
Longe vão os tempos em que os automóveis sul-coreanos se caracterizavam por um design questionável, acabamentos baratuchos e uma mecânica ultrapassada. O renovado Hyundai 20, mantendo um preço concorrencial, revela cuidado no design e nos acabamentos e está bem equipado, nomeadamente no capítulo da segurança - em 2009, o modelo obteve o máximo de 5 estrelas nos testes do Euro NCAP. Este utilitário de 5 portas e outros tantos lugares, mesmo na versão de entrada, que custa 12.500€ com o motor 1.2, a gasolina, de 85cv já dispõe de computador de bordo, rádio/CD, ar condicionado e porta-luvas refrigerado, entre outras coisas. A versão Style inclui dispositivos que costumam estar reservados a veículos de segmentos superiores ou premium do segmento do i20.

Produzido para o mercado europeu na Turquia e na Índia, o i20 já tinha sido desenhado originalmente no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai, situado em Russelsheim (Alemanha), com estilo ao gosto europeu e teve a sua estética melhorada por esse mesmo centro, de acordo com a nova linguagem de estilo da marca -fluidic sculpture.
E é essa fluidez de linhas que ressalta da silhueta do carro e se prolonga pelo interior. Capot, grelha, pára-choques, grupos Ópticos e jantes tiveram o seu desenho actualizado. Na frente, destacam-se as luzes de dia em LED e em formato de boomerangue, que emolduram as ópticas. O renovado Hyundai também ficou 55 mm mais comprido do que a versão de 2009. O interior obedece ao mesmo conceito de design e verifica-se uma melhoria dos materiais e dos acabamentos. No que se refere a motorizações, a oferta foi melhorada e simplificada, dispondo agora o i20 de um motor 1.1 CRDi tricilíndrico, a gasóleo, com 75cv e o 1.2 MPI, a gasolina. Com este propulsor, o carro é ágil no arranque e nas recuperações, não sendo difícil efectuar ultrapassagens. A brecagem também é boa e ressalta a facilidade de condução que faz com que nos sintamos à vontade desde os primeiros instantes em que nos sentamos ao volante.

Prós e contras
+ Design, guiabilidade e relação preço/equipamento- Consumos, ausência de sistema de paragem e arranque automáticos do motor, marcha-atrás por vezes renitente
Mecânica
Motor: Gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1248cc, 16 válvulasTracção: dianteira
Alimentação: lnjecçãoo electrónica multiponto
Potência: 85cv às 6000 rpm
Binário: 121 Nm às 4000 rpm
Caixa: Manual de 5 velocidades
Dimensões
Comprimento: 3995 mmLargura: 1710 mm
Altura: 1490 mm
Peso: 1158 kg
Mala: 295 L
Depósito: 45 L
Prestações
Velocidade máxima: 168 km/hAceleração 0-100 km/h: 12,7 s
Consumos
Combinado: 4,9 L/100kmEmissões CO2: 114 g/km
Preço
a partir de 15 500 euros"fonte: público, setembro 2012
1 comentário:
Bom dia por favor pode me dizer o preço do i20 urgente?