16 MARÇO 2025, 3:28 AM


Mercedes-Benz CLS Shooting Brake (2012)



"Para os que apreciam as funcionalidades de uma carrinha mas querem um visual diferente, a Mercedes "esticou" o seu coupé CLS, criando um novo formato de carroçaria que manteve a elegância do CLS original, acrescentando espaço. Shooting brake ou Shooting break era o nome dado no início do séc. XIX, na Grã-Bretanha, a uma carruagem que transportava caçadores com o seu equipamento, cães e caça. No século XX, em especial nos anos 60 e 70, o termo passou a aplicar-se a veículos motorizados que combinavam as características de um coupé com um compartimento de carga e um portão traseiro maiores, e até como sinónimo de carrinha. Esta designação foi agora repescada pela Mercedes para um novo modelo derivado do CLS, actualmente na sua segunda geração e que, na primeira, não teve direito a uma carroçaria carrinha.

A CLS Shooting Break já está à venda em Portugal, basicamente com três motorizações: 350 Blue Efficiency (BE) dotado de um motor V6, a gasolina, de 3498cc e 306cv de potência, 250 BE CDI, a gasóleo, de 2143cc e 204cv e 350 BE CDI V6, a gasóleo, de 2987cc e 265cv. Para além destas motorizações, por encomenda estão ainda disponíveis dois propulsores mais potentes, ambos a gasolina: 500 BE com 4633cc e 408cv (tanto com tracção traseira como com o sistema de tracção integral da Mercedes 4Matic) e o superdesportivo 63 AMG, com 5461cc, que debita uns impressionantes 557cv e tem 800 Nm de binário máximo logo às 2000 rotações.
Mas é óbvio que, tendo em vista as especificidades do mercado português, as motorizações mais vendidas serão a 250 CDI, logo seguida da 350 CDI. Em termos de funcionamento, a 350 CDI é mais suave, com o seu motor V6, a contrapor aos 4 cilindros em linha da 250CD1, mas as diferenças não serão muito significativas, pelo que o propulsor menos potente é perfeitamente adequado para deslocar sem quaisquer dificuldades os 1800 kg (1955 kg no caso da 350 CDI) deste veículo com 4,95m de comprimento, 1,88m de largura e 1,41m de altura.



Onde as coisas se alteram radicalmente é no caso do 63 AMG, um verdadeiro animal feroz desde o arranque, com 4,3s de aceleração dos 0 aos 100 km/h face aos 7,8s do 250 CDI, este um confortável estradista, que, sem abdicar de um certo cunho desportivo, é muito mais pacato no seu comportamento e nos consumos.
De referir que todos os CLS Shooting Brake dispõem de uma muito eficiente caixa automática de 7 relações e de sistema Start & Stop de paragem e arranque automáticos do motor. Todos têm tracção traseira, à excepção do 350 CDI, a gasóleo, e do 500 a gasolina, que podem ter tração integral 4 Matic.
Em termos de motores e mecânica, não há grandes diferenças entre a CLS Shooting Brake e o CLS normal. A principal é o facto de o Shooting Brake dispor de série de suspensão traseira pneumática autonivelante, por ser um veículo susceptível de transportar cargas mais pesadas. Já no interior, o CLS Shooting Brake tem mais 8cm de altura livre ao tecto e 4cm de largura do que o CLS, podendo transportar 5 pessoas. A mala tem 590 litros de capacidade (mais 70 litros do que o coupé), que, com os bancos traseiros rebatidos pode chegar aos 1550 litros. O portão traseiro tem abertura automática.

Esta carroçaria representa um compromisso entre um coupé e uma carrinha. Devido ao seu formato mergulhante de coupé, não é tão funcional como, por exemplo, uma carrinha classe E, que tem uma mala com 695 litros e abertura de formas mais regulares, um interior mais espaçoso e de acesso mais cómodo devido à maior dimensão das portas e à maior altura da carroçaria.
Em compensação, o CLS Shooting Brake tem linhas mais inovadoras e arrojadas, que lhe conferem um visual simultaneamente elegante e desportivo: é um veículo de formato diferente, que se distingue dos outros e chama a atenção pelo seu design, devido à menor altura e à sua silhueta mais esguia, semelhante à do CLS, em especial na dianteira. Por isso mesmo tem um bom coeficiente aerodinâmico - CD 0,29.
Outro factor que contribui para reduzir os consumos do CLS Shooting Brake é o facto de as portas, portão da mala, capot e algumas partes do chassis serem em alumínio, com a consequente diminuição do peso.
Para realçar o carácter exclusivo deste modelo, o fundo da bagageira pode ser em madeira de cerejeira americana com inserções de carvalho negro e rails em alumínio. Outras opções para personalizar esta combinação de carrinha e coupé premium são o Pack Desportivo Exterior, o Pack Exclusive e o Pack Edition 1.
Este veículo tem nove airbags (frontais, de joelhos do condutor, de cortina e laterais dianteiros e traseiros) e encostos de cabeça activos nos bancos da frente. Tal como o CLS, a Shooting Brake também oferece em opção um sistema de iluminação de alta performance em LED e, de série ou em opção, mais de uma dúzia de sistemas auxiliares de condução."

350 BE 3.5 V6 (306cv) - gasolina - vel.máx. 250 km/h - cons. médio 7,3 L/100 km - emissões CO2 169 g/km - preço €88.400
500 BE 4.6 V8 (408cv) - gasolina - vel. máx. 250 km/h - cons. médio 9,2 L/100 km - emissões CO2 214 g/km - preço €122.000
63 AMG 5.5 V8 (525cv) - gasolina - vel. máx. 250 km/h - cons. médio 10,1 L/100 km - emissões CO2 235 g/km - preço €164.650
250 CDI BE 2.2 (204cv) - gasóleo - vel. máx. 235 km/h - cons. médio 5,3 L/100 km - emissões CO2 139 g/km - preço €74.250
350 CDI BE 3.0 V6 (265cv) - gasóleo - vel. máx. 250 km/h - cons. médio 6.0 L/100 km - emissões CO2 159 g/km - preço €88.400



fonte: público, setembro 2012

2 comentários:

Anónimo

I like the valuable information you supply
on your articles. I'll bookmark your weblog and take a look at again right here regularly. I am fairly sure I'll learn many new stuff proper here!

Best of luck for the following!

Feel free to surf to my web-site; How to belly Dance workout

pedro

uma carrinha coupé

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO