
Fundado em 2007, o pequeno Fiat 500 tornou-se muito popular no mercado, tanto pelo seu visual retro e chique, como pela sua qualidade acima da média. Passados seis anos o carro continua com vigor sem necessidade de facelifts ou updates estéticos.
O Opel Adam foi revelado em 2012 para ser lançado no mercado em 2013. A marca alemã inicia os primeiros passos no sector dos pequenos citadinos pequenos. O carro mais pequeno que a Opel já fabricou até hoje foi o Corsa. O Adam é mais pequeno, feito para circular na cidade e com um design mais personalizável. O chamando citadino chique.
Será que o Opel Adam consegue destronar o Fiat 500?
Olhando para os dois modelos, o Opel Adam parece-se muito com o Fiat 500. A marca alemã procurou imitar as receitas. Mesmas proporções, forma recortada atrás ou faróis arredondados à frente. De perfil o Adam parece uma fotocópia do 500. Mas há diferenças. A Opel introduziu uma enorme grelha frontal a rasgar o pára-choques o que confere um ar mais dinâmico contra o estilo clássico e retro do 500.

O Fiat 500 não necessita de quaisquer comentários especiais, pois segue a fórmula de sucesso do carro histórico de 1957 em que se inspirou, mas com nova tecnologia e um estilo mais apurado e contemporâneo. A frente é marcada pelas ópticas redondas, um bigode cromado horizontal onde assenta um logotipo, que também foi revisto regressando ao formato antigo com fundo em cor bordeaux.
Os segredos do Fiat 500 não se esgotam no seu design. Por dentro os designers e engenheiros italianos conseguiram criar um ambiente confortável com materiais simples e baratos mas que combinados resultam em pleno. Apesar do seu tamanho compacto o espaço a bordo não é claustrofóbico.
Estética
No geral, e passados alguns anos, o Fiat 500 ainda é agradável. Em termos estéticos o 500 é mais consistente e original, enquanto o Adam bebe muita inspiração no 500 com alguns elementos claramente adaptados para darem mais agressividade.
Fiat 500: 1, Opel Adam: 0
Interior
A linguagem retro do Fiat 500 não se esgota no exterior. Estende-se também para o interior o que confere intemporalidade ao carro na sua globalidade. Os materiais são simples mas que combinados criam um ambiente agradável, sofisticado, e de qualidade.
Por sua vez o Adam tem um design moderno com materias e acabamentos de qualidade superior que o colocam num patamar ao estilo premium. No entanto a Opel não conseguiu resistir e voltou a inspirar-se no 500 em alguns aspectos. A Fiat conseguiu fazer muito com menos.
Fiat 500: 1, Opel Adam: 0
Espaço e dimensões
O Fiat 500 tem 3,55m de comprimento, 1,63m de largura e 1,49mm de altura. Devido à traseira, que desce suavemente e não verticalmente (como o 500 original), a capacidade da mala sofre um pouco. O espaço a bordo é bom para aqueles que se sentam na frente, e um pouco menos amplo para quem se senta nos bancos traseiros. A forma original condiciona os lugares traseiros.
As medidas de Opel são ligeiramente maiores. Tem um comprimento total de 3,70m uma largura de 1,72m e uma altura de 1,48 m. A capacidade da mala é ligeiramente maior no Adam. No interior do Adam aplica-se a mesma fórmula do 500 mas com um pouco de mais espaço: amplo à frente e reduzido atrás devido às proporções. No entanto, apesar das diferenças, o Adam não é particularmente grande.
Fiat 500: 0, Opel Adam: 1
Gamas
O Fiat 500 tem uma gama muito ampla e variada de motorizações. Entre a gasolina encontramos o 1.2L aspirado de 69 cv; o 0,9L TwinAir de dois cilindros com turbo de 85 cv e o 1.4L aspirado de 100 cv. O diesel é apenas o 1.3L 16V Multijet de 95 cv. Há também uma versão bi-fuel (gasolina/GPL), chamada Power Easy, que tem uma motorização 1.2L com 69 cv.
A Opel, por enquanto, fornece apenas dois motores, ambos a gasolina e aspirados. Trata-se de um 1.2L com 70 cv e outro de 1.4L com 100 cv. De momento não há sobrealimentação com turbo. Talvez no futuro a marca alemã alargue o leque de ofertas.
Fiat 500: 1, Opel Adam: 0
Personalização
Quando surgiu em 2007, o Fiat 500 foi um dos carros do mercado com mais opções de personalização, graças a uma ampla gama de jantes de liga leve, de cores exteriores e adesivos. A Fiat, à imagem da Mini foi pioneira nestas soluções para tornarem cada modelo único.
O Opel Adam pode fazer melhor com uma possibilidade de configurações bastante ampla: doze cores para a carroçaria, quatro para o interior, dezanove tipos de decorações para o interior, quinze tipos de assentos, e vários tipos de jantes de liga leve (diâmetros de 16'' a 18'').
Ao nível de equipamento ambos os carros têm uma lista de opções bastante semelhantes, variando do controle climático automático até ao sistema de navegação por satélite. Em suma, todo o tipo de comodidades que se poderia querer num carro deste tipo. O Adam oferece mais opções e conseguiu ir mais longe.
Fiat 500: 0, Opel Adam: 1
Preço
A fixação de preços entre os dois carros é relativamente equivalente. O primeiro empate.
Fiat 500: 1, Opel Adam: 1
Veredicto
Apesar dos anos, Fiat 500 é Fiat 500, com todos os seus pontos fortes e fracos. Belo, delicioso, com uma vasta gama de motores: de facto, provavelmente, o melhor supermini no mercado. O Opel Adam oferece um design moderno com interiores de boa qualidade e muito espaço, mas ainda é uma imitação do 500. Por tudo isto a vitória cabe ao Fiat 500, embora a vantagem não seja folgada.
Fiat 500: 4
Opel Adam: 3
Sem comentários: