Toyota Prius + (2013)

O Toyota Prius +, é um Prius mas mais comprido e com mais espaço a bordo nomeadamente sete lugares. Uma espécie de monovolume. Quer se ande em percurso de auto-estrada, em estrada sinuosa de serra, ou em circuito urbano, o Prius + cumpre bem a sua função, adapta-se bem ao tipo de percurso e responde às intenções do condutor. O Prius + tem a traseira com um spoiler aerodinâmico e acresce mais dois lugares em relação ao Prius convencional. Como é sabido o Prius foi o primeiro modelo híbrido da Toyota, portanto esta variante também vem apetrechada com o mesmo adn ecológico.

Mas o Prius + é mais pesado e a condução em modo ecológico é mais limitada. Com as baterias carregadas e em velocidade reduzida não é possível andar muito tempo em modo eléctrico. No Prius + (ainda) não é possível ter uma filosofia ambiental como se desejaria. O consumo combinado anunciado pela Toyota é de 4,4 L/100km. Mas os modelos híbridos sentem-se mais afoitos para ambientes urbanos, pois em estrada os consumos disparam. Com o Prius + é possível ir até aos 7 L/100km em auto-estrada.

No pára-arranca o Prius + é uma mais valia, pois a regeneração de energia é rápida e em modo híbrido consegue-se consumos económicos. Para além disso também se está a ser amigo do ambiente com as emissões de CO2 a reduzirem consideravelmente. Mas uma outra característica positiva deste modelo é o facto de ser muito silencioso no arranque. A bateria do motor eléctrico, colocada entre os dois lugares dianteiros, é agora de iões de lítio e deixou de ser feita em hidretos metálicos de níquel, o que corresponde a uma poupança de espaço e peso. Está mais leve em cerca de oito quilos.

A entrada nos lugares de trás é facilitada pelos sistema dos bancos rebatíveis. Os bancos podem ser em pele, o que conferem conforto a bordo. Mas os materiais a bordo são de boa qualidade. A suspensão traseira, com barra de torção, foi revista e está melhor ao absorver as irregularidades do piso como buracos e lombas indesejáveis.

A grande vantagem do Prius + em relação ao Prius convencional reside no facto de ao rebater-se os bancos da última fila fica-se com muito espaço na bagageira, ou seja 784L.

O banco do condutor e o volante são facilmente ajustáveis, tanto em altura como em profundidade. O painel de controle é de fácil utilização e nesta versão vem com sistema "head up display", que projecta dados no vidro para facilitar a condução sem desviar o olhar do mais essencial. A caixa de velocidades, de variação contínua, não é tão rápida a responder como no Prius convencional. Com a marcha atrás engatada percebe-se bem a diferença. O curioso mesmo é que ao fazer marcha atrás a Toyota colocou um sistema sonoro idêntico às carrinhas de caixa aberta. Talvez pela reduzida visibilidade a Toyota tenha optado por esta solução, mas é algo desajustado para carros desta categoria. Por isso quando andar em modo caranguejo vai ter um ruído indesejado a chatear.

O Prius + vem com três modos de condução: o exclusivo eléctrico (EV), o combinado (Eco) e o Power. Mas este não é um carro de corrida, é antes um veículo amigo do ambiente. No entanto é fácil de dominar e de confiança para o condutor. Mas há, ainda, um outro aspecto que pode confundir um condutor habituado ao travão de mão. A Toyota ao colocar a bateria entre os dois lugares da frente, para aumentar o espaço de carga, teve necessidade de substituir o travão de mão por um travão de pé, como se vêm nos Mercedes. O travão está colocado entre os pedais e a carroçaria. É necessário, primeiro, carregar no botão de arranque, de seguida carregar no botão para desbloquear o parqueamento, depois engatar para D (drive) e só então soltar o travão de pé. Para os que estão habituados ao travão de mão este pode ser um quebra cabeças.

Prós e contras
+ Silêncio no arranque, consumo em circuito urbano, segurança, conforto a bordo, local de colocação da bateria, capacidade da mala com os bancos da última fila rebatidos, locais de arrumo, suspensão
- Caixa de velocidades, som emitido na marcha atrás, preço, consumo extra-urbano, sistema de imobilização com travão de pé

Mecânica
Motor: Gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1798cc, 16 válvulas
Tracção: dianteira
Alimentação: injecção electrónica
Potência motor combustão: 99cv às 5200 rpm
Potência motor eléctrico: 81cv
Potência combinada: 136cv
Binário do motor combustão: 142 Nm às 4000 rpm
Binário do motor eléctrico: 207 Nm
Caixa: transmissão variável contínua (cvt)

Dimensões
Comprimento: 4615 mm
Largura: 1775 mm
Altura: 1575 mm
Peso: 1565 kg
Mala: 232 L, 784 L a 1750 L

Prestações
Velocidade máxima: 165 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 11,3 s

Consumos
Combinado: 4,4 L/100km
Emissões CO2: 101g/km

Preço
a partir de 41 090 euros

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