"O acesso ao SUV de luxo da Mercedes faz-se através de um bloco mais eficiente em termos ecológicos. Só que as vantagens ambientais deixam em aberto a opção por um V6 mais refinado e com mais músculo. A Mercedes renovou o ML, o seu SUV (Sport Utility Vehicle) de luxo, actualizando a estética e as motorizações, que passaram a consumir menos combustível (até 28%). Mas o motor de acesso à classe, de quatro cilindros, com 204cv, mostra-se mais áspero e ruidoso do que seria de esperar num modelo deste nível com preços acima dos 73.550€.
A terceira geração do classe M - é assim que o construtor alemão designa o seu modelo, apesar de comercialmente ter de lhe acrescentar um L por causa do registo da primeira consoante como atributo desportivo das suas séries por um concorrente - está mais atraente. As linhas vincadas conciliam uma aparência mais robusta com melhores valores de coeficiente aerodinâmico. Para tanto contribuem o novo desenho do pára-choques dianteiro, o spoiler do tejadilho, as saídas de ar nas cavas das rodas dianteiras e o formato dos retrovisores exteriores. Os grupos ópticos possuem luzes diurnas e de travão em tecnologia LED.
No interior, a qualidade dos materiais e da montagem continua num patamar superior. A instrumentação apresenta-se intuitiva. A mudança de posição da haste do cruise control, apesar da sua manutenção na coluna de direcção, tal como o selector da caixa no lado oposto, minimiza o eventual conflito com o comando dos indicadores de mudança de direcção.
A motorização de entrada beneficiou de um emagrecimento em termos de capacidade, passando de um seis cilindros (em V) de 3.0 litros para um quatro cilindros (em linha) de 2.2 litros. A potência manteve-se nos 204cv, assim como o binário máximo de 500 Nm. Os ganhos reflectem-se nos consumos - baixaram de uma média homologada de 9,1 L/100 km para 6,5 - e as emissões cumprem agora a norma europeia EU6 (em vez da anterior EU5). A transmissão automática de sete velocidades 7G-Tronic Plus também ajuda na poupança. Mas existem
outras medidas no pacote de eficiência ecológica BlueEfficiency, tal como a função eco Start/Stop e a direcção assistida eléctrica.
Ao volante, o novo bloco 250 BlueTec, revela vigor desde baixos regimes, mas as recuperações requerem mais trabalho da caixa de velocidades. No entanto, o funcionamento do motor de quatro cilindros revela alguma aspereza, desde logo ao ralenti, e o ruído sobe na proporção com que se esmaga o pedal do acelerador. Será o preço a pagar por um desempenho mais desportivo, mas que se atenua com uma utilização comedida em estrada aberta.
A tracção integral permanente 4 Matic assegura um comportamento dinâmico eficiente, por caminhos fora do asfalto. As funções do assistente de arranque Hold, do ABS Offroad (para superfícies com reduzida aderência) e do controlo de velocidade em descida ajudam a transpor obstáculos inesperados. Já para abordar trajectos mais trialeiros serão necessários o pack On & Offroad (2750€), com seis modos de ajuste da transmissão; a suspensão pneumática Airmatic (2500€), com controlo automático de altura, e o sistema de navegação Comand Online (3350€), com ecrã TFT a cores de alta resolução, que permite visualizar o desempenho fora de estrada. Dotado destes equipamentos opcionais, o ML mostra-se à altura para enfrentar percursos que, à partida, se julgaria estarem-lhe vedados.
Em termos de segurança nada falta. Para os ocupantes, com sete airbags (mais dois em opção), ou para os peões, protegidos pelo capot activo em caso de embate. Os sistemas de alerta de cansaço do condutor (Attention Assist) e de estacionamento activo são outras mordomias de série. Mas a lista de extras é extensa como demonstra a unidade ensaiada que, além dos equipamentos mencionados, possuía ainda o pack de assistência de faixa de rodagem (1050€), pintura metalizada (1200€), estribos laterais em alumínio (600€) e pack de espelhos (700€). O que fazia subir a factura final para os 88.716€. Pouco mais do que o preço base do ML 350 (87.000€), dotado de um mais suave e musculado V6 ...
