Audi Q3 2.0 TDI 140cv (2012)

"A primeira pergunta que surge mal se olha para o Q3, o SUV (Sports Utility Vehicle) mais compacto da Audi é: a quem pode interessar este tipo de automóvel, que é como uma versão mais pequena do Q5? A marca alemã apresenta uma resposta oficial, identificando três tipos de clientes: jovens solteiros e urbanos, casais com filhos pequenos; e, por último, casais mais velhos, já com filhos adultos.
A resposta da Audi não remete para um nicho de mercado, mas é um bocado disso que estamos a falar, tratando-se de um automóvel que custa, no mínimo, 40 mil €, sem extras. O Q3 distingue-se pelo bom comportamento dinâmico, embora o espaço interior fique, por exemplo, aquém de outros modelos bem mais baratos, alguns até com opção para sete lugares.
O que pode, pois, convencer alguém a optar por este (e outros) SUV deste tipo é mais o estilo, a imagem, o comportamento dinâmico e a qualidade dos materiais do que propriamente o factor preço.
Comparando as duas versões 2.0 TDI deste Q3: uma com um motor de 140cv, associado a uma caixa manual de seis velocidades; e outra com um motor de 177cv, tracção integral e caixa automática S tronic de sete velocidades.
A diferença entre ambas é de 10 mil €: o Q3 menos potente é vendido a partir dos 40 mil € e o mais potente pode ser adquirido a partir de 50 mil €.
Qual faz mais sentido? Depende da perspectiva. Numa lógica racional, a versão de 140cv é a mais apropriada, porque o motor cumpre perfeitamente as expectativas e a caixa manual é competente. Além de se poupar na hora da compra, os consumos são um pouco mais baixos: nos testes efectuados, o 2.0 de 140cv logrou consumos de 6,5L/100 km.

Mas se as preocupações financeiras forem menores (menos provável, mas não impossível nos tempos que correm), então claramente a versão de 177cv acrescenta outros prazeres à condução, especialmente graças a uma caixa automática notável, capaz de reagir a todos os estímulos do condutor.
A caixa automática tem uma opção de condução desportiva, mas mesmo na versão normal responde muito bem ao tipo de condução do condutor, seja ele mais suave ou mais agressivo. Sem surpresa, os consumos são superiores: sete litros aos 100 km em média, podendo ultrapassar os 10L/100 km em percursos sinuosos percorridos com maior vigor.
Em ambiente citadino, onde logicamente é um carro mais manobrável do que os irmãos maiores Q5 e Q7, o Q3 conta com o sistema startstop, que desliga automaticamente o motor quando se fica parado na fila de trânsito. E assim que se pressiona a embraiagem (ou o travão, no caso da versão com caixa automática), o motor volta a funcionar.

Este SUV compacto, por outro lado, distingue-se por uma posição de condução elevada, que facilita a visibilidade para a estrada. A altura facilita também o acesso dos passageiros.
O mesmo já não se pode dizer da distância em relação ao solo, demasiado curta para grandes aventuras fora de estrada, mesmo sabendo-se que a versão de 177cv conta com tracção integral.
No interior, prevalecem os materiais de qualidade, merecendo apenas reparo o facto de o espaço interior atrás não ser dos mais generosos neste segmento. Outro ponto menos positivo é a já conhecida "praga" dos pneus sobressalentes de tamanho reduzido, que só permitem conduzir a 80 km/h - algo ainda mais inexplicável em automóveis deste valor. A bagageira é razoável, tendo capacidade para 460 litros, algo entre um pequeno e um grande familiar.

Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1968cc
Potência: 140cv às 4200 rpm
Tracção: dianteira
Binário: 320 Nm entre as 1750 e as 2500 rpm
Caixa: manual de seis velocidades

Prestações
Veloc. máxima: 202 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,9s

Consumos
Consumo médio: 5,2 L/100 km
Emissões CO2: 138g/km

Preço
a partir de 40.440€"

fonte: público, agosto 2012

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