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Motor 1.4 diesel silencioso
A começar pelo extremo silêncio, no caso do testado bloco diesel de 1.4: não só o motor é pouco ruidoso, quase confundindo-se com um a gasolina, como a marca, aparentemente, conseguiu aniquilar os barulhos parasitas. Verdade que os 90cv de potência obrigam a algum esforço quando em baixos regimes (e os 13,9 segundos anunciados para atingir os 100krn/h denunciam um molengão). Mas a partir do momento em que se sente embalado, não mostra quaisquer problemas em provar o que vale. E também o que poupa: em viagem de autoestrada, com lotação esgotada e mala composta, não ultrapassámos os seis litros. Talvez por isto, e pelo facto de ser mais vantajoso a nível fiscal, a marca espere tornar este 1.4 um campeão de vendas em vez do topo de gama, o bloco 1.6 com 128cv, menos silencioso mas muito provavelmente com maior propensão para a estrada.
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Se a nível da motorização, o Cee'd, não sendo nenhum portento, se mostra cumpridor, no que diz respeito à estética revela-se sofisticado aos olhos e ao toque. A marca "vestiu" o Cee'd Sportswagon como um menino crescido e os muitos plásticos deram lugar a alguns elementos em pele, complementados pelos debruados a cromado. Pelo menos nas partes mais visíveis. É que os plásticos duros continuam cá - afinal, a poupança tem de estar em algum lado -, mas a marca conseguiu escondê-los ou disfarçá-los.
Já o exterior chega na mesma cruzada dos vários pares com que se terá de debater, como o Ford Focus, o Chevrolet Cruze ou o Skoda Octavia, em que as linhas estabelecem um diálogo de modernidade. O que, no caso do Cee'd, implicou a inclusão dos elementos estéticos da família Kia Soul: "nariz de tigre", ópticas alongadas, linha de cintura marcada.
Para este Sportswagon houve ainda um crescimento de facto. Está 19,5cm mais longo e 1,5cm mais alto, mantendo porém a distância entre eixos de 265cm. Já a mala, com capacidade para 528 litros (maior por exemplo face ao Ford Focus, mas ligeiramente menor que o Skoda Octavia; em relação a esta equilibra valores com bancos rebatidos, atingindo os 1642 litros), representa um aumento de 39% face ao hatchback de cinco portas. No entanto, mesmo com o aumento do espaço no habitáculo, continua a transportar melhor quatro do que cinco passageiros, sobretudo quando são necessárias cadeirinhas no banco de trás.
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Mas sejamos um pouco egoístas: o lugar do condutor não só se revela desafogado, como é fácil encontrar conforto: o banco ajusta-se sem problemas e até a zona lombar foi contemplada com um reforço que ajuda a aguentar várias horas de condução. Além do mais, ao nível do equipamento de segurança, o Cee'd pode gabar-se de estar entre os mais bem apetrechados: inclui ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, travões de distribuição electrónica, controlo de estabilidade ... Um rol de mecanismos que lhe garantiu as cinco estrelas do Euro NCAP, o organismo independente que avalia a segurança dos veículos automóveis comercializados na Europa.
Bem equipado
Já no capítulo de equipamento de entretenimento, não se deixa ficar atrás: chega com ligação para iPod, USB, Aux, Bluetooth e rádio com leitor de CD e MP3. Estética e funcionalidade mostram assim que este Cee'd versão carrinha poderá de facto estar preparado para conquistar uma boa fatia do segmento C. Principalmente tendo em conta o preço: 24.490€, apoiados pela já conhecida garantia de sete anos e, para compras até fim de Março, pela inclusão de revisões, que estejam de acordo com o plano de manutenção oficial da marca, gratuitas durante os primeiros cinco anos (ou 75 mil km).
Boas vistas
Com ópticas mais extensas a contribuirem para um estilo mais desportivo, a visibilidade é agradavelmente favorecida por luzes dinâmicas que acompanham a condução. As ópticas frontais alongadas com pestana são claramente inspiradas na BMW.
Arrumado
Não é só o espaço que favorece a nova Sportswagon. A utilização do mesmo é também um trunfo, com pequenas divisórias para arrumar pequenos objectos. Como acontece também na mala, em que uma separadora esconde amplas caixas de arrumação. Não servem para grandes objectos em altura, mas permitem não ter coisas e coisinhas a arrastarem-se na bagageira e a provocarem indesejados ruídos.
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Os comandos no volante até podem ser muito úteis, mas depressa podem tornar-se uma dor de cabeça quando em demasia. Parece-nos ser esse o caso deste Kia que junta funções rádio, telefone, cruise control, menus do computador de bordo ... O que somado às funções das manetes torna quase obrigatória a leitura do manual de instruções. Já o manuseamento do volante soma pontos: é leve, mas preciso, tornando a condução em curva apetecível.
Nova grelha com focinho aguerrido
A nova geração Cee'd traz já a nova grelha da marca, apresentada como um "focinho de tigre" e que nasce a partir de linhas bem marcadas sobre o capot que pretende (e consegue) imprimir dinamismo. Já o logo da marca desapareceu da grelha, tendo sido colocado entre o capot e aquela.
Concorrentes
Ford FocusChevrolet Cruze
Skoda Octavia
Prós e contras
+ Preço, equipamento e estética- Prestações do bloco em recuperações
Mecânica
Motor: Diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1396cc, 16 válvulasTracção: dianteira
Alimentação: com sistema de injecção Common Rail, com turbo
Potência: 90cv às 4000 rpm
Binário: 220 Nm entre as 1500 e as 2750 rpm
Caixa: manual de 6 velocidades
Dimensões
Comprimento: 4310 mmLargura: 1780 mm
Altura: 1470 mm
Peso: 1910 kg
Mala: 380 L
Depósito: 53 L
Prestações
Velocidade máxima: 170 km/hAceleração 0-100 km/h: 13,9 s
Consumos
Combinado: 4,3 L/100kmEmissões CO2: 112g/km
Preço
a partir de 24.490€"fonte: público, janeiro 2013
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