Toyota Auris 1.4 D-4D II (2013)



A Toyota tem-se revelado pioneira nas versões híbridas, mas os modelos a diesel ainda são os que mais vendem no nosso mercado, por serem mais baratas. O Auris a diesel constitui uma grande fatia de mercado para a marca japonesa. O motor diesel da segunda geração do Auris foi inaugurado em 2002. Pela primeira vez, nessa altura, a Toyota produziu blocos a diesel feitos em alumínio. E desde aí até hoje houve poucas mexidas. É verdade o motor da segunda geração do Auris a diesel é o mesmo de 2002, embora com ligeiras alterações. A sua eficácia e consumo permitiram uma longevidade assinalável.

O Toyota Auris surgiu na primeira geração em 2007 para substituir o Corolla. Em 2010 apareceu a versão híbrida e agora surge a segunda geração. Actualmente as versões do Auris mais vendidas em Portugal são a gasóleo, seguidas do híbrido e por fim a gasolina. A versão 1.4 D-4D de 90cv é a que tem a maior fatia de vendas com o equipamento de entrada Active que oferece sistema Start & Stop. A Toyota espera que as frotas de empresas sejam os clientes preferenciais.

O equipamento de segurança que o Toyota Auris oferece é completo e o conforto é suficiente. O nível de entrada Active vem de série com luzes diurnas em Led, espelhos retrovisores aquecidos, jantes de ferro com tampões de 15'', rádio CD/mp3 com entrada USB, comandos no volante. Já o nível Comfort com pack Sport vem com vidros traseiros escurecidos, bancos desportivos, ar condicionado, faróis de nevoeiro, jantes de liga leve de 16 ou 17'', computador de bordo, câmara traseira, acabamentos desportivos.



No entanto mesmo no nível de entrada é de assinalar que os materiais foram bastante melhorados quando comparado com a primeira geração do Auris. Em termos estéticos o Auris II está mais apelativo e apresenta uma aerodinâmica mais aperfeiçoada com um coeficiente de resistência ao ar mais baixo. Ao nível do motor 1.4 a gasóleo, o mesmo que equipava a primeira geração, é o que já se conhecia, com ligeiras melhorias.

A condução do Auris II a diesel é agradável e estável. A resposta do motor às acelerações e recuperações revela-se competente. O bloco 1.4 D-4D é já um clássico da indústria automóvel que tem conseguido aguentar o passar do tempo e revela-se flexível ao adaptar-se às novas exigências. De salientar ainda que o Auris teve apresentação exclusiva em Portugal.

Mecânica
Motor: Diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1364cc, 8 válvulas
Tracção: dianteira
Alimentação: injecção directa, com turbo
Potência: 90cv às 3800 rpm
Binário: 205 Nm às 1800-2800 rpm

Prestações
Velocidade máxima: 180 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 12,5 s

Consumos
Combinado: 3,8 L/100km
Emissões CO2: 99 g/km

Preço
a partir de 21.770€

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