Ford Kuga II (2013)



A segunda geração do SUV Ford Kuga é uma versão totalmente nova projectada a partir do zero. Não se trata de um mero facelift. Este é um modelo mais global feito para entrar nos mercados europeu, asiático e americano. Está, por isso mesmo, maior, mais espaçoso e com um design actualizado.

Haverá quatro opções de motorizações. Dois a gasolina e dois a diesel. Os blocos a diesel serão, obviamente, os que maior fatia de mercado terão. A unidade de maior potência a diesel virá com o bloco 2.0 litros de 161cv que equipava a anterior geração do Kuga. Não é especialmente rápido, leva 9,9 segundos para atingir os 100km/h, mas tem um bom binário e puxa com força e sem problemas em subidas inclinadas.

Quanto ao bloco 1.6 litros EcoBoost a gasolina tem algum potencial, mas a caixa de seis velocidades automática revela-se algo lenta e estraga o comportamento geral. E é uma pena, porque, quando a caixa for substituída, o Ecoboost 1.6 revelar-se-á tranquilo com muita tração e ritmo. Já os modelos equipados com motor a diesel recebem uma caixa de dupla embraiagem que, estas sim, revelam um comportamento mais dinâmico.

O Kuga também tem um direcção agradavelmente equilibrada. Infelizmente, sua agilidade é prejudicada nas curvas em alta velocidade. Esta nova versão não se sente tão ágil ou desportiva quando comparada com o seu antecessor. E é pena. As maiores dimensões e peso prejudicam o comportamento em curva.

Tirando esse handicap, o novo Kuga tem um ar mais maduro com uma sensação de carro mais familiar. Quanto ao comportamento da suspensão ouvem-se alguns barulhos ao passar por pisos mais irregulares, mas o conforto raramente sofre com isso. O refinamento geral é bom com materiais e acabamentos de melhor qualidade.

Um dos maiores problemas com o Kuga I era sua bagagem pequena, mas a capacidade passou de 360 litros para os 456 litros no Kuga II. Portanto o espaço está mais generoso para agradar a uma família mais composta. Mas há um senão. Os referidos 456 litros só existem se se optar por um kit de reparação de pneus.

Se se optar por um pneu suplente convencional a capacidade da bagagem desce para os 406 litros, o que coloca o Kuga II atrás dos seus rivais, neste aspecto. Também o rebatimento dos assentos traseiros é feito em movimentos fáceis, mas ao contrário de outros modelos não dobram de forma completamente plana.
Os passageiros traseiros têm uma quantidade razoável de espaço para as pernas. Um túnel central muito baixo garante espaço decente para os pés de um passageiro central, e a altura livre é boa tanto na parte dianteira como traseira, desde que se evite o teto solar opcional.

Na frente, o painel de instrumentos é bastante parecido com o de um Focus. É inteligente e intuitivo o suficiente, mas a consola central é muito exigente, e muitos dos botões são pequenos e mal rotulados. O sistema de infotainment é bastante trabalhoso também e a tela sat-nav é pequena se comparada com o anterior modelo.

O novo Ford Kuga abordou alguns problemas existentes na versão anterior, mas não foi longe o suficiente e, ao contrário do seu antecessor, não é especialmente agradável de dirigir. A condução tornou-se menos confortável talvez fruto do maior peso, e existem alguns ruídos de vento a altas velocidades que são perceptíveis na parte lateral e nos espelhos retrovisores.

Prós e contras
+  acabamentos e materiais, qualidade geral, espaço a bordo
-  bagageira se se optar por pneu suplente, comportamento em condução, ruídos de vento a alta velocidade

Modelo equipado com motor 2.0L diesel
Motor: Diesel, dianteiro
Tracção: dianteira
Alimentação: injecção directa, com turbo
Potência: 161cv
Binário: 340 Nm
Caixa: com dupla embraiagem de 6 velocidades
Velocidade máxima: 198 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 9,9 s
Consumo combinado: 4,9 L/100km
Emissões CO2: 154g/km

Modelo equipado com motor 2.0L gasolina
Motor: Gasolina, dianteiro
Tracção: dianteira
Alimentação: injecção directa, com turbo
Potência: 178cv
Binário: 240 Nm
Caixa: automática de 6 velocidades
Velocidade máxima: 200 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 9,7 s
Consumo combinado: 6,4 L/100km
Emissões CO2: 179g/km

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