
A terceira geração do classe M - é assim que o construtor alemão designa o seu modelo, apesar de comercialmente ter de lhe acrescentar um L por causa do registo da primeira consoante como atributo desportivo das suas séries por um concorrente - está mais atraente. As linhas vincadas conciliam uma aparência mais robusta com melhores valores de coeficiente aerodinâmico. Para tanto contribuem o novo desenho do pára-choques dianteiro, o spoiler do tejadilho, as saídas de ar nas cavas das rodas dianteiras e o formato dos retrovisores exteriores. Os grupos ópticos possuem luzes diurnas e de travão em tecnologia LED.
No interior, a qualidade dos materiais e da montagem continua num patamar superior. A instrumentação apresenta-se intuitiva. A mudança de posição da haste do cruise control, apesar da sua manutenção na coluna de direcção, tal como o selector da caixa no lado oposto, minimiza o eventual conflito com o comando dos indicadores de mudança de direcção.
A motorização de entrada beneficiou de um emagrecimento em termos de capacidade, passando de um seis cilindros (em V) de 3.0 litros para um quatro cilindros (em linha) de 2.2 litros. A potência manteve-se nos 204cv, assim como o binário máximo de 500 Nm. Os ganhos reflectem-se nos consumos - baixaram de uma média homologada de 9,1 L/100 km para 6,5 - e as emissões cumprem agora a norma europeia EU6 (em vez da anterior EU5). A transmissão automática de sete velocidades 7G-Tronic Plus também ajuda na poupança. Mas existem
outras medidas no pacote de eficiência ecológica BlueEfficiency, tal como a função eco Start/Stop e a direcção assistida eléctrica.
Ao volante, o novo bloco 250 BlueTec, revela vigor desde baixos regimes, mas as recuperações requerem mais trabalho da caixa de velocidades. No entanto, o funcionamento do motor de quatro cilindros revela alguma aspereza, desde logo ao ralenti, e o ruído sobe na proporção com que se esmaga o pedal do acelerador. Será o preço a pagar por um desempenho mais desportivo, mas que se atenua com uma utilização comedida em estrada aberta.


Prós e contras
+ Estética actualizada, consumos, dinâmica, capacidades todo-o-terreno- Motor áspero e algo ruidoso, redutoras só em opção, preço, classe 2 nas portagens
Mecânica
Motor: Gasóleo, dianteiro, 2149cc, 4 cilindros em linha, 16 válvulasPotência: 204cv às 4200 rpm
Binário: 500 Nm às 1600-1800 rpm
Alimentação: injecção directa por conduta comum, biturbo, intercooler
Tracção: integral permanente
Caixa: automática, de 7 velocidades
Dimensões
Comprimento: 480,4 cmLargura: 192,6 cm
Altura: 178,8 cm
Peso: 2150 kg
Pneus: 225 55 R18
Capac. depósito: 70 litros
Capac. mala: 690 litros
Prestações
Velocidade máxima: 210 km/hAceleração de 0-100 km/h: 9s
Consumos
Consumo misto: 6,5 L/100 kmEmissões CO2: 158 g/km
Preço
Desde 73.550€"fonte: público, agosto 2012
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