- Motor áspero e algo ruidoso, redutoras só em opção, preço, classe 2 nas portagens
Potência: 204cv às 4200 rpm
Binário: 500 Nm às 1600-1800 rpm
Alimentação: injecção directa por conduta comum, biturbo, intercooler
Tracção: integral permanente
Caixa: automática, de 7 velocidades
Largura: 192,6 cm
Altura: 178,8 cm
Peso: 2150 kg
Pneus: 225 55 R18
Capac. depósito: 70 litros
Capac. mala: 690 litros
Aceleração de 0-100 km/h: 9s
Emissões CO2: 158 g/km
fonte: público, agosto 2012
A terceira geração do classe M - é assim que o construtor alemão designa o seu modelo, apesar de comercialmente ter de lhe acrescentar um L por causa do registo da primeira consoante como atributo desportivo das suas séries por um concorrente - está mais atraente. As linhas vincadas conciliam uma aparência mais robusta com melhores valores de coeficiente aerodinâmico. Para tanto contribuem o novo desenho do pára-choques dianteiro, o spoiler do tejadilho, as saídas de ar nas cavas das rodas dianteiras e o formato dos retrovisores exteriores. Os grupos ópticos possuem luzes diurnas e de travão em tecnologia LED.
No interior, a qualidade dos materiais e da montagem continua num patamar superior. A instrumentação apresenta-se intuitiva. A mudança de posição da haste do cruise control, apesar da sua manutenção na coluna de direcção, tal como o selector da caixa no lado oposto, minimiza o eventual conflito com o comando dos indicadores de mudança de direcção.
A motorização de entrada beneficiou de um emagrecimento em termos de capacidade, passando de um seis cilindros (em V) de 3.0 litros para um quatro cilindros (em linha) de 2.2 litros. A potência manteve-se nos 204cv, assim como o binário máximo de 500 Nm. Os ganhos reflectem-se nos consumos - baixaram de uma média homologada de 9,1 L/100 km para 6,5 - e as emissões cumprem agora a norma europeia EU6 (em vez da anterior EU5). A transmissão automática de sete velocidades 7G-Tronic Plus também ajuda na poupança. Mas existem
outras medidas no pacote de eficiência ecológica BlueEfficiency, tal como a função eco Start/Stop e a direcção assistida eléctrica.
Ao volante, o novo bloco 250 BlueTec, revela vigor desde baixos regimes, mas as recuperações requerem mais trabalho da caixa de velocidades. No entanto, o funcionamento do motor de quatro cilindros revela alguma aspereza, desde logo ao ralenti, e o ruído sobe na proporção com que se esmaga o pedal do acelerador. Será o preço a pagar por um desempenho mais desportivo, mas que se atenua com uma utilização comedida em estrada aberta.
A tracção integral permanente 4 Matic assegura um comportamento dinâmico eficiente, por caminhos fora do asfalto. As funções do assistente de arranque Hold, do ABS Offroad (para superfícies com reduzida aderência) e do controlo de velocidade em descida ajudam a transpor obstáculos inesperados. Já para abordar trajectos mais trialeiros serão necessários o pack On & Offroad (2750€), com seis modos de ajuste da transmissão; a suspensão pneumática Airmatic (2500€), com controlo automático de altura, e o sistema de navegação Comand Online (3350€), com ecrã TFT a cores de alta resolução, que permite visualizar o desempenho fora de estrada. Dotado destes equipamentos opcionais, o ML mostra-se à altura para enfrentar percursos que, à partida, se julgaria estarem-lhe vedados.
Em termos de segurança nada falta. Para os ocupantes, com sete airbags (mais dois em opção), ou para os peões, protegidos pelo capot activo em caso de embate. Os sistemas de alerta de cansaço do condutor (Attention Assist) e de estacionamento activo são outras mordomias de série. Mas a lista de extras é extensa como demonstra a unidade ensaiada que, além dos equipamentos mencionados, possuía ainda o pack de assistência de faixa de rodagem (1050€), pintura metalizada (1200€), estribos laterais em alumínio (600€) e pack de espelhos (700€). O que fazia subir a factura final para os 88.716€. Pouco mais do que o preço base do ML 350 (87.000€), dotado de um mais suave e musculado V6 ...
Prós e contras
+ Estética actualizada, consumos, dinâmica, capacidades todo-o-terreno- Motor áspero e algo ruidoso, redutoras só em opção, preço, classe 2 nas portagens
Mecânica
Motor: Gasóleo, dianteiro, 2149cc, 4 cilindros em linha, 16 válvulasPotência: 204cv às 4200 rpm
Binário: 500 Nm às 1600-1800 rpm
Alimentação: injecção directa por conduta comum, biturbo, intercooler
Tracção: integral permanente
Caixa: automática, de 7 velocidades
Dimensões
Comprimento: 480,4 cmLargura: 192,6 cm
Altura: 178,8 cm
Peso: 2150 kg
Pneus: 225 55 R18
Capac. depósito: 70 litros
Capac. mala: 690 litros
Prestações
Velocidade máxima: 210 km/hAceleração de 0-100 km/h: 9s
Consumos
Consumo misto: 6,5 L/100 kmEmissões CO2: 158 g/km
Preço
Desde 73.550€"fonte: público, agosto 2012
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