BMW ActiveHybrid 3 (2013)

A BMW tem disponível no mercado três modelos híbridos a gasolina que pretendem colocar a marca alemã no sector dos híbridos, cuja quota significativa começa a ganhar terreno nas outras marcas.

Portanto a BMW não quer ficar para trás e lançou recentemente o seu terceiro veículo híbrido: o ActiveHybrid 3 (ou Série 3 híbrido).

No entanto, ao contrário de outros modelos híbridos disponíveis no mercado, o ActiveHybrid 3 não é um carro propriamente económico.

A marca alemã ainda está a dar os primeiros passos nesta tecnologia. Aliás a generalidade das marcas alemãs ainda tem um atraso significativo para as marcas japonesas.

Pode-se dizer que o ActiveHybrid 3 é um BMW mas com a opção de condução em modo eléctrico. Dir-se-ia que esta tecnologia verde está na moda. E se calhar os clientes vão adquirir esta viatura mais por estarem na moda os híbridos, e não tanto pelos consumos. Mas não basta estar na moda. É necessário que a sua implementação implique consumos mais baixos que justifiquem a sua compra. O preço base de 61.600€ torna-o num carro com pouca procura no nosso mercado. Para além deste aspecto é preciso ter em conta que os preços na BMW são bastante enganadores. Os extras são pagos à parte e encarecem o valor final.

Por exemplo os bancos em pele eléctricos com memória, as inserções em madeira, as jantes de 18'', os sensores de luz, os sensores de chuva, os sensores de estacionamento, o cruise control, as ligações bluetooth e iPod são extras.

Ao preço de base (já exagerado) de 61.600€ pode-se acrescentar ainda mais 25.000€.
A compra deste carro não é uma escolha racional, serve antes para mostrar uma faceta ambiental aos "outros". Mas é enganador.

O exterior é, em quase tudo, idêntico ao Série 3. Apenas as inscrições da palavra "híbrido" na lateral e atrás o distinguem. O interior é bastante confortável. É um veículo fácil de conduzir, apesar das dimensões. A caixa automática de oito velocidades é eficiente. O motor deste ActiveHybrid 3 é competente. Trata-se do propulsor a gasolina de 2979cc com 306cv, e do bloco eléctrico de 55cv. A potência combinada tonda os 340cv. É, aliás, o mesmo motor que equipa o ActiveHybrid 5. A curiosidade do ActiveHybrid 3, é que é mais potente do que os restantes Série's 3 a combustão.

Em modo eléctrico puro o ActiveHybrid 3 pode percorrer até 4km. O propulsor eléctrico tem uma bateria de iões de lítio. A carga do motor eléctrico pode ser feita através do motor a combustão, ou pelo sistema de recuperação em travagem e desacelerações. Tem três tipos de condução: Eco Pro, Confort e Sport. No modo Eco Pro a resposta é suave e o indicador de consumos e carga da bateria dão a informação no painel de instrumentos. No modo Confort a condução é mais confortável. Já no modo Sport a resposta do motor é mais imediata e desportiva.

O diferencial autoblocante permite uma condução estável e segura. É um carro de condução eficaz. O grande calcanhar de aquiles é mesmo o consumo. Em modo Eco Pro a média ronda os 8,8 L/100km, o que está bem longe do valor anunciado de 5,9 L/100km. Talvez por isso mesmo a BMW tenha optado por não colocar no computador de bordo o consumo instantâneo...
Ao nível de segurança o ActiveHybrid 3 obteve 5 estrelas nos testes EuroNcap.

Devido ao facto da tecnologia híbrida ainda ser uma novidade para a BMW ou ainda pela simples razão de que a generalidade das marcas tenha vindo a aumentar as suas garantias, o ActiveHybrid 3 oferece o serviço 'BMW Service Inclusive' que inclui cinco anos de assistências e revisões (mudanças de óleo, filtros, velas, líquidos travões entre outros) ou 100.000km.

Ao nível do habitáculo existem muitos espaços para arrumos. O ambiente é agradável, mas há que referir que o tom claro dos forros interiores tem tendência a manchar mais facilmente do que se fosse na cor escura. A capacidade da bagageira ficou limitada em 90 litros para colocação das baterias do motor eléctrico. No entanto o ActiveHybrid 3 trás de série pneus run-flat que dispensam pneu suplente ou kit de reparação de pneus. Por isso a bagageira não foi tão "fustigada".

O ActiveHybrid 3 pode ainda vir equipado com câmaras incorporadas que permitem uma visão no computador de bordo a 360º, facilitando o estacionamento.

Prós e contras
+ qualidade geral, estética, motor, espaço a bordo, zonas de arrumo
- consumos reais, preço base e extras, capacidade da bagageira

Mecânica
Motor combustão: Gasolina, dianteiro, 6 cilindros em linha, 2979cc, 24 válvulas
Alimentação motor combustão: injecção directa, com turbo
Potência motor combustão: 306cv às 5800-6000 rpm
Binário motor combustão: 400 Nm às 1200-5000 rpm
Alimentação motor eléctrico: bateria de iões de lítio
Potência motor eléctrico: 55cv
Binário motor eléctrico: 21 Nm
Potência combinada: 340cv
Binário máximo combinado: 450 Nm
Tracção: traseira
Caixa: Automática de 8 velocidades

Dimensões
Comprimento: 4624 mm
Largura: 1811 mm
Altura: 1429 mm
Peso: 1730 kg
Mala: 390 L
Depósito: 57 L
Pneus: 225/45 R18 91Y ou 225/50 R17 94W

Prestações
Velocidade máxima: 250 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 5,3 s

Consumos
Combinado: 5,9 L/100km
Emissões CO2: 139g/km

Preço
a partir de 61.600€

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO