"Um motor de dois cilindros, uma potência razoável e as sedutoras linhas da marca italiana. Um conjunto para espalhar charme e ao mesmo tempo reunir poupanças. É assim o novo MiTo TwinAir. Mas para que cumpra é preciso repensar a condução. E, claro, esquecer o cantar do bicilíndrico. Não sendo nenhum portento, não deixa de exibir um símbolo que arrasta muitos fãs. É precisamente o logo da Alfa Romeo que atrai olhares e piropos ao Alfa Romeo MiTo TwinAir, sublinhados por uns gramas de inveja. Até se ligar o motor bicilíndrico do carro, com um trautear que estará mais para uma das Famel que, com décadas de existência, ainda percorrem as estradas nacionais (como sugeriu o proprietário de uma), do que para qualquer Alfa Romeo de sangue na guelra, a admiração depressa se transforma em risos trocistas. Mas adiante.
É verdade que o airoso MiTo, equipado com um bicilíndrico já conhecido do Fiat 500, não deixa propriamente uma marca positiva à sua passagem, mas, segundo os números da marca, deixa uma forte e benéfica impressão na carteira, cuja opinião é de ter cada vez mais em conta. A começar pelas reduzidas emissões (98 g/km de CO2), que permitem que o seu preço usufrua de um corte de imposto, continuando pelos consumos, anunciados entre os 3,8 litros fora do circuito urbano e os 4,9 na cidade.E neste ponto é dificil contrariar os dados não obstante o facto de, mesmo com pezinhos de lã, não se ter conseguido baixar da fasquia dos 6,5 litros - valor registado em estrada e auto-estrada; pela cidade, o gasto andou sempre acima dos 7. É que, com uma cilindrada de 875cc e 85cv, é necessário tempo para aprender a levar o carro a revelar as suas mais valias e quase reaprender a conduzir e a fazer valer um binário que não vai além dos 110 Nm às 2500 rotações, em modo de condução Natural.
Vale-nos a potência garantida pelos 85cv que aguentam o carro mesmo em baixa rotação, apesar do esforço sair caro segundo nos vai indicando a função de consumo instantâneo no pequeno ecrã. Além do mais, a direcção revela-se demasiado nervosa para se sentir segurança no modo normal quando se sai fora dos centros urbanos e se deposita mais peso no acelerador. É então que o modo dinâmico - tal como os seus irmãos Alfa, o MiTo chega equipado com a tecnologia DNA da marca, o que permite escolher entre uma condução desportiva em modo Dynamic, económica em modo Natural e mais segura em condições meteorológicas extremas com All Weather - assume-se como uma verdadeira opção, tornando o carro mais estável e apto a responder perante quaisquer percalços.Milagre do downsize
O motor torna-se mais reactivo, mas tambem mais barulhento. É, porém, neste modo (com All Weather) que a conversa das baixas prestações muda de figura: o binário sobe para 145 Nm e é garantido mais cedo, às 2000rpm. Permite um uso mais ágil da caixa de velocidades e a condução deixa de se parecer com uma luta hérculea contra as evidências: o MiTo TwinAir é um meio de transporte. Bonito, tire-se-lhe o chapéu, mas apenas um meio de transporte, onde não há lugar a pressas sob pena de se deixar de beneficiar das vantagens que a Alfa Romeo pretendeu incluir neste pequeno carro. Que nãos são poucas e às quais se soma ainda o facto de cinco passageiros, mesmo apertados, seguirem viagem sem grande desconforto - mesmo que quem siga atrás ainda use cadeirinha (embora a aplicação do cinto nas mesmas se torne quase uma aula de aeróbica).
Mecânica
Motor: Gasolina, dianteiro, 2 cilindros em linha, 875ccTracção: dianteira
Alimentação: injecção directa, com turbo
Potência: 85cv às 5500 rpm
Binário: 145 Nm às 2000 rpm
Caixa: Manual de 6 velocidades
Prestações
Velocidade máxima: 174 km/hAceleração 0-100 km/h: 12,5 s
Consumos
Combinado: 4,2 L/100kmEmissões CO2: 98 g/km
Preço
a partir de 18.100€"fonte: público, novembro 2012







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