Tesla Model S (2012)



O Tesla Model S é o primeiro sedan premium eléctrico do mundo. Foi lançado pela Tesla Motors nos Estados Unidos em junho de 2012. E oficalmente apresentado em Hawthorne, California, em 26 de março de 2009. O carro pode andar 426 km (265 milhas) com um único carregamento do seu pack de bateria de 85 kW·h, atingindo assim a maior autonomía no segmento dos carros eléctricos em todo o mundo. É de facto um carro do futuro. Marca uma nova era.
No futuro o Tesla Model S poderá ser recordado tal como o Mini ou o Ford T, ao marcar uma mudança.
A produção será limitada e feita em Silicon Valley, a terra do progresso tecnológico informático. Ainda é um carro caro para um nicho de mercado. Não se trata de produção em massa, mas antes dar um passo na inovação. O design também é apelativo e desportivo, com inspiração na Maserati.

Painel de controlo sofisticado e software actualizado

O interior é dominado por um poderoso touch-screen de 17". Ele controla praticamente todas as funções do carro: os dois únicos botões necessários no painel central, são para as luzes de perigo e porta-luvas. Pode-se dividir a tela grande de várias maneiras, passando funções como o Google Maps ou um navegador da web a partir de um menu no topo. No ecrã de configuração, há uma imagem do carro e ao abrir uma porta ou ao ligar as luzes o painel mostra exactamento o sucedido na tela. A câmara incorporada é de alta definição.
A Tesla irá enviando actualizações de software sem fio para o modelo S, da mesma forma que a Apple faz para o seu iPad, quer através do built-in do cartão SIM ou receptor Wi-Fi. Este é provavelmente o avanço mais radical. Com isto o software deixa de ser obsoleto.

Mínimo de mecânica

O motor do Tesla modelo S fica dentro do perfil das rodas traseiras, e a bateria, com apenas 10 centímetros de espessura, fica sob a base. Assim, com a excepção da suspensão, o pacote mecânico da Tesla é plano. Os projectistas chamam isto de "skate", que cria vantagens dinâmicas e de design, ou seja, os futuros carros desportivos eléctricos já podem ter um estilo agressivo. No entanto o chefe de design da Tesla, Franz von Holzhausen, fez o Modelo S mais convencional, temendo uma mudança radical.

Aerodinâmica superior

Um veículo eléctrico precisa de menos refrigeração do que um carro a combustão. Logo exige menos grelhas e entradas de ar na frente. Com isto é possível fazer o carro ainda mais aerodinâmico. O Tesla model S é um carro com boa aerodinâmica. Com carros eléctricos não há necessidade de tubos de escape ou grelhas de entrada de ar. Talvez a grelha da frente seja meramente estética...

Estrutura única

No Tesla Model S não há motor por baixo do capot. A Tesla apelidou a frente de "frunk" (front trunk), ou seja não há nenhum pedaço de ferro na frente a tentar invadir o interior em caso de acidente o que torna o Model S muito mais seguro numa colisão frontal.

Bagageira e interior espaçosos

O "skate" também serve de base para o interior, sem túnel de transmissão, e tem um espaço de bagageira enorme. Sob o piso da bagageira, onde tradicionalmente existe um tanque de combustível, há um espaço profundo por colocar mais bagagem.

Fácil condução

Ao concentrar a massa do carro por baixo do chassis, o Model S tem um centro de gravidade de apenas 45cm em relação ao chão. Portanto, apesar de pesar 2,1 toneladas - a estrutura é principalmente de alumínio, mas as baterias pesam 450 kg - trata surpreendentemente bem o condutor e os oupantes, nas curvas ou nas travagens bruscas.

Venda directa

A Tesla contratou George Blankenship, que criou as lojas da Apple, para produzir as lojas da Tesla no centro das cidades. Elas apresentam telas grandes em que se pode simular especificações diferentes. A Tesla pretende vender este carro diretamente ao cliente, sem revendedores habituais.

Performance surpreendente

O motor do Tesla Model S produz até 414cv e entrega toda a potência instantaneamente para um sprint de 4,4sec aos 100km/h. A transmissão e os travões são muito diferentes de um carro a combustão. A forma como o motor elétrico recupera energia quando se levanta o pé do acelerador significa que raramente é preciso usar o travão.

Carregamento rápido

Todos gostaríamos de conduzir o nosso carro "de graça, para sempre, através da luz do sol". O futuro já esteve mais longe. A Tesla abriu as primeiros estações de carregamento ultra-rápido para o Model S, na Califórnia. Em 30 minutos fornecem energia para três horas de condução em auto-estrada. A primeira a abrir na Europa será em 2013. Com o kit de carregamento em casa da Tesla, uma carga completa demora cerca de cinco horas e dá uma autonomia de cerca de 426km.

Um produto made in Silicon Valley

Elon Musk, CEO da Tesla e seu co-fundador, é um empresário sul-Africano de 41 anos, que fez fortuna durante as dotcom. A Tesla teve um empréstimo de baixo custo Federal de cerca de 465 milhões dólares a partir de um regime estabelecido pelo presidente Obama para reiniciar a indústria automóvel nos EUA. Mas este projecto é um caso diferente. "Se você é Elon Musk e tem milhões para investir, a indústria automobilística não é o lugar mais inteligente para o fazer", diz George Blankenship. Mas "é sobre um propósito diferente. Nós realmente estamos a tentar mudar o mundo."

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