"Oficinas reclamam de seguradoras que não pagam IVA e usam peças sem qualidade. O presidente da Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) criticou a actuação de seguradoras que obrigam oficinas a usarem peças de má qualidade e não aprovam reparações para poderem compensar directamente os lesados sem pagar o IVA.
Em declarações à Lusa, António Teixeira Lopes realçou que a situação só se aplica a determinadas companhias e, sem querer "para já" divulgar quais, explicou: "Algumas seguradoras não aprovam o orçamento da reparação nas oficinas para ressarcirem directamente o lesado e, ao fazerem esse pagamento, não incluem o IVA". "Isto quer dizer", continua o mesmo responsável, "que o cliente vai a outra oficina qualquer, compra peças na sucata e, um dia que tenha um acidente, vê que o carro afinal não tem airbags nem pré-tensores nos cintos de segurança".
Outro "problema nacional" para o qual António Teixeira Lopes diz já ter alertado o Ministério da Finanças é o recurso a peças de qualidade inferior, de marcas brancas, em substituição das de origem. "Algumas seguradoras mandam colocar peças que não têm qualidade nenhuma", assegura o presidente da ARAN. "Algumas companhias têm acordos com fornecedores e obrigam as oficinas a usar materiais deles alegando que têm certificação de qualidade, que não vale nada como qualquer técnico experiente vê ao comparar uma peça com a outra".
"À custa destes estratagemas, diz, "quase um quarto do valor das reparações está a ser metido ao bolso pelas seguradoras" envolvidas nestes procedimentos, com prejuízo "para as oficinas, para os particulares lesados e até para as companhias que agem correctamente"."
fonte: DV, dezembro 2011
Em declarações à Lusa, António Teixeira Lopes realçou que a situação só se aplica a determinadas companhias e, sem querer "para já" divulgar quais, explicou: "Algumas seguradoras não aprovam o orçamento da reparação nas oficinas para ressarcirem directamente o lesado e, ao fazerem esse pagamento, não incluem o IVA". "Isto quer dizer", continua o mesmo responsável, "que o cliente vai a outra oficina qualquer, compra peças na sucata e, um dia que tenha um acidente, vê que o carro afinal não tem airbags nem pré-tensores nos cintos de segurança".
Outro "problema nacional" para o qual António Teixeira Lopes diz já ter alertado o Ministério da Finanças é o recurso a peças de qualidade inferior, de marcas brancas, em substituição das de origem. "Algumas seguradoras mandam colocar peças que não têm qualidade nenhuma", assegura o presidente da ARAN. "Algumas companhias têm acordos com fornecedores e obrigam as oficinas a usar materiais deles alegando que têm certificação de qualidade, que não vale nada como qualquer técnico experiente vê ao comparar uma peça com a outra".
"À custa destes estratagemas, diz, "quase um quarto do valor das reparações está a ser metido ao bolso pelas seguradoras" envolvidas nestes procedimentos, com prejuízo "para as oficinas, para os particulares lesados e até para as companhias que agem correctamente"."
fonte: DV, dezembro 2011
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