BMW M550d (2012)

"O carro é uma novidade, mas não traz nada de novo. Mas, neste caso, subsiste uma dúvida: resiste esta tradição de excelência da BMW dos seu modelos M ao "pecado" de adoptar uma motorização diesel?
A dúvida faz hoje bem menos sentido do que há uns anos. O progresso tecnológico dos propulsores turbodiesel, tanto a nível de performance como de suavidade, coloca-os hoje claramente a par dos motores a gasolina em quase todos os itens e até lhes dá vantagem em alguns. Mas continua a imperar a lógica de que carácter desportivo e diesel não são palavras para usar na mesma frase.
Essa era acabou. Já havia outros exemplos, mas agora estilhaçou-se toda e qualquer dúvida. O BMW M550d é um BMW M e pronto. A começar pelo preço: qualquer coisa como 107.000€...com a única vantagem de a lista de extras não existir - já vem tudo de origem. E "tudo" quer dizer coisas como bancos dianteiros desportivos aquecidos, adaptative drive, surround vim (com câmaras em todas as quatro direcções), headup display (projecção de informações de condução no pára-brisas), sistema de navegação profissional, Internet, sistema de som profissional. E um vasto etc.

A grande vantagem destes modelos "dopados" é que são, na base, uma berlina. E as berlinas, por definição, são confortáveis, fáceis de conduzir, práticas, universais. Podem responder às expectativas tanto do condutor que procura adrenalina e gozo pessoal como daqueles que só querem ir de um lugar para outro sem emoções fortes. Neste particular, o motor de três litros e 381cv consegue até mostrar-se mais suave do que o "monstro" de 560cv do M5 a gasolina - até por dispor da ajuda da tracção integral, em vez de apenas traseira ...
É claro que a diferença de potência é enorme. Mas só mesmo no papel. Ou no caso - altamente improvável - de nos vermos a competir num circuito ... Porque, na estrada, convenhamos, 560 ou 381cv são sempre qualquer coisa muito para lá do que é utilizável. A única altura em que podemos notar alguma diferença é no arranque: enquanto o M5 chega aos 100 km/h em 4,4s, o M550d demora 4,7s...

Como dispomos da excelente caixa automática de oito velocidades e de uma mecânica quase irrepreensível (a falta de uma sensação de travagem mais acutilante e uma direcção mais comunicativa serão os únicos pontos a ressalvar), as sensações ao volante mostram-se excelentes. Para mais, a possibilidade de regular as relações de caixa, compromissos da suspensão, acutilância da direcção e parâmetros das ajudas electrónicas em três níveis (Comfort, Sport e Sport Plus) multiplica os cenários de óptima utilização do carro.
Outra vantagem para os que não gostam de dar nas vistas é o visual algo discreto desta versão. Não engana os olhares mais atentos (com jantes de 19 polegadas e pneus traseiros 275/35, spoiler traseiro e dupla saída de escape), mas o ar geral é de uma civilizada berlina, distinta e elegante, mas também prática. E, não nos esqueçamos, bem mais económica do que o seu "guloso" irmão a gasolina, apesar de o brutal binário de 740 Nm ser superior (ter três turbos também ajuda).




Mecânica
Motor: diesel, dianteiro, 6 cilindros, 2993cc
Tracção: integral
Alimentação: injecção directa com turbo
Potência: 381cv entre as 4000 e as 4400rpm
Binário: 740 Nm entre as 2000 e as 3000rpm
Caixa: automática de oito velocidades (comando sequencial e patilhas no volante)

Prestações
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada electronicamente)
Aceleração 0 - 100 km/h: 4,4s

Consumos
Consumo misto: 6,3 L/100 km
Emissões CO2: 165g/km

Preço
107.000€"

fonte: público, agosto 2012

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