A Volvo é uma marca que aposta muito em sistemas de segurança como factor diferenciador da concorrência. Não é apenas discurso de marketing. A marca sueca apresentou um novo sistema de auto-travagem aos jornalistas bem como um novo airbag para peões. Estes sistemas podem até tornar-se um bocado cansativos bastando, para isso, desligar no botão. De facto é uma ajuda preciosa que pode salvar vidas, principalmente a dos peões. Graças a uma câmara e a sensores colocados no pára-brisas, este carro pode travar sozinho se detectar um volume na estrada, avisa o condutor se se aproximar demais do carro em frente, comunica a presença de objectos em ângulo morto, sinaliza a mudança de faixa se não se fizer pisca - apropriado para os condutores portugueses que têm muita preguiça em usá-lo. Quanto ao airbag para peões, este é colocado abaixo do capot, cobre o vidro dianteiro em caso de atropelamento, o que contribuirá para amparar o impacto do peão no carro - apesar de o primeiro contacto ser susceptível de lesionar as pernas, é a colisão do tronco e da cabeça com o veículo, num segundo momento, que ceifa mais vidas.
De facto é isso mesmo, o carro "pode" travar. Mas segundo este teste o que se verificou é que o carro não travou. Entre o poder e o dever há uma diferença. Como se pode ver pelo vídeo, de facto é preciso que o sistema se torne verdadeiramente eficaz para ser implementado noutros modelos, senão é mais uma despesa absurda que encarece o preço do veículo. Aliás estes sistemas da Volvo são pagos à parte. Neste teste, tanto o novo airbag para peões como o sistema automático de travagem não funcionaram. E, mais grave do que isso, é que parece que o airbag do condutor não foi accionado. A única coisa que foi accionada foi o desnecessário ... limpa pára brisas. Portanto, em vez de se investir em novas tecnologias é fundamental garantir que as antigas dêm sinais de vida. Descorar o bom funcionamento de sistemas já amplamente conhecidos em troca de novas tecnologias não faz sentido. Principalmente quando essa procura mais parece uma obsessão ou uma forma da Volvo tentar diferenciar-se em relação às outras marcas. Mas de que adianta ter novas tecnologias quando o "velho" airbag não funciona?


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1 comentário:
O pisca automático não tem qualquer utilidade, pois a função do pisca é sinalizar antecipadamente uma manobra, e não a meio da manobra. Exemplo: o condutor pára num cruzamento com intenção de virar à esquerda e não sinaliza a manobra não informando os outros condutores. Inicia a marcha e o pisca acende-se a meio da manobra...o que acrescenta este gadget à segurança?