A Holden voltou ao futuro, restaurando o seu concept car de 1969. O Holden Hurricane Concept de 1969, veículo de pesquisa futurista descrito como uma experiência "para estudar a tendência do design, sistemas de propulsão e de outros desenvolvimentos de longo alcance" foi restaurado à sua antiga glória com um trabalho dedicado por um grupo de designers e engenheiros da Holden.Com o código RD 001, o Holden Hurricane é um carro desportivo, que apresenta um motor de tração traseira, dois lugares e incorporava uma notável variedade de características inovadoras e de tecnologia, muito à frente do seu tempo tais como instrumentos eletrônicos digitais, rádio com pesquisa de estação, ar condicionado automático de temperatura de controle, câmara de visão traseira e um localizador de rota automático (pré-gps). Tudo isto foi exibido neste veículo inovador há 42 anos. Algumas dessas tecnologias só recentemente entraram em produção de massa e vulgarizaram-se, demonstrando a notável visão da Holden em termos design e tecnologia.
O Holden Hurricane esteve em destaque quando estreou no Salão de Melbourne em 1969. Michael Simcoe, director executivo de design, disse que "era fantástico ver esse veículo significativa restaurado. Na Holden nós sempre nos orgulhámos da nossa capacidade de olhar para o futuro através dos nossos concept cars".O Holden Hurricane Concept foi o primeiro produto da Pesquisa da marca, composta por uma pequena esquipa de engenheiros que trabalhavam em conjunto com um grupo de designers na década de 1960. A equipa que projectou e concebeu o Holden Hurricane Concept empregou algumas tecnologias e técnicas avançadas. O motor era um experimental V8 de 4,2 litros, o precursor para o programa de motor V8 Holden, que entrou em produção no final de 1969. Este motor caracterizou muitos componentes em soluções avançadas. A potência aproximada era de 262cv (193kW), uma potência gigantesca na altura.
As duas características mais inovadoras deste concept car de 1969 foram o "Pathfinder" (sistema de orientação de rota), ou pré-sistema de navegação GPS e a câmara retrovisora com um Circuito Fechado de Televisão (CFTV) através de um sistema com uma câmera montada no pára-choque traseiro e uma pequena TV a preto-e-branco montada na consola central.A carroçaria em fibra de vidro e pintura metalizada também foi inovadora usando uma tinta de alumínio laranja.
Em termos de segurança incluía um tanque de combustível forrado a espuma, barra de roll-over integrada, paineis de leitura de instrumentos digital, fechaduras de segurança de ignição,e um sistema de alarme de incêndio. O restaudo do RD 001 começou em 2006 e foi um trabalho de paixão para alguns empregados muito dedicados da Holden como designers e engenheiros durante o seu tempo livre.
"Toda a equipe fez um trabalho fantástico em trazer este belo concept car de volta à vida", refere Clarke. "O Holden Hurricane Concept tem um papel crucial na história da marca e a empresa tem um grande senso de história e património que foi muito importante para trazer o RD 001 de volta à vida. Foi um processo difícil, mas incrivelmente recompensador."A Holden continuou a construir uma reputação global de previsão e execução de concept cars de classe mundial. A Holden é hoje reconhecida globalmente dentro General Motors como um centro de excelência para o desenvolvimento de concept cars e é um dos únicos três estúdios de design da GM, que é capaz de projetar e construir concept cars.








Sem comentários: