Pneus com auto pressão

O Governo norte-americano incentivou a criação de pneus que se auto-enchem. Para tal concedeu 1,2 milhões de euros à marca Goodyear para esta trabalhar numa inovação que permita monitorizar o estado e a pressão dos pneus de forma automática, ou seja encherem-se por si próprios sem necessidade de qualquer acção do condutor.

A razão para o Governo americano tomar esta iniciativa prende-se com o facto de muitos condutores esquecerem-se de ver a pressão dos pneus dos seus veículos, um processo que leva a um inevitável aumento do gasto em combustível e pode levar a acidentes. É uma ideia que existe há várias décadas e já há veículos militares e comerciais que têm sistemas semelhantes que ajudam a monitorizar e ajustar a pressão certa dos pneus.

No entanto, a ideia da Goodyear é um bocado diferente, pois quer monitorizar cada pneu individualmente, através de uma tecnologia a ser construída dentro do próprio pneu. Estados Unidos e Luxemburgo – onde a marca tem uma fábrica de desenvolvimento de produtos – estão a desenvolvar esta tecnologia. Por enquanto a ideia ainda não chegou ao consumidor.

1 comentário:

pete

Ora aqui está uma boa solução

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO