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Motor do ano, 1.0 EcoBoost da Ford, causa sensação em Nürburgring
O motor do ano, pequeno 1.0 EcoBoost da Ford com turbo, utilizado num Fórmula Ford registou uma das voltas mais rápidas de sempre no famoso circuito alemão de Nordschleife, em Nürburgring ao completar uma volta em 7 minutos e 22 segundos, ficando com o 11º tempo mais rápido de sempre no circuito, que o coloca à frente de uma série de superdesportivos como o Lamborghini Aventador, Ferrari Enzo e Pagani Zonda, todos eles com mais de 600cv.
"É simplesmente espantoso que um motor de um litro e 3 cilindros possa proporcionar este tipo de desempenho" refere Nick Tandy.
Este motor trata-se de uma versão especialmente desenvolvida de 205cv a gasolina da marca do oval, o 1.0 EcoBoost, que foi recentemente foi nomeado "International Engine of the Year".
Para além disso o veículo está equipado com tampões de rodas, faróis dianteiros e traseiros e indicadores de mudança de direcção, espelhos retrovisores aerodinâmicos e uma buzina, caixa manual de 6 velocidades e pneus homologados para circulação nas estradas.
A velocidade máxima é de 255,5 kmh, com a aceleração dos 0 aos 100 kmh de menos de quatro segundos. O veículo completou os 20,832 km do circuito de Nordschleife a uma velocidade média de 169 km/h. O Fórmula Ford 1.0 EcoBoost é capaz de um consumo de combustível extremamente frugal, de 2,4l/100km a 56 km/h e de 5l/100km a 120 km/h.
O curioso é que o Fórmula Ford com o motor 1.0 EcoBoost bateu a volta mais rápida de muitos super-desportivos, como Lamborghini Aventador LP700-4, de 700cv, Ferrari Enzo de 660cv, Pagani Zonda de 602cv. Nenhum outro veículo de três, ou até mesmo quatro cilindros, conseguiu um tempo tão rápido no lendário circuito.
"Queríamos provar que tamanho não importa, mostrando a todos a grande capacidade do motor que desenvolvemos com o 1.0 EcoBoost," disse Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing e Vendas, Ford Europa. "E que melhor maneira de superar alguns dos melhores super-desportivos do mundo no Nordschleife, utilizando apenas uma fracção do combustível."
fonte: autoportal, setembro 2012
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