada. Ainda assim, a caixa, de cinco velocidades, permite dar algum ânimo às prestações (mas as marcas do consumo médio escalam acima dos sete litros).
De qualquer das formas, este não é um carro para fazer gosto ao pé, mas para agradar à carteira, conseguindo um consumo abaixo dos seis litros em circuito urbano - valor ajudado pela melhoria na aerodinâmica e utilização de pneus com baixa resistência ao rolamento, promovendo a poupança de combustível e níveis mais baixos de emissões.
Não estando entre os mais bonitos do seu segmento - a VW com o Up!, por exemplo, consegue encher o olho com um carro pequeno (e arrebatou o título de Carro Mundial do Ano no início de Abril) -, a Fiat trabalhou no sentido de suavizar o aspecto quadradão que lhe é atribuído: chega agora com linhas mais arredondadas, sobretudo na frente redesenhada, marcada por faróis que, alongados, ajudam a formar o desenho do capot. A Fiat chamalhe um estilo "squircle" - "squ" de square (quadrado) e "ircle" de circle (círculo) - mostrando-se disposta a trabalhar o lado estético sem descurar os aspectos funcionais, responsáveis por vendas que ascendem a 6,5 milhões de veículos em três décadas (o primeiro Panda foi lançado em 1980) e que em 2004 lhe valeram o título de Carro Europeu do Ano.
Aliás o Panda lançado em 2004 foi um carro muito bem conseguido, que ainda hoje tem uma estética agradável e clássica, que tem conseguido resistir ao tempo.
A preocupação pelo ADN Panda mantém-se no interior, que beneficia do facto de o carro ter crescido mais de 10cm em comprimento e mais de seis em largura. Números que garantem mais espaço e a certeza de acomodar cinco pessoas - três no banco traseiro sentam-se sem dificuldade, embora não reste milímetro de espaço -, além de permitirem uma interessante capacidade de bagagem (225 litros que podem crescer até aos 870 com os bancos traseiros rebatidos).
No lugar do condutor, o bloco central mostra-se funcional e chega apetrechado com uma série de mais-valias menos usuais num Panda como um volante com comandos multifuncionais.
Os extras trazem porém uma inflação no preço que, num carro pequeno, se quer sobretudo isso mesmo: pequeno - a versão base custa desde 11.000€, pronto a competir com o Up! de cinco portas ou com o Peugeot 107, mas longe de se revelar por aí uma primeira escolha.
O tablier é ainda, de certa forma, algo revivalista, ao integrar um espaço de armação sobre o porta-luvas em concha, tal como acontecia com os primeiros Pandas. No conjunto, é de tal forma evidente o gosto pelo quadrado arredondado que não é fácil decidir se os criativos da Fiat conseguiram um look equilibrado ou se simplesmente caíram no exagero.
Um aviso: é melhor lavar bem as mãos antes de entrar e tocar em qualquer coisa. Os tecidos que forram bancos e estrutura primam pelo bom gosto, mas não se mostram muito amigos da descontração, tal a facilidade com que se sujam - bastam algumas gotas de chuva a entrar ou a sair do carro para o tecido ficar desde logo marcado.
Concorrentes
Volkswagen Up!Peugeot 107
Prós e contras
+ Agilidade nas manobras e condução confortável mesmo em piso pouco "amistoso", interiores espaçosos- Materiais interiores que se sujam com facilidade, equipamento, preço pouco competitivo
Mecânica
Cilindrada: 1242ccPotência: 69cv as 5500 rpm
Binário: 102 Nm as 3000 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 8
Alimentação: Injecção indirecta de gasolina
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de 5 velocidades
Suspensão: Independente, tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores transversais ligados a travessa auxiliar à frente e de rodas interligadas através de eixo de torção, atrás
Direcção: de pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica (Dualdrive com função City)
Travões: Discos, com 257mm, à frente; tambor de 203 mm atrás
Dimensões
Comprimento: 365,3 cmLargura: 164,3 cm
Altura: 155,1 cm
Peso: 940 kg
Pneus: 175/65 R14
Capac. depósito: 37 litros
Capac. mala: 225 litros (260 com bancos deslizantes e 870 com bancos rebatidos)
Prestações
Velocidade máxima: 164 km/hAceleração 0/100 kmlh: 14,2s
Consumo misto: 5,2 litros/100 km
Emissões de CO2: 120 g/km
Preço
12.000€"fonte: Público, junho 2012
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