BMW M6 cabrio (2012)

"A série 6 da BMW, por si só, já assume um carisma muito peculiar, na versão coupé ou cabrio. O que dizer então do expoente máximo deste modelo alemão, o M6, com 560cv? Haverá poucos automóveis que ponham constantemente à prova os limites de quem o conduz e proporcionem prazer em cada aceleração ou na trajectória de uma curva.

Se um coupé se quer a gasolina, a motorização diesel pode atenuar complexos de culpa na ida ao posto de abastecimento. Mas quando se fala da versão mais musculada do modelo, com a sigla M6 impressa nas estilizadas guelras esculpidas atrás das rodas dianteiras, desde logo sobressaem os dois escapes duplos. Nessa altura, torna-se evidente que não se tratam de meros adereços e que o poderoso bloco V8 a gasolina exige canais de elevada capacidade para expelir o que lhe (e nos) vai na alma.

As linhas equilibradas conferem-lhe um aspecto atraente, que se impõe naturalmente no caso do descapotável. As formas pronunciadas destacam-se nas cavas das rodas, onde se alojam distintas jantes de liga leve de 19 polegadas (ou 20 em opção), e as generosas entradas de ar também dão nas vistas. Já os discos de travão compósitos, de origem, demonstram superior competência, mas que ainda pode ser reforgada com opcionais em carbono e cerâmica.

A capota em lona preta - accionável em andamento reduzido - demora 19 segundos a abrir e 24 a fechar e prolonga-se por dois spoilers, de cada um dos lados do óculo traseiro (de funcionamento independente), com evidentes ganhos estéticos e aerodinâmicos. O exíguo espaço nos dois lugares traseiros estende-se à mala (300-350 litros, com o tejadilho fechado ou a descoberto).

Ao volante tudo passa para segundo plano. A boa posição de condução incita a carregar no botão da ignição para libertar o clamor do bloco de 4.4 litros que anima o modelo aprumado pela divisão desportiva do emblema germânico. O motor de oito cilindros em V, com tecnologia M Twin Power Turbo - ou seja, dois turbocompressores e comando variável das válvulas (Valvetronic) - está acoplado a uma rápida e eficiente transmissão M de dupla embraiagem, de sete velocidades, e Drivelogic, com três programas de mudanças, no modo automático (D) ou manual sequencial (S), neste caso através de patilhas no volante.

O diferencial activo M, com bloqueio variável, ajuda a compensar as diferenças de tracçãoo entre as rodas posteriores, actuando em articulação com o controlo de estabilidade dinâmico (DSC). Este pode ser gradualmente desligado. A prudência aconselha a manter este auxílio electrónico no patamar intermédio. É que a direcção assistida Servotronic e o sistema de amortecimento adaptativo - regulados nos modos Comfort, Sport e Sport Plus - ajudam a ganhar confiança cada centena de quilómetros percorridos, mas podem não bastar em situações mais perto dos limites. Do condutor, entenda-se, pois a força bruta que impele o M6 a cada pisar do acelerador - também ajustável em três níveis (Efficient, Sport e Sport Plus) - deixa antever que dificilmente se conseguem descortinar as limitações dos possantes 560cv aninhados sob o longo capot.

As constantes descargas de adrenalina aumentam a auto-confiança que sobe ao ritmo avassalador com que os 680 Nm de binário são transferidos para o eixo traseiro. Acelerar torna-se o principal atributo desta fera mecânica. Mas não se pense que tudo se resume a isso. O M6 possui uma faceta diabólica, sempre com o coração em ferida, mas tambem convida a desfrutar de um passeio sem a capota, tirando partido do sistema auto Start-Stop e da regeneração da energia de travagem para reduzir em 30% os consumos, que mesmo assim rondam em mádia os 14 litros.

Para quem não baste o launch control, para sentir as sensações do "homem-canhã", de série, pode adicionar o pacote extra M Driver's, que liberta a velocidade máxima de 250 para 305 km/h. O preço começa nos 163.911€, já a unidade ensaiada dispunha de extras como câmara traseira, luzes adaptativas em LED, head-up display, sistema de som Bang&Olufsen, entre outros, totalizando 178.701€.

Mecânica
Motor: Gasolina, dianteiro, 8 cilindros em V, 4395cc
Tracção: traseira
Alimentação: injecção directa, admissão variável, biturbo
Potência: 560cv às 6000-7000 rpm
Binário: 680 Nm às 1500-5750 rpm
Caixa: automática 7 velocidades

Prestações
Velocidade máxima: 250 (305) km/h
Aceleração 0-100 km/h: 4,3 s

Consumos
Combinado: 10,3 L/100km
Emissões CO2: 239 g/km

Preço
a partir de 163.911€ com M Driver/s Package"



fonte: público, novembro 2012

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