Volkswagen encerra produção do «Pão de Forma» depois de 63 anos de actividade

Depois do Carocha, a Volkswagen encerra a linha de produção de um dos maiores ícones da indústria automóvel.

"O Volkswagen conhecido como «Pão de Forma», Kombi, Microbus ou Transporter em algumas regiões, vai ser descontinuado no final de 2013, após 63 anos de produção ininterrupta.

O emblemático modelo ainda é produzido no Brasil, mas a partir de 2014 as novas regras de segurança ditarão o fim do emblemático modelo, produzido desde 1950.

O Kombi, nome pelo qual é vendido no Brasil vai deixar de ser produzido a 31 de dezembro de 2013, um dia antes da entrada em vigor das novas regras de segurança.

A nova legislação exige que os automóveis novos sejam equipados de série com duplo airbag e sistema de travagem ABS."

A Volkswagen tem hábito em prolongar os seus modelos até ao último suspiro. O «Pão de Forma» faz parte de um conjunto de modelos da Volkswagen que têm visto a sua produção prolongada ao longe de décadas com a mesma versão, como é o caso do Carocha que deixou de ser produzido em 2003 no México ou o Golf MkI, cujas últimas unidades foram produzidas na África do Sul, em 2009.

Primeiro modelo: código Type 2, T1 (Transporter 1)



Última versão produzida no Brasil

Esta é a Kombi 2012, que ainda está em produção no Brasil.

Conhecida originalmente pelo nome Type 2, a icónica van da Volkswagen foi apresentada ao mundo em 1950. A VW Kombi só substituiu o seu motor refrigerado a ar por um refrigerado a água na década passada. A última versão do Kombi vem equipada com um motor 1.4 boxer de quatro cilindros que pode funcionar a gasolina ou a etanol, debitando uma potência de 78cv (gasolina) ou 80cv (etanol).

O modelo só está disponível com uma transmissão manual de quatro velocidades. Precisa de 16,6 segundos a chegar aos 100 km/h a gasolina ou 16,1 segundos a etanol. A velocidade máxima é de 130 km/h.

Em estudo modelo revivalista: Bulli concept 2014





fonte: automotor, outubro 2012

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO