

O Parcour, da ItalDesign Giugiaro, foi apresentado no salão de Genebra. Trata-se de um exótico modelo experimentalista que mistura os conceitos de roadster com crossover apimentado com um motor Lamborghini.
Algo que já sucedeu no passado. Lembra-se do Lancia Stratos que vinha com um motor Ferrari e que tanto sucesso teve fora de estrada nos ralys? É mais ou menos uma mistura idêntica. Em termos de design o Parcour tem uma linguagem retro, e apresenta um formato muito semelhante ao longínquo e saudoso Lancia Stratos.
O Parcour é uma versão robusta do touro italiano Lamborghini. Aliás a Lamborghini que já se está a lançar no mercado dos SUV's, mas este modelo procura uma outra franja específica. O grupo Volkswagen não quis correr riscos com a conceituada Lamborghini e recorreu à sua recente aquisição, a ItalDesign Giugiaro, para experimentar este tipo de veículo inexistente no mercado. Para além disso este modelo também foi concebido para comerar os 45 anos da Italdesign Giugiaro.

O Parcour é um roadster desportivo mas com apetência para caminhos fora de estrada. Vem com uns enormes pneus de jantes de 22''. O Parcour pode ir a qualquer lugar, e é bastante rápido, graças a um motor V10 a gasolina da Lamborghini que se esconde sob o capot. A potência de 550 cv é entregue às quatro rodas. Portanto com tracção total o Parcour não teme nenhum obstáculo e é capaz de enfrentar qualquer terreno. Pode alcançar os 100km/h em apenas 3,6 segundos.

No entanto, em estrada, apenas quatro braços vão estar em funcionamento, de modo que o carro apresente um comportamento desportivo.
Como em muitos outros concept cars, o Parcour não tem os espelhos retrovisores laterais. Foram substituídos por câmaras acopladas no tejadilho, o que também ajuda o modelo a ter um aspecto de roadster. As portas abrem em forma de asa de gaivota e estão sub-divididas em dois módulos para facilitar o acesso ao interior. Só resta saber se o modelo vai ter aceitação do público e se entra em produção.
Sem comentários: