

A Alfa Romeo divulgou imagens do 4C, cuja versão final será apresentada em Geneva. O 4C aqui mostrado tem poucas alterações desde que foi divulgado o protótipo inicial.De dimensões reduzidas (menos de 4m de comprimento, menos de 2m de largura e 1,18m de altura) e motor central este é um puro roadster desportivo.
Há já muito tempo que a Alfa Romeo não projectava um veículo com estas características e com um design tão apuradíssimo. Pode-se afirmar que nem mesmo o 8C Competizione consegue bater o 4C. As linhas revivalistas do 4C aliadas à correcta proporção resultaram em cheio. Por exemplo os recentes Giulietta ou MiTo foram buscar linhas revivalistas mas as suas dimensões parecem algo desproporcionais.Já no 4C o equilíbrio é perfeito em qualquer ângulo de vista. A traseira quase que faz recordar o ícone Lancia Stratos.
Para se poder ver os mais belos carros produzidos pela Alfa Romeo é necessário recuar bastante.Por exemplo procure o longínquo Alfa Romeo 33 Stradale e verá onde o 4C foi beber inspiração. A Alfa Romeo caiu muito nos anos 80 e 90 com veículos de estética bastante duvidosa e mecânica pouco fiável.
Mas esta história teve início na Fiat, detentora da Alfa Romeo. A Fiat, a atravessar uma crise de vendas, rejuvenesceu e ganhou um novo fôlego com o novo 500. Talvez tenha sido a grande salvação da marca de Turim.
Os italianos aperceberam-se do enorme sucesso que teve re-inventarem o mítico 500 e replicaram a fórmula na Alfa Romeo.O MiTo e o Giulietta são exemplos disso: inspiração retro com tecnologia contemporânea. E assim a Alfa Romeo conseguiu recuperar uma parte da reputação perdida depois de uma travessia no deserto.
O sucesso da Fiat foi tal que os detentores de acções da marca italiana bem podem estar agradecidos ao 500. Hoje os produtos do grupo são mais consensuais.
O Alfa Romeo 4C é um belo trabalho saído do estúdio italiano "Alfa Romeo Style Centre". Espera-se que a versão final não seja muito diferente. Ainda não existem imagens do interior mas sabe-se que a fibra de carbono imperará no habitáculo. Aliás a fibra de carbono serve grande parte da carroçaria do 4C para diminuir o peso e melhorar a performance.







Sem comentários: