

Quando a Seat apresentou a quarta geração do Toledo muitos respirarem de alívio porque a geração precedente foi um flop autêntico em termos de estética e de vendas onde a traseira constituía um desastre autêntico. A marca espanhola redimiu-se e o novo Toledo está mais consensual, no entanto perdeu alguma personalidade que caracteriza a Seat. O Toledo IV globalizou-se dentro do grupo Volkswagen. Ou seja está mais seguro, mais económico, e mais sóbrio, mas falta-lhe algo.
O Toledo IV não é um carro desportivo, é antes um veículo para transportar a família de modo confortável. Tem a frente dos novos Leon e Ibiza e o volume de um sedan. A nova geração de Seat's fez uma interrupção com as linhas antecedentes. Agora os faróis estão mais pontiagudos com losangos, triângulos em forma de dentes afiados. Mas a aposta para o Toledo foi dotar o sedan de linhas consensuais mais clássicas que aguentem mais tempo as modas. Não é um carro que chame muito a atenção, passa discreto.
Este é um sedan de três volumes de cinco portas com espírito para transportar a família de modo confortável. Tem amplo espaço interior e cresceu face ao Toledo III. A distâncias entre eixos aumentou 8cm o que beneficia os seus ocupantes. É fácil entrar pelas portas traseiras sem se correr o risco de bater com a cabeça. A mala também ganhou volume embora por fora não se tenha essa sensação. Com os bancos rebatidos oferece um espaço avantajado. Também o porta-bagagens tem um ângulo de abertura que facilita o seu acesso. Compartimentos para arrumação é o que não falta no Toledo IV.A posição de condução é confortável. O interior a bordo prima pela sobriedade minimalista. Os botões estão à vista e foram reduzidos ao essencial o que torna intuitivo o seu manuseamento sem necessidade de se consultar o manual de instruções. E por vezes, já se sabe, a simplicidade é o mais difícil. A Seat conseguiu esse objectivo. Só de realçar que a cor bege no interior é algo discutível pois tem tendência a evidenciar sujidade. O visor do sistema de navegação tem uma posição algo rebaixada o que pode por em causa a atenção na condução.
Quanto ao motor 1.6 tdi, do grupo Volkswagen, é o que já se sabe: economia e sobriedade. Se pretende mais vivacidade e agilidade, este propulsor não é o mais indicado. O bloco tem um torque de 250 Nm, a partir das 1500 rotações. Tem resposta fácil mas se se puxar por ele, revela alguma resistência. A caixa de cinco velocidades manual é fácil de manusear, mas uma caixa de seis relações talvez fosse a melhor opção. Um aspecto negativo do Toledo IV é a suspensão.Quando em piso irregular sentem-se os buracos no interior do habitáculo, principalmente nos lugares traseiros. Quanto a emissões de CO2, este novo Toledo está mais em linha com o ambiente. A Seat anuncia um consumo misto de 4L/100km embora na realidade não se verifique. O consumo real anda à volta dos 6L/100km. Talvez com o passar dos km's o motor consiga ganhar elastecidade.
Quanto a segurança o Toledo IV obteve 5 estrelas nos testes da EuroNcap. Trás de série aviso de colocação dos cintos de segurança, seis airbags, controlo electrónico de estabilidade, desactivação do airbag do passageiro e fixações Isofix para cadeiras de criança. Uma das grandes vantagens da nova geração do Toledo é a relação qualidade/preço. É a grande mais valia do Seat Toledo IV.
Prós e contras
+ espaço a bordo, compartimentos de arrumo, relação qualidade/preço, segurança, design consensual, simplicidade e funcionalidade- falta de alguma "chama", caixa manual de 5 velocidades é escassa, suspensão
Mecânica
Motor: Gasóleo, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1598cc, 16 válvulasTracção: dianteira
Alimentação: injecção directa, com turbo, por conduta comum
Potência: 105cv às 4400 rpm
Binário: 250 Nm às 1500-2500 rpm
Caixa: manual de 5 velocidades
Dimensões
Comprimento: 4482 mmLargura: 1706 mm
Altura: 1461 mm
Peso: 1265 kg
Mala: 550 L
Depósito: 55 L
Prestações
Velocidade máxima: 190 km/hAceleração 0-100 km/h: 10,4 s
Consumos
Combinado: 4 L/100kmEmissões CO2: 106g/km
Preço
a partir de 24.801€






Sem comentários: