Honda CR-V IV 2.2 i-DTEC 4WD (2013)



A Honda lançou a quarta geração do Suv CR-V. Desde o lançamento da primeira geração que o CR-V já vendeu cinco milhões de viaturas por todo o mundo. Esta nova versão tem mais equipamento de segurança, o conforto melhorou bastante e está mais robusto. Em relação à geração anterior apenas manteve as medidas de largura e distância entre eixos. O resto é tudo novo. O novo CR-V perdeu um pouco o espírito para circular fora de estrada mas ganhou mais firmeza para andar na cidade principalmente em estradas irregulares. Tem um pequeno senão: está mais caro (a versão mais acessível 1.6L diesel será lançada mais tarde).

O conjunto apresenta-se mais musculado e robusto. A frente apresenta uma grelha imponente de três lâminas horizontais cromadas que cruzam as ópticas, agora de formas mais aguçadas, à imagem das últimas gerações do Civic. Na parte inferior sobressai uma protecção metálica que se prolonga até á parte inferior da grelha. A base da carroçaria e as cavas das rodas são agora protegidas e rematadas por plástico preto para evitar sujidade na pintura. Na lateral os vidros traseiros têm um formato mais elegante com uma moldura cromada e querer elevar o estatuto de premium. O desenho da traseira talvez possa ter ido buscar alguma inspiração à Volvo no caso da solução de ópticas verticas nas extremidade do volume.

As marcas automóveis têm focado as suas atenções na ecologia e na economia. Este Honda não foge à regra. Dispõe de um botão de cor verde que acciona o sistema Econ. Este sistema permite ao CR-V adaptar-se a uma condução mais económica. O motor que equipa esta viatura é um bloco 2.2L diesel com 150cv. Por isso há que ter preocupação com o ambiente e a carteira, principalmente numa viatura de duas toneladas. Em alternativa a Honda disponibiliza um motor a gasolina 2.0L com 155cv, mas que não será a escolha preferida no mercado português, por razões óbvias. Para mais tarde será lançado o 1.6L de 120cv a diesel, o mais amigo da carteira dos portugueses.

O CR-V não é uma viatura de corrida. A Honda preocupou-se mais com os consumos e deixou de parte as prestações. No entanto, o motor é rápido a responder nas situações em que se exija mais força como ultrapassagens ou subidas íngremes e consegue alcançar os 100km/h em 9,7 s. O sistema 4WD (só disponível na versão diesel) permite oferecer tracção às quatro rodas. O CR-V é um carro grande mas que se manobra com bastante facilidade face ao seu peso. A visibilidade para trás não é das melhores devido ao design mais desportivo que encurtou o óculo traseiro. Mas tem um sistema que inclina automaticamente os espelhos retrovisores e uma câmara de estacionamento quando em marcha atrás, o que facilita em muito as manobras. A Honda anuncia consumos de 6,7L/100km para este bloco 2.2 i-DTEC 4WD, embora possa ir aos 7,5L/100km. Mas como se trata de um diesel é natural que com o tempo os valores se aproximem do anunciado.

O interior é agradável, espaçoso e confortável. Os materiais são de boa qualidade. Há espaço suficiente para cinco ocupantes. Ao centro junto à consola central existe um espaço para arrumos de objectos que é sempre bem vindo. A posição de condução do CR-V é confortável. Os comandos são de fácil leitura e intuitivos. A consola central apresenta dois ecrãs. Um deles fornece informação de dados, o outro é um ecrã táctil com informação necessária ao condutor e navegação multimédia i-MID. A imobilização da viatura é feita por um tradicional travão de mão. O espaço da bagageira é bastante generoso com uma capacidade de 589L e uma forma adaptável a qualquer objecto. Os bancos traseiros são fáceis de rebater.

Prós e contras
+ Design, espaço a bordo, segurança, qualidade geral
- Sem vocação fora de estrada, preço, visibilidade traseira

Mecânica
Motor: Diesel, dianteiro, 4 cilindros em linha, 2199cc, 16 válvulas
Tracção: integral
Alimentação: injecção directa, com turbo por conduta comum
Potência: 150cv às 4000 rpm
Binário: 350 Nm às 2000 rpm
Caixa: Manual de 6 velocidades

Dimensões
Comprimento: 4570 mm
Largura: 1820 mm
Altura: 1685 mm
Peso: 1753 kg
Mala: 589 L
Depósito: 58 L
Pneus: 225/60 R18

Prestações
Velocidade máxima: 190 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 9,7 s

Consumos
Combinado: 5,8 L/100km
Emissões CO2: 154 g/km

Preço
a partir de 45.900€

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO