"Parece um série 5. O comentário, vindo do actual proprietário de uma carrinha série 3 de 2009, não podia ser mais imediato. E não tinha em conta apenas as alterações estéticas da versão 2012 já no mercado; na verdade, a impressão inicial que fica é de que a nova BMW Touring está muito maior. E está. Cresceu 10cm e oferece mais espaço a bordo.O resto, bom, o resto é a habitual qualidade da marca alemã, a costumeira lista de extras a pagar à parte e preços a alinhar por cima com a concorrência.
Mas, diga-se já, se há carros da BMW em que o argumento do preço não assume grande relevância este tem de ser incluído na lista. A unidade 320d Luxury testada custa, de base, pouco mais de 45 mil euros, uma verba elevada mas que não destoa do panorama geral.
A Mercedes (C Station 220 CDI BE) chega quase aos 47.700€, a Audi (A4 Avant 2.0 TDI 177cv) aproxima-se dos 44 mil. E mesmo marcas não premium andam por perto: a VW Passat Variant sai por 42.850€, a Honda Accord Tourer sobe para 45.450€, a Opel Insignia consegue baixar dos 42 mil e a Renault Laguna III Break atira-se para os 46.400€. Não é um mundo fácil, portanto.
O que complica o cenário no caso da BMW é a lista de extras que precisamos de pagar à parte - a unidade de teste estava "dopada" com mais quase 13 mil euros de equipamento, incluindo alguns items que deviam ser de série. Eis alguns exemplos. O Pack Conforto - Condução custa 1073€ e inclui apoio de braço dianteiro amovível, sensores de estacionamento traseiros, sensor de chuva e de luz, cruise control com função de travagem e preparação Bluetooth + Interface USB. Tirando o cruise control evoluído, tudo o resto é equipamento que um carro deste nível tem de oferecer sem custo extra.E o desagrado vai ainda mais longe quando percebemos que há que pagar 854€ por um Pack Conforto - Interior que disponibiliza "extravagâncias" como um pacote de compartimentos de arrumação, ar condicionado automático, kit de luzes e apoios de cabeça traseiros rebatíveis ... Se quiser fumar, paga 26 euros pelo isqueiro. Se precisar de desactivar o airbag do passageiro, são mais 34 euros. E por aí fora. Tudo somado, a viatura de teste chegava praticamente aos 61 mil euros. Dez, nove, oito, sete... (Respirar fundo...), seis, cinco ... Vamos acalmar.
Pronto, já se foi a irritação e agora podemos sentar-nos ao volante. A atmosfera a bordo é familiar e francamente mais simpática em termos de espaço. Boa posição de condução, visibilidade agradável, comandos intuitivos e ao dispor. Vamos a isto. Primeira impressão: a direcção parece ainda melhor, o chassis disfarça muito bem o tamanho do carro. Seria uma condução de sonho não fosse a sensação de que a caixa de velocidades não está completamente à altura do resto do conjunto. Ou melhor: apesar do seu desempenho escorreito e competente, parece um bocadinho áspera, quanto mais não seja porque a recordação da transmissão automatica de oito velocidades que equipa outros modelos da marca não nos deixa apreciar devidamente o que temos em mãos. É um daqueles casos em que o bom é inimigo do óptimo. Ou vice-versa.
Adiante. Em estrada aberta e velocidade de cruzeiro, o motor é quase inaudível - apesar da excelente insonorização, o que se nota é ainda algum ruido de rolamento. Os consumos são facilmente controláveis mesmo não evitando uma ou outra prestação mais radical, em parte tambem graças ao sistema de Start/Stop de série. Mas aqui repete-se uma velha questão: porque é que um construtor como a BMW não consegue melhorar a suavidade do conjunto? A vibração que se sente sempre que o motor desliga e reinicia é francamente desagradável. Com mais espaço a bordo e a qualidade de sempre, a 320d Tourer tem motor mais do que suficiente para nos levar a todo o lado e reagir a situações inesperadas. E tem capacidades dinâmicas que nos dão confiança para aproveitar a potência disponível. Mas, no fundo, isso é apenas o ADN da marca. O que marca pontos nesta proposta familiar é a funcionalidade - este é um carro mais espaçoso, mais utilizável e mais "amigo" do que o seu antecessor. Nem sempre a BMW demonstrou grande preocupação com estas coisas da "vidinha de todos os dias". Ainda bem que decidiu começar a fazê-lo.A bagageira da carrinha série 3 cresceu 15 litros em relação à geração anterior e continua a estar à altura. Mas nem é por aí que merece os maiores elogios. Com um espaço bem definido, materiais de qualidade, ajudas para fixação de objectos e - principalmente - uma linha de entrada bastante baixa (o que facilita o rnanuseamento de cargas pesadas), ha muito por onde encontrar boas notícias. Reforce-se ainda essa sensação de praticabilidade e requinte com o pormenor do óculo traseiro se poder abrir separadamente.
Caixa de mudanças áspera
Em nome do rigor, será preciso olhar para a transmissão manual de seis velocidades com atenção: é rapida e está bem escalonada. Mas o toque não é perfeito. "Soa" um bocadinho áspera. Talvez seja injusto perante o que alguma concorrência oferece...
Sistema Start/Stop com solavancos
Num carro que até dispõe de projecção de informação no pára-brisas (Head-Up Display - opção 824€) e faz gala de exibir uma excelência mecânica a toda a prova, continua a ser inaceitável que o sistema Start/Stop funcione tão mal. Quando o motor se desliga, o carro sacode-se. Volta a ligar-se e novo tumulto a bordo. É tão aborrecido que acabamos por prescindir deste auxiliar de poupança. O botão para o desligar é mesmo a melhor peça do sistema...
Concorrentes
Mercedes C Station 220 CDI BEAudi A4 Avant 2.0 TDI
VW Passat Variant
Honda Accord Tourer
Opel Insignia
Renault Laguna III Break
Prós e contras
+ Qualidade geral, suspesão, direcção, motor, espaço interior, instrumentação- Extras pagos à parte, caixa algo "áspera", sistema Start/Stop brusco
Mecânica
Motor: Diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1995cc, 16 válvulasTracção: traseira
Alimentação: injecção directa por conduta comum, com turbo
Potência: 184cv às 4000 rpm
Binário: 380 Nm entre as 1750 e as 2750 rpm
Caixa: Manual 6 velocidades
Dimensões
Comprimento: 4624 mmLargura: 1811 mm
Altura: 1429 mm
Peso: 1565 kg
Mala: 495 L
Depósito: 57 L
Prestações
Velocidade máxima: 230 km/hAceleração 0-100 km/h: 7,7 s
Consumos
Combinado: 4,7 L/100kmEmissões CO2: 124 g/km
Preço
a partir de 45.101€"fonte: público, novembro 2012








Sem comentários: