"Depois do 3008, a Peugeot colocou o sistema Hybrid4 na gama 508 para criar uma carrinha mais versátil e com vontade de entrar por terrenos mais inóspitos, numa aventura com espírito ecológico.
Seguramente que, desde o lançamento do RCZ, a Peugeot não apresentava nada tão emocionante. Pelo menos a julgar pela reação de quem se cruzava com a 508 RXH. É que não é muito habitual ver tantos pescoços virados ou dedos apontados à passagem quando estamos ao volante de uma carrinha familiar... À imagem do que tinha feito com o 3008 Hybrid4 a Peugeot repetiu a fórmula ao combinar um motor 2.0 HDI de 163 cv com um elétrico de 37 cv (27 cv constantes e 37 em "pico"). A ideia é aproveitar a economia de utilizacão de um Diesel (cerca de 30% menos que um motor equivalente a gasolina) e potenciá-la, especialmente em deslocações urbanas, com o recurso a um motor elétrico. Os resultados estão à vista. Não só as emissões anunciadas caíram para as 107 g/km (130 g/km num 2.0 HDI convencional), como a média ponderada por nós medida ficou-se por uns convincentes 5,2 L/100 Km. Isto é tanto mais extraordinário quando sabemos que a 508 RXH tem quase 1800 Kg de peso e mede 4,82 metros de comprimento. Mais, corn o motor elétrico acoplado ao eixo traseiro a 508 RXH pode ter quatro rodas motrizes sempre que isto se justifique ou seja, esse o desejo do condutor.
Tirando partido desta invulgar característica, a Peugeot aproveitou para alargar a gama 508 com uma versão mais "aventureira". Com o problerna da tração integral resolvido, bastou acrescentar uns centímetros na altura ao solo (para um total de 184 mm) e dar-lhe um look mais consentâneo com as renovadas aptidões fora de estrada.
No interior, o poder de sedução mantêm-se. O cuidado posto nas combinações de cores e texturas e uma lista de equipamento que parece não ter firn, contribuem para o bem estar a bordo.
Também à semelhança do que acontece com o 3008, o RXH recorre a uma caixa robotizada de seis velocidades. Esta continua a ser uma solução de recurso, destinada a evitar o atraso no lançamento dos 3008 e 508 Hybrid4 enquanto a Peugeot não dispõe de uma caixa de dupla embraiagern. Além do referido Sport, o 508 RXH oferece outros três modos de condução distintos: Auto, ZEV e 4wd. O primeiro serve para a esmagadora rnaioria das situações. No modo ZEV (emissões zero), e desde que as baterias tenharn mais de 50% da carga, o arranque é quase sempre elétrico. É nesta capacidade de cumprir vários propósitos que reside o fascínio desta 508 RXH.
- preço, caixa lenta
Tracção: dianteira ou às 4 rodas
Alimentação: Common rail, turbo
Potência do motor combustão: 163cv às 3850 rpm
Motor eléctrico: 37 cv
Potência combinada: 200cv
Binário: 300 Nm às 1750 rpm
Caixa: 6 velocidades robotizada
Velocidade máxima: 213 km/h
Aceleração 0/100 km: 9,2 s
Largura: 1864 mm
Altura: 1525 mm
Peso: 1770 kg
Mala: 423 L
Depósito: 72 L
Extra-urbano: 4 L/100km
Combinado: 4,1 L/100km
Emissões CO2: 107g/km
fonte: guia automóvel, junho 2012
Seguramente que, desde o lançamento do RCZ, a Peugeot não apresentava nada tão emocionante. Pelo menos a julgar pela reação de quem se cruzava com a 508 RXH. É que não é muito habitual ver tantos pescoços virados ou dedos apontados à passagem quando estamos ao volante de uma carrinha familiar... À imagem do que tinha feito com o 3008 Hybrid4 a Peugeot repetiu a fórmula ao combinar um motor 2.0 HDI de 163 cv com um elétrico de 37 cv (27 cv constantes e 37 em "pico"). A ideia é aproveitar a economia de utilizacão de um Diesel (cerca de 30% menos que um motor equivalente a gasolina) e potenciá-la, especialmente em deslocações urbanas, com o recurso a um motor elétrico. Os resultados estão à vista. Não só as emissões anunciadas caíram para as 107 g/km (130 g/km num 2.0 HDI convencional), como a média ponderada por nós medida ficou-se por uns convincentes 5,2 L/100 Km. Isto é tanto mais extraordinário quando sabemos que a 508 RXH tem quase 1800 Kg de peso e mede 4,82 metros de comprimento. Mais, corn o motor elétrico acoplado ao eixo traseiro a 508 RXH pode ter quatro rodas motrizes sempre que isto se justifique ou seja, esse o desejo do condutor.
Tirando partido desta invulgar característica, a Peugeot aproveitou para alargar a gama 508 com uma versão mais "aventureira". Com o problerna da tração integral resolvido, bastou acrescentar uns centímetros na altura ao solo (para um total de 184 mm) e dar-lhe um look mais consentâneo com as renovadas aptidões fora de estrada.
No interior, o poder de sedução mantêm-se. O cuidado posto nas combinações de cores e texturas e uma lista de equipamento que parece não ter firn, contribuem para o bem estar a bordo.
Também à semelhança do que acontece com o 3008, o RXH recorre a uma caixa robotizada de seis velocidades. Esta continua a ser uma solução de recurso, destinada a evitar o atraso no lançamento dos 3008 e 508 Hybrid4 enquanto a Peugeot não dispõe de uma caixa de dupla embraiagern. Além do referido Sport, o 508 RXH oferece outros três modos de condução distintos: Auto, ZEV e 4wd. O primeiro serve para a esmagadora rnaioria das situações. No modo ZEV (emissões zero), e desde que as baterias tenharn mais de 50% da carga, o arranque é quase sempre elétrico. É nesta capacidade de cumprir vários propósitos que reside o fascínio desta 508 RXH.
Prós e contras
+ conforto de marcha, consumos, espaço interior- preço, caixa lenta
Mecânica
Motor combustão: Diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1997cc, 16 válvulasTracção: dianteira ou às 4 rodas
Alimentação: Common rail, turbo
Potência do motor combustão: 163cv às 3850 rpm
Motor eléctrico: 37 cv
Potência combinada: 200cv
Binário: 300 Nm às 1750 rpm
Caixa: 6 velocidades robotizada
Prestações
Relação peso / potência: 8,9 kg/cvVelocidade máxima: 213 km/h
Aceleração 0/100 km: 9,2 s
Dimensões
Comprimento: 4823 mmLargura: 1864 mm
Altura: 1525 mm
Peso: 1770 kg
Mala: 423 L
Depósito: 72 L
Consumos
Urbano: 4,3 L/100kmExtra-urbano: 4 L/100km
Combinado: 4,1 L/100km
Emissões CO2: 107g/km
Preço
43 240 euros"fonte: guia automóvel, junho 2012
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