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Nos últimos anos, este processo tem-se estendido aos motores a gasolina, com os consumos a aproximarem-se e até a igualarem os dos propulsores a gasóleo de potência similar.
É o caso do pequeno e económico motor tricilíndrico de 1199cc e 82cv a gasolina, que veio substituir com vantagem o propulsor de 1360cc e 73cv que equipava até agora o Citroën C3.
Novo motor de três cilindros mais económico
Este é mais um passo num longo caminho a percorrer: nos actuais motores de combustão interna, só cerca de 35% do gasóleo ou 25% da gasolina são usados para mover o veículo, o resto perde-se no atrito entre os componentes e com o solo, calor e gases gerados. O bloco 1.2 VTi de 82cv que equipa o Citroën C3 pertence à nova geração de motores tricilíndricos a gasolina denominada PureTech, do grupo PSA Peugeot Citroën, e foi estreado no Peugeot 208. No caso do C3, proporciona uma velocidade máxima de 174 km/h contra 163 km/h do anterior motor 1.4i, com médias de consumos e de emissões de, respectivamente, 4,6 L/100km e 107 g/km de CO2, contra 6,1L/100km e 140 g/km CO2, do anterior motor 1.4i.
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Com as jantes de ferro de 15", a média oficial de consumos e emissões baixa para 4,5 L/100km e 104 g/km de CO2. Sabe-se que as médias de consumos e emissões anunciadas por todos os fabricantes de automóveis para os seus modelos, aferidas em condições ideais de avaliação, são sempre inferiores às conseguidas na condução do dia-adia. Porém, o desvio pode ser maior ou menor: no caso do C3 que nos disponibilizaram, obtivemos uma média de 5,2 L/100km num percurso variado que incluiu estrada, auto-estrada e condução em cidade com alguns engarrafamentos, o que se pode considerar aceitável.
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Sistemas Start & Stop e sensores de estacionamento traseiro em opção
E se às performances e ao baixo nível de ruído se juntarem uma suspensão "à francesa" - isto é, confortável -, uma caixa manual de cinco velocidades bem escalonada (embora uma caixa de seis velocidades fosse bem-vinda) e o pára-brisas panorâmico (uma opção muito recomendável), apesar de uma direcção um pouco leve demais, temos os ingredientes q.b. para uma condução fácil e suave. De notar que este propulsor, ao contrário de outras motorizações do C3, embora disponha de indicador de mudança de velocidade, não vem associado a um sistema Start & Stop de paragem e arranque automáticos do motor, o qual iria proporcionar uma redução adicional nos consumos.
Também é de referir que tanto o controlo de estabilidade como os sensores de estacionamento traseiro (muito úteis num carro cuja utilização é predominantemente em cidade) sá estão disponíveis em opção. O facto de não possuir de série controlo de estabilidade fez com que o Citroën C3 apenas obtivesse 4 estrelas num máximo de cinco, nos testes de segurança do Euro NCAP efectuados em 2009, com 83% na protecção de adultos, 74% na protecção de crianças e apenas 33% nos peões e 40% nos dispositivos auxiliares de segurança.
Pelos novos parâmetros de 2012 (mínimos de 80% nos adultos, 75% nas crianças, 60% nos peões e 60% nos dispositivos auxiliares de segurança, em que se inclui o controlo de estabilidade), é previsível que o utilitário da Citroën ainda fosse mais penalizado.
Mecânica
Motor: Gasolina, dianteiro, 3 cilindros em linha, 1199cc, 12 válvulasTracção: dianteira
Potência: 82cv às 5750 rpm
Binário: 118 Nm às 2750 rpm
Caixa: manual de 5 velocidades
Prestações
Velocidade máxima: 174 km/hAceleração 0-100 km/h: 12,3 s
Consumos
Combinado: 4,6 L/100kmEmissões CO2: 107g/km
Preço
a partir de 14.019€"fonte: público, janeiro 2013
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