

A Renault apresentou o Clio IV na versão carrinha, denominada Sport Tourer. Esta carrinha irá concorrer com o segmento B e tem argumentos para competir, inclusivé, com a carrinha Mégane, também da marca francesa. A carrinha Clio está mais madura e com mais personalidade. A frente do Renault Clio IV Sport Tourer é a mesma do Cio IV. Apenas foram acrescentadas luzes diurnas na grelha horizontal.
A frente do novo Clio não tem um design consensual. Há quem goste mas também há quem ache os faróis desproporcionados. Já a traseira da Sport Tourer é totalmente nova com ópticas mais alongadas. E, diga-se, está mais bem conseguida do que a frente. A distância entre eixos mantém-se tal como no Clio IV. A Sport Tourer é mais comprida em 21cm do que o citadino. O tejadilho desta carrinha tem um formato mais arredondado terminando num aerodinâmico aileron.

Os puchadores das portas traseiros foram dissimulados nos pilar traseiros de forma a dar um aspecto de coupé ao veículo. A forma geral do Renault Clio IV Sport Tourer está mais orgânica e fluída com muitas curvas. Esta carrinha tem 431L de espaço na bagageira. Quanto a motorizações são os mesmos blocos do Clio IV. Ambos os diesel e gasolina têm a mesma potência de 90cv. O bloco a gasolina é um tricilíndrico 0.9L com turbo, enquanto o bloco a diesel é o tradicional 1.5L, que foi melhorado.

Ao nível do interior é de realçar o design discutível dos manómetros que são interrompidos por uma moldura oval ao meio. Nesta carrinha a Renault introduziu o sistema R-Link, que consiste num ecrã táctil multimédia de 7'' com funções de navegação, multimédia, kit mãos livres ou consulta e envio de emails com o veículo parado. A consola central onde se localiza o ecrã táctil tem uma moldura cromada e um acabamento preto brilhante que é susceptível de se riscar facilmente.
Motorizações a gasolina
Sport Tourer 0.9 Tce 90 (90cv): 182km/h; 4,5L/100km; 104g/km; 14.800€Motorizações a diesel
Sport Tourer 1.5 dCi (90cv): 180km/h; 3,2L/100km; 83g/km; 18.300€
Sem comentários: