Novas tecnologias (2012)

"Novas tecnologias electrónicas traduzem-se em mais segurança e conforto para o condutor e passageiros. Mas nem tudo se reveste de importância. Electrónica a mais pode ser prejudicial e nem sempre se traduz numa evolução tecnológica mas antes em pesadelos. Aliás pode significar informação em demasia e gerar confusão ao utilizador quando é ergonomicamente mal distribuída.
Alguns equipamentos são dispensáveis e outros são potenciais focos de despesas em futuras avarias ou manutenções. E há que referir que certos equipamentos, quando funcionam de forma defeituosa, podem por em causa o controlo da viatura por parte do condutor.
Portanto electrónica a mais é um pretexto para visitar a oficina mais vezes. Para além disso podem potenciar focos de distracções durante a condução.

Sensor de ângulo morto

Quando o condutor decide fazer uma manobra de mudança de via o sistema avisa se existe algum veículo no ângulo morto e liga uma luz avisadora no retrovisor exterior. O sistema utiliza sensores no parachoques traseiro que detetam a aproximação de outro veículo atrás ou ao lado. Quando o condutor faz pisca e tenta mudar de direção o sistema avisa-o com uma luz e emite um sinal sonoro.
Um equipamento que alarga a visão natural do condutor e evita acidentes tornando a condução menos stressante.

HUD (Head Up Display)

O Head Up Display consiste num painel que se situa no tablier em frente ao condutor e que projeta informações. Pode também utilizar o vidro do pára-brisas para o fazer.
No caso dos modelos Peugeot o HUD fica escondido dentro de tablier e quando se aciona o motor sai para ficar situado junto à base do pára-brisas em frente aos olhos do condutor. No caso da BMW a projeção é feita no vidro de pára-brisas.
Como equipamento opcional não justifica os valores pedidos porque não acrescenta nada de novo à condução.Toda a informação está disponível no painel de instrumentos.

Travagem de emergência

Desde que circule a uma velocidade baixa, até 30 Km/h, o sistema detecta veículos e obstáculos e aciona o travão, imobilizando o veículo.
Utiliza um sensor de laser instalado no espelho retrovisor interior que controla a via onde o veículo circula. No caso do veículo que segue à nossa frente se imobilizar ou se circular a uma velocidade inferior a 15 Km/h, o sistema actua e imobiliza o veículo.
É um sistema controverso porque tem vontade própria e ainda não está afinado para evitar sustos ao condutor que não conta com esta "ajuda" extra.

Park Assist

Para ajudar a estacionar num local apertado. O sistema consegue determinar se o carro cabe no espaço e pode ainda detectar lugares se circular a menos de 30 Km/h.
Utiliza uma gama de sensores espalhados pelos parachoques e um pequeno processador que calcula toda a informação e envia-a para a direção que assume automaticamente a manobra de estacionamento sem necessidade de qualquer intervenção do condutor.
Os valores deste equipamento opcional variam entre os 400 e os 2000 euros. Para os azelhas ou quem não gosta de estacionar esta pode ser a solução que evita estragos na chapa.

Leitor de sinais

Este sistema faz a leitura dos limites de velocidade na via onde circulamos. Num "display" situado no painel de instrumentos apresenta o limite de velocidade a que podemos circular na via.
O sistema baseia-se numa câmara instalada no retrovisor interior que procura e identifica os sinais de trânsito e cruza a informação com os dados da navegação.
Um sistema que chama atenção para a velocidade da via tem muitas utilidades em matéria de segurança e de economia porque evita excessos e multas desnecessárias.

Assentos com massagem

Por enquanto só podem ser montados nos bancos dianteiros e permitem uma massagem nas costas do condutor e passageiro.
Através de bolsas de ar que se insuflam é possível recriar um ambiente de massagem através de um processador próprio que inclui vários tipos de massagem programados.
É um equipamento caro que custa entre 1700 e 4000 euros, com evidentes diferenças e tipos de funcionamento. Não acrescentam muito à condução. É um capricho de luxo.

Driver Alert

Consegue detetar se o condutor tem sinais de cansaço durante a condução. Por norma, avisa-o a cada duas horas seguidas ao volante e propõe-lhe uma pausa para descanso.
Uma centralina controla o tempo de viagem. Monitoriza também os movimentos do condutor através do volante, analisam os olhos e o ato de pestanejar.
Para quem faz viagens longas este equipamento tem uma vantagem substancial de estar sempre em alerta e a controlar os movimentos do condutor, em especial no período noturno em que o sono ataca.

Controlo electrónico do diferencial

Num veículo de tracção dianteira se uma roda desse eixo começa a patinar o sistema entra em funcionamento e trava a roda ao mesmo tempo que transmite mais força à roda contrária do mesmo eixo, afinando a tracção.
O ESP envia informações se uma das rodas começa a patinar e a confirmar-se de imediato entra em acção o controlo do diferencial que assume a gestão do binário.
Uma ajuda silenciosa que ataca o problema em momentos que podem resultar em dificuldades para o condutor. Se o puder incluir no equipamento do seu carro, não deixe de o fazer.

Detector de saída de faixa

Quando as rodas pisam os riscos contínuos ou descontínuos da faixa de rodagem, o sistema emite um som de aviso e faz vibrar o volante e banco do condutor.
Utiliza pequenas câmaras situadas junto ao espelho retrovisor interior e no pára-choques que fazem a leitura da faixa de rodagem em parceria com uma centralina.
Essential para quem tem tendência para adormecer ao volante e o preço varia entre os 400 e os 2900 euros.

Stop/Start

Dos sistemas mais democratizados pela generalidade das marcas, visto estar associado à diminuição de consumo e de emissões, embora isso também seja mais ilusório e pode desgastar o alternador, a bateria e outros componentes. Sempre que o veículo fica imobilizado e ao ralenti, o sistema desliga o motor. Foi projetado para reduzir os consumos no pára-arranca citadino e nos engarrafamentos. Segundo as marcas em média pode reduzir 15% do consumo em cidade.
A centralina eletrónica envia ao motor a informação para parar de funcionar quando o carro está completamente parado. Para voltar a funcionar basta pisar a embraiagem o tirar o pé do tavão. A bateria e o alternador são reforçados.
Não deixe de testar o sistema porque em algumas marcas é lento a arrancar. Se faz muitos trajetos em cidade aconselhamos à sua escolha. Caso contrário é aborrecido.

Cruise Control Adaptativo

Mantém a velocidade fixada pelo condutor mas é capaz de travar automaticamente no caso de nos aproximarmos de outro veículo mais lento, adaptando a velocidade ao do veículo da frente. Volta a acelerar logo que existam condições.
Com sensores semelhantes aos de estacionamento e um laser que mede a distância e velocidade do veículo da frente, semelhante a um radar de velocidade.
Para quem realiza muitos quilómetros em autoestrada este equipamento é essencial para o conforto e segurança.

Visão noturna

Este equipamento permite ver melnor durante a noite e avisa o condutor da presença de pessoas e animais na estrada, assim como outros obstáculos que as luzes não mostrem.
Existem dois tipos de sistemas. Um com uma câmara de infraverrnelhos (Mercedes) em que o projetor utiliza umas luzes invisíveis para o olho humano. O outro baseia-se numa câmara térmica (BMW) que capta o calor dos corpos.
Este sistema tem interesse para quem conduz habitualmente em estradas secundárias sem iluminação. Por preços que variam entre os 1500 e os 3000 euros não se justifica o investimento para a escassa utilização que tem.

Luzes adaptativas

Este sistema de iluminação que acompanha os movimentos da direcção apontando o foco de luz e controlando a intensidade da iluminação.
Ouando se circula a menos de 40 Km/h e viramos a direção o sistema acende o farol de nevoeiro mais perto do lado para que estamos a virar. Os sistemas mais evoluídos utilizam faróis que se movem no sentido apontado pelo volante. No entanto é preciso recordar que isto não é uma inovação de agora visto que a Citroen foi a primeira marca a utilizar este sistema no famoso DS ou "bôca de sapo".
Tudo o que ajude a melhorar a visibilidade durante a condução noturna deve ser levado em conta."

fonte: guia automóvel, julho 2012

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO