Volvo V40 (2012)

"Uma explicação: porquê 'a' e não 'o' Volvo V40, quando se trata de um compacto de cinco portas do segmento C premium?
A Volvo optou por classificar no feminino todos os veículos da sua linha V, pelo que, apesar de não ser uma carrinha como a V60 ou a V70, designou o novo modelo como a V40 para não destoar. Com três motorizações, duas a gasóleo e uma a gasolina e dois níveis de equipamento, o lançamento da V40 foi adiado para Setembro, para evitar o pico do período de férias.
As pré-vendas, porém, já começaram e quem fechar contrato até 31 de Agosto terá a oferta do Style Pack (um dos nove pacotes opcionais), que inclui painel de instrumentos digital com três cores de iluminação consoante o modo de condução (Eco, verde; Elegance, âmbar; e Power, vermelho), câmara e sensores de estacionamento traseiros e alavanca de velocidades iluminada, bem como um contrato de manutenção de 4 anos ou 80.000 km. Além disso, os primeiros 100 clientes terão uma experiência de condução no Autódromo do Estoril.

Blocos a gasolina:
T3 de 1596cc e 150cv,
T4 de 1596cc e 180cv,
T4 de 1984cc e 180cv,
T5 de 1984cc e 213cv
T5 de 2497cc e 254cv;

Blocos a gasóleo:
D2 de 1560cc e 115cv,
D3 de 1984cc e 150cv,
D4 de 1984cc e 177cv.

Para Portugal, só virão o T4 de 1596cc e 180cv e os D2 de 115cv e D4 de 177cv. O D2 e T4 são turbocomprimidos com quatro cilindros em linha, o D4 é um turbodiesel de 5 cilindros em linha. Todos os motores vêm acoplados a uma transmissão manual de 6 velocidades; o D4 pode ter uma caixa automática Geartronic de 6 relações que não encarece o preço, mas aumenta os consumos e diminui as performances.

Os consumos e emissões são reduzidos, com destaque para o D2 (que a marca pensa que irá constituir o grosso das vendas): com médias anunciadas de 94 g/km de CO2 e 3,6 L/100 km de gasóleo é uma referência entre os compactos premium.
A V40 usa o chassis do Ford Focus, mas tem novos amortecedores e braços dianteiros da suspensão, para uma condução mais dinâmica e confortável.

Este hatchback, que pretende concorrer com modelos como o Audi A3, o BMW série 1 ou o futuro Mercedes classe A, mede 4369 mm de comprimento, 2041 mm de largura, 1445 mm de altura e tem uma mala de 335 litros. O perfil é dinâmico e tem ombros largos, com a frente inspirada na V60 e a traseira com as linhas inconfundíveis dos modelos da Volvo.
No lançamento, há dois níveis de equipamento, Kinetic e Momentum. Mais tarde, virá um nível superior, Summum. A Volvo sempre esteve na vanguarda no capítulo da segurança e a V40, segundo a marca, é o seu veículo mais seguro de sempre: o Kinetic tem airbags frontais, laterais, de cortina, de joelhos para o condutor e, em estreia mundial, um novo airbag de peões, que, em simultâneo com o levantamento do capot em caso de embate, impede o peão de chocar com o vidro e os pilares frontais. Outro dispositivo de segurança é o City Safety, também ele de série, que agora funciona até 50 km/h (antes 35 km/h) e impede ou reduz o choque com peões, veículos à frente ou outros obstáculos. Com estes e outros elementos de segurança activa e passiva, como a estrutura da carroçaria, o controlo de estabilidade, etc., embora ainda não se saibam os resultados dos testes a que a V40 foi submetida pelo Euro NCAP, não será de espantar que este veículo - qualificado pela Volvo como "inteli-seguro" - alcance a pontuação máxima.

Em termos de conforto e vida a bordo, o nível Kinetic inclui ainda climatizador, porta-luvas refrigerado, volante e punho da alavanca de velocidades em pele, rádio, computador de bordo, jantes em liga leve de 16 polegadas, etc. O Momentum acrescenta, entre outras coisas cruise control, sensor de chuva, comandos áudio no volante e arranque sem chave. O Summum adicionará estofos em pele, faróis bixénon com comutação automática de máximos, luzes de dia em LED e jantes em liga leve de 17 polegadas.
Os nove pacotes opcionais incluem muitos itens de conforto e segurança, como o cruise control activo, parqueamento automático, alerta de ângulo morto e tráfego cruzado (útil quando se sai de marcha atrás de um espaço com pouca visibilidade), informação sobre sinais de trânsito, detector de cansaço do condutor ou alerta por mudança involuntária de faixa.
Mas como em todos os paraísos há sempre uma serpente, sob o fundo duplo da mala desta V40, em vez de um pneu sobressalente, encontramos um nefando "kit de 'reparação' de pneus". As marcas alegam que o seu uso serve para poupar peso, mas o risco bem real de ficar na estrada devido a um simples furo não compensa o argumento."

fonte: Público, junho 2012

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