Opel Adam (2013)

"O novo citadino da Opel é o mais versátil dos carros actuais. Tanto pode ter um visual feminino e delicado como masculino e desportivo; arrojado e divertido como elegante e sofisticado - adapta-se a todos os estilos e gostos.

O pequeno Adam é um veícuio do segmento A, onde a Opel já dispõe do Agila, um minimonovolume de 5 portas e 5 lugares. Mas o Adam é distinto do Agila, inserindo-se no subsegmento dos citadinos premium, como o Fiat 500, de que é um concorrente directo. Em Portugal, será lançado em Março de 2013, com duas motorizações a gasolina: 1.2 de 70cv e 1.4 de 100cv e preços a partir dos 13.500€.
Esta é uma dupla estreia da Opel - o Adam é não só o primeiro citadino premium do fabricante alemão, como também tem um design novo, sem ser inspirado em modelos clássicos anteriores, como é o caso dos Fiat 500 e Mini. No entanto, a sua silhueta, com o "tejadilho flutuante" como que separado do resto do carro, faz lembrar um pouco uma versão em ponto pequeno do Citroen DS3 e os grupos ópticos, onde predomina a forma de asa, inspiram-se nos do Insignia e do Astra.

Onde este pequeno e elegante citadino se distingue de outros carros é na sua capacidade quase infinita de personalização - o céu é, literalmente, o limite: é possível optar por um tecto de vidro, um tejadilho com o forro em céu azul com nuvens brancas ou ainda com centenas de LED, que, à noite, produzem o efeito de um céu estrelado. No mesmo sentido, em vez de níveis de equipamento, o Opel Adam pode ter três versões: Jam, ousado e divertido, Glam, elegante e com estilo, e Slam, desportivo.

Dentro destas versões, pode-se optar por 3 perfis: Two Tone (preto e branco), Twisted (acrescenta uma terceira cor para o tornar mais exuberante) ou Extreme (com elementos decorativos para o tornar mais ousado). Junte-se a isto os packs de cor interior, o Extreme Carbon (com inserções de carbono), o OPC Line Pack (desportivo), o pack de iluminação ambiente (com selecção através de uma tecla de oito tons e intensidades), 12 cores de carroçaria, 3 cores de tejadilho e 31 jantes (entre 15" e 18") de diferentes desenhos e cores. Assim, cada cliente pode ter um Adam distinto de todos os outros, tanto por fora como por dentro. Nenhum outro veículo tem a camaleónica possibilidade de ser feminino e delicado (por exemplo, numa tonalidade de castanho, tejadilho branco e jantes douradas, com motivos florais no tejadilho, retrovisores, tablier e tapetes) ou masculino e agressivo (vermelho ou amarelo com tejadilho preto, tecto forrado a bandeiras de xadrez e jantes desportivas). Em qualquer das suas múltiplas configurações, o Opel Adam distingue-se pelo seu design, nível superior de equipamento, bem como por materiais e acabamentos de qualidade.

Em termos de motores, no lançamento em Portugal estarão disponíveis dois: 1.2 de 75cv e 1.4 de 100cv, ambos a gasolina, acoplados a uma caixa manual de cinco velocidades. Há ainda um 1.4 a gasolina com 85cv que não será comercializado em Portugal. O Adam não terá motorizações a gasóleo, mas está previsto um pequeno propulsor 1.0 tricilíndrico, com injecção directa e turbocompressor, que, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, terá 100cv de potência.

Todos os Adam vendidos em Portugal trazem sistema Start & Stop de paragem e arranque automático do motor e indicador de mudança de velocidade. Este carro de três portas, com 3698mm de comprimento, 1484mm de altura e 1720mm de largura, transporta quatro pessoas e tem uma mala de 170 litros (484 litros com os bancos traseiros rebatidos).
Além do controlo de estabilidade e do auxílio ao arranque em subida, dispõe de série de avisador de aproximação de veículos em ângulo morto e de um modo de assistência da direcção que a torna mais leve para facilitar as manobras em cidade.





Entre as várias opções, refiram-se os sistemas de parqueamento automático, o Intellilink de informação e entretenimento, que custa cerca de 300€, e funciona ligado através de USB ou Bluetooth a um smartphone com sistemas operativos Android ou Apple, transferindo o seu conteúdo para um ecrã táctil de 7" e dispondo de cinco menus: audio, telefone, galeria (vídeos, fotografias, documentos, etc., armazenados no telefone), aplicações (incluindo navegação por GPS) e definições do automóvel.

Versões gasolina
1.2 Ecoflex (70cv) - 165 km/h; 5,0 L/100km; 118 g/km; 13.500€(*)
1.4 Ecoflex (100cv) - 185 km/h; 5,1 L/100km; 119 g/km 14.500€(*)
* preço estimado"



fonte: público, dezembro 2012

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO