Qual o combustível mais perigoso?

A gasolina é um combustível líquido, enquanto o diesel (ou gasóleo) trata-se de um óleo. O diesel difere da gasolina basicamente porque é um combustível menos refinado, requer menos trabalho, menos tempo, a produzir, daí ser mais barato que a gasolina. Enquanto a gasolina é um líquido mais refinado, mais fino, o diesel é mais como um óleo.

Um motor a diesel difere do motor a gasolina em alguns aspectos. Num motor a gasolina, a gasolina entra na câmara de combustão já previamente misturado com o ar, necessário à combustão, ou pelos injectores, ou pelo carburador, nos carros mais antigos. Uma vez na câmara e após a compressão (a compressão de num motor de combustão, ou taxa de compressão, é o quão o piston comprime a mistura na câmara antes de combustão) da mistura por parte do cilindro, a mistura é queimada através da faísca da vela.

Num motor a diesel, o ar entra separado do diesel na câmara. Primeiro entra o ar que então é comprimido a uma grande taxa de compressão, (normalmente o motor a diesel tem uma taxa de compressão superior ao motor a gasolina, uma das razões para que tem mais cilindrada) ora o ar altamente comprimido aquece, e é aqui neste ponto de alta compressão que o diesel é injectado directamente na câmara a alta pressão e ao entrar em contacto com o ar quente, explode (o diesel é um liquido explosivo, enquanto a gasolina é um liquido inflamável). Daí a razão dos motores diesel não terem velas.
Ao contrário da gasolina, o (óleo) diesel não é inflamável, apenas explode quando é submetido a elevada pressão e temperatura.

Na pratica, um motor a diesel é sempre menos rotativo que um a gasolina, e desenvolve mais binário a rotações mais baixas que um a gasolina (o binário é a força de rotação que o motor faz e exprime-se em newtons por metro, ou seja é quantidade força que faz por unidade de distancia. Por exemplo, quando se está a apertar uma porca com uma chave inglesa faz-se exactamente uma força de binário. Já a potência, expressa, normalmente, em cavalos (bhp) nos carros, é quantidade de energia concedida pelo motor numa unidade de tempo. Dizer que um motor tem 100cv / 6000rpm quer dizer que durante o tempo que o motor está a rodar a 6000 rotações por minuto, concede 100 cavalos de potência).

No entanto o motor a gasolina, informalmente explicando, consegue manter a força por mais tempo que um motor a diesel, porque o motor a diesel “esgota” mais rapidamente, na prática isto quer dizer que enquanto um motor a gasolina vai sem problemas até as 6000 rotações, um motor a diesel vai até as 5000 só.

Dito isto, as principais vantagens do motor a diesel é o baixo consumo de combustível, maior binário a baixas rotações (na practica, tem mais força) e maior durabilidade. É também o tipo de motor mais indicado para automóveis de mercadorias e camiões porque desenvolve mais força, mais binário.
O motor a gasolina é um motor rotativo e quando comparado com o seu equivalente a diesel, ainda é, normalmente, sempre o consegue melhor performance.
Se tentar inflamar gasóleo com um isqueiro dificilmente conseguirá atear chama. O diesel só inflama a partir dos 52/96°C, enquanto a gasolina inflama facilmente. Por isso fumar numa bomba de gasolina é sempre uma má ideia.

Existem outros combustíveis como o hidrogénio que é um gás altamente inflamável que queima em concentrações de 4% ou mais no ar. O hidrogénio é incolor, inodoro, não-metálico e insolúvel em água. Quando misturado com oxigênio por entre uma grande variedade de proporções, o hidrogênio explode por ignição.

Mas quando há fugas de combustível, qualquer combustível torna-se perigoso.

O insólito caso de norte-americano que acende cigarro e morre em chamas

"Um homem natural do estado de Carolina do Norte, nos EUA, morreu esta semana depois de, acidentalmente, ter bebido de um jarro de gasolina e, depois, fumado um cigarro.
De acordo com a CBS, uma porta-voz da cidade de Havelock -cidade onde ocorreu o incidente -, afirma que Gary Allen Banning, de 43 anos, estaria em casa de amigos quando confundiu um frasco de gasolina que estava em cima da bancada da cozinha com uma bebida.
Depois de se aperceber do que tinha ingerido, o norte-americano terá cuspido o líquido, que passou assim para as suas roupas.
Algum tempo depois da ingestão da gasolina, a equipa de investigação afirma que Gary ter-se-á dirigido para a parte exterior da casa onde, num gesto habitual, acendeu um cigarro. Foi o bastante para irromper em chamas.
As suspeitas de crime são pouco sólidas, mas a polícia de Havelock prossegue a investigação."



fonte: Sol, maio 2012

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO