Dentro da mesma categoria este é mesmo o desportivo mais acessível do grupo Volkswagen. Tanto o Polo GTI como o Fabia RS são mais caros.
Abaixo do Ibiza Cupra existe o Ibiza FR que custa menos 2.000€, tem a mesma caixa, o mesmo consumo, as mesmas emissões, mas menos 30cv, ou seja 150cv. Já comparando com outros modelos fora do grupo Volkswagen, o Cupra tem performances iguais ou superiores até. Apresenta consumos inferiores e substancialmente mais acessível. É, portanto, uma opção mais racional aliada ao adn da Seat - filosofia desportiva.
O Seat Ibiza Cupra IV irá ser uma referência no mercado. De referir que o motor e a caixa são os mesmos que equipavam o Cupra II. As alterações foram introduzidas no exterior e no interior. As performances, os consumos e as emissões foram melhoradas. A frente é a do Ibiza comum mas mais agressiva com entradas de ar maiores. As quatro entradas em tiras horizontais (herdadas da Alfa Romeo pelo designer Walter de Silva quando entrou para a Seat) são já a imagem de marca que distingue este Ibiza dos restantes.
As ópticas trapezoidais com xénon e Leds dão um ar mais agressivo ao conjunto.
Este Ibiza vem já com o novo logotipo renovado da Seat e ainda uma nova sigla que designa o Cupra, uma bandeira de xadrez com uma tira vermelha. Em termos de condução o Cupra IV está mais rápido e ágil. O som do motor está mais felino o que agrada aos condutores amantes da velocidade. A suspensão foi revista para domesticar a "fera". Agora está mais agradável e não tão dura e seca. Os condutores portugueses, habituados aos buracos das suas estradas agradecem.
Para tornar o carro mais ágil foi introduzido um diferencial electrónico autoblocante e um controlo de estabilidade mais eficaz.
O equipamento de série satisfaz bem o tipo de cliente que procura este modelo.
Os materiais e acabamentos interiores estão bem melhores.
O design do interior também foi renovado ressaltando logo o novo volante desportivo com um agradável tacto.
No Ibiza Cupra é possível comandar a caixa de velocidades pelas patilhas localizadas atrás do volante. Uma autêntica novidade que farão o condutor sentir-se ao volante de um fórmula 1. Este é um equipamento que distingue o Cupra dos restantes Ibizas. Também o painel de instrumentos é distinto. Comum aos restantes Ibizas são mesmo o sistema de som e de infoentretenimento amovível com um ecrã de 5''. Inclui navegação, rádio de leitor de CD e MP3, computador de bordo e conexão Bluetooth.
Concorrentes
Volkswagen Polo GTISkoda Fabia RS
Opel Corsa OPC
Alfa Romeo MiTo Quadrifoglio Verde
Mecânica
Motor: Gasolina, dianteiro, 6 cilindros em linha, 1390ccTracção: dianteira
Alimentação: injecção electrónica directa
Potência: 180cv às 6200 rpm
Binário: 250 Nm às 2000-4500 rpm
Caixa: manual DSG de 7 velocidades
Prestações
Velocidade máxima: 228 km/hAceleração 0-100 km/h: 6,9 s
Consumos
Combinado: 5,9 L/100kmEmissões CO2: 139 g/km
Preço
estima-se que entre 21.000€ e 22.000€
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