Fiat Punto IV 0.9 TwinAir 85cv (2012)

"Com o desconto, o Punto TwinAir torna-se apetecível em tempos de crise. O pequeno motor bicilíndrico responde bem e é parco nos consumos. O Fiat Punto 0.9 TwinAir é a prova que tamanho não é documento. Na relação tamanho/potência, o pequeno propulsor bicilíndrico (875cc) é o mais eficiente dos motores usados na 4ª geração do Punto. Debita 85cv, o suficiente para movimentar com facilidade o utilitário da Fiat e é comedido nos consumos, embora não gaste os 4,2 L/100 km apregoados pela marca.
Fizemos cerca de 6 L/100 km com um motor pouco rodado, pelo que é de prever que a média possa baixar alguma coisa. O preço também é pequeno: desde 11.750€.
Este é o valor para a versão de 3 portas com um desconto de campanha de 3500€ sobre o preço de tabela. O Punto de 5 portas, é 500€ mais caro. O sistema Blue&Me de comunicação e entretenimento (300€) e faróis de nevoeiro com função cornering (150€) são um extra. O certo é que por cerca de 12.000€ é possível adquirir um veículo onde cabem cinco pessoas (ou quatro e uma cadeira de bebé), com uma mala de 275 litros. Sob o fundo da mala, um aspecto positivo, aloja-se um pneu sobresselente.

O pequeno motor, sobrealimentado por um turbo, produz um "ronco" característico, principalmente no arranque e a altas rotações, que não é desagradável e até lhe dá uma certa sonoridade desportiva. Acoplado a uma bem escalonada caixa manual de 6 velocidades com funcionamento suave e eficiente (uma novidade, já que este mesmo motor, no Panda e no Fiat 500, está associado a uma caixa de 5 velocidades), tem um comportamento vivo, com boas recuperações e sem perder força nas subidas. Quem não saiba de antemão, face ao comportamento do carro, pensa que sob o capot se esconde um motor de maiores dimensões.
O sistema Start&Stop de paragem e arranque automáticos do motor e o indicador de mudança de velocidade no painel de instrumentos contribuem também para a redução de consumos. Há ainda a possibilidade de selecionar dois modos de condução: Normal e Eco. Este último, mediante redução do binário para 110 Nm a 2500 rpm, permite, segundo a marca, uma diminuição adicional nos consumos.

No entanto, mais do que na poupança, onde o modo Eco se faz sentir mais é na resposta do motor, muito mais lenta, pelo que mesmo em cidade, onde a Fiat aconselha a utilização em Eco, optou-se por conduzir em modo Normal, pois a perda de vivacidade não compensa a propalada redução no consumo. A suspensão, cómoda em superfícies lisas, não é tão boa a filtrar as irregularidades da estrada. O Fiat Punto TwinAir tem um comportamento estável, mormente em curva, mas o ESP - controlo de estabilidade com assistência ao arranque em subida, por 550€, é uma opção sempre aconselhável. A Fiat, mais uma vez - tal como quando criou o 1.3 Multijet agasóleo, usado não só em modelos da marca italiana, mas também por outros fabricantes -, com este pequeno propulsor bicilíndrico a gasolina continua numa linha da frente em termos de downsizing de motores.

Com preço acessível e consumos razoáveis, esta versão do Punto tem um equipamento de série específico TwinAir: fecho de abertura de portas por comando à distância, punho da alavanca de velocidades e volante (regulável em altura e profundidade) em pele, rádio/CD/MP3 com comandos no volante, computador de bordo, ar condicionado manual, jantes em liga leve de 15 polegadas exclusivas, montantes e suporte dos retrovisores em preto brilhante, spoiler traseiro, mini-saias, revestimento específico dos bancos em tecido Sportex, logótipo TwinAir em diversos locais do veículo, etc.
Para além do equipamento de série, a lista de opcionais inclui alguns elementos em que poderá valer a pena investir, como o já referido ESP, os sensores de estacionamento (300€), de chuva (150€), o programador regulador de velocidade (200€), airbags de cortina (300€), sistema de navegação TomTom (384€), climatizador (300€), monitorização da pressão dos pneus (250€) ou o tecto de abrir eléctrico (1000€).
Assim, parte do que se poupa com o desconto de campanha pode ser empregue para equipar um pouco melhor este simpático utilitário.

O som do motor bicilíndrico assemelha-se um pouco ao das scooters. Em altos regimes torna-se bastante ruidoso.

Mecânica
Motor: Gasolina, dianteiro, 2 cilindros, 8v, 875cc
Tracção: dianteira
Alimentação: tecnologia TwinAir com turbo
Potência: 85cv às 5500 rpm
Caixa: manual de 6 velocidades

Prestações
Velocidade máxima: 172 km/h
Aceleração 0/100 km/h: 12,7s

Consumos
Consumo médio: 4,2 L/100 km
Emissões CO2: 98 g/km

Preço
desde 11.750€"

fonte: público, agosto 2012

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO