14 MARÇO 2025, 5:03 PM


Hyundai i20 1.2 MPI 85cv Style (2012)

"Um carro sul-coreano bonito? Sim, é verdade: o Hyundai i20 tem um visual atractivo e está bem equipado, com os acabamentos a revelar cuidado. Apesar disso, continua a ter um preço acessível. Só os consumos é que estão longe dos anunciados.
Longe vão os tempos em que os automóveis sul-coreanos se caracterizavam por um design questionável, acabamentos baratuchos e uma mecânica ultrapassada. O renovado Hyundai 20, mantendo um preço concorrencial, revela cuidado no design e nos acabamentos e está bem equipado, nomeadamente no capítulo da segurança - em 2009, o modelo obteve o máximo de 5 estrelas nos testes do Euro NCAP. Este utilitário de 5 portas e outros tantos lugares, mesmo na versão de entrada, que custa 12.500€ com o motor 1.2, a gasolina, de 85cv já dispõe de computador de bordo, rádio/CD, ar condicionado e porta-luvas refrigerado, entre outras coisas. A versão Style inclui dispositivos que costumam estar reservados a veículos de segmentos superiores ou premium do segmento do i20.

Outro aspecto positivo é o preço anunciado ser o real e haver poucas opções para lhe encarecer o custo, ao contrário de marcas em que, para se ter um exemplar com equipamento adequado, é preciso despender mais alguns milhares de euros. O único extra do veículo que ensaiámos era a pintura metalizada (320€), estratagema usado por todas as marcas para lucrar mais alguns euros. Resta apenas mais outra opção - o tecto de abrir eléctrico (500€).
Produzido para o mercado europeu na Turquia e na Índia, o i20 já tinha sido desenhado originalmente no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai, situado em Russelsheim (Alemanha), com estilo ao gosto europeu e teve a sua estética melhorada por esse mesmo centro, de acordo com a nova linguagem de estilo da marca -fluidic sculpture.

E é essa fluidez de linhas que ressalta da silhueta do carro e se prolonga pelo interior. Capot, grelha, pára-choques, grupos Ópticos e jantes tiveram o seu desenho actualizado. Na frente, destacam-se as luzes de dia em LED e em formato de boomerangue, que emolduram as ópticas. O renovado Hyundai também ficou 55 mm mais comprido do que a versão de 2009. O interior obedece ao mesmo conceito de design e verifica-se uma melhoria dos materiais e dos acabamentos. No que se refere a motorizações, a oferta foi melhorada e simplificada, dispondo agora o i20 de um motor 1.1 CRDi tricilíndrico, a gasóleo, com 75cv e o 1.2 MPI, a gasolina. Com este propulsor, o carro é ágil no arranque e nas recuperações, não sendo difícil efectuar ultrapassagens. A brecagem também é boa e ressalta a facilidade de condução que faz com que nos sintamos à vontade desde os primeiros instantes em que nos sentamos ao volante.

Assim, não perdendo as suas características de meio de utilitário, o i20 não deixa de dar um certo gozo a conduzir. Não se espere, porém, performances excepcionais - embora seja estável e curve bem, quando a estrada empina requer algum trabalho sobre a caixa manual de 5 velocidades. Esta é precisa nas cinco mudanças, mas por vezes torna-se difícil engatar a marcha atrás. O ponto mais negativo prende-se com o consumo. Com uma média anunciada de 4,9 L/100 km, a realidade é bem distinta. Numa condução comedida, com boa parte do percurso em estrada e auto-estrada e sem se ter experimentado engarrafamentos, a média obtida foi 6,8 L/100 km. De referir que, apesar de dispor de indicador de mudança de velocidade, o Hyundai i20, na versão a gasolina, não dispõe de sistemas de paragem e arranque automáticos do motor e recuperação da energia de travagem, algo que já se vai tornando comum mesmo em carros do segmento do i20. Como todos os outros Hyundai, este oferece 5 anos de garantia integral, assistência em viagem e oferta de check-up anual gratuito à viatura.

Prós e contras
+ Design, guiabilidade e relação preço/equipamento
- Consumos, ausência de sistema de paragem e arranque automáticos do motor, marcha-atrás por vezes renitente

Mecânica
Motor: Gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1248cc, 16 válvulas
Tracção: dianteira
Alimentação: lnjecçãoo electrónica multiponto
Potência: 85cv às 6000 rpm
Binário: 121 Nm às 4000 rpm
Caixa: Manual de 5 velocidades

Dimensões
Comprimento: 3995 mm
Largura: 1710 mm
Altura: 1490 mm
Peso: 1158 kg
Mala: 295 L
Depósito: 45 L

Prestações
Velocidade máxima: 168 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 12,7 s

Consumos
Combinado: 4,9 L/100km
Emissões CO2: 114 g/km

Preço
a partir de 15 500 euros"



fonte: público, setembro 2012

1 comentário:

Anónimo

Bom dia por favor pode me dizer o preço do i20 urgente?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO