

O Mini John Cooper Works é a segunda versão mais desportiva do Mini a seguir ao Mini Cooper. É um carro de pura diversão para ambientes urbanos. Pequeno, de fácil condução, de fácil parqueamento, e capaz de fazer corar outros condutores após cair o sinal vermelho. Não é um carro familiar pois o espaço a bordo não abunda, mas garante prazer de condução.
Por baixo do capot do John Cooper Works alojam-se 211cv prontos a responder ao acelerador. Com um tamanho tão reduzido, pouco peso e tamanha potência é um carro para altas velocidades.
Foi em 1950 que o designer de carros desportivos John Cooper revolucionou o mundo automóvel ao criar um modelo com motor traseiro. Desde aí até ao desporto automóvel foi um salto.

A bagageira do John Cooper Works é para esquecer, pois os 160L mais não servem do que transportar pequenas compras. A caixa de velocidades é manual de seis relações. Está bem escalonada com relações curtas, no entanto a marcha-atrás é algo complicativa e enganadora. Dispõe de sistema start-stop que é possível desligar accionando um botão. A média de consumo anunciada pela Mini é de 6,6L/100km, no entanto o consumo real anda entre os 7,5 e 8,5L/100km. Tendo em conta a potência é um consumo aceitável.
O John Cooper Works é um carro de sangue na guelra que aliado a um design intemporal tornam-no num carro único. Como grande defeito é a extensa lista de opções, um pouco à imagem do que pratica a BMW, detentora da marca inglesa. Não se aceita que os comandos no volante (mais 200€) ou a conexão bluetooth sejam pagos à parte.

A suspensão, o controlo de estabilidade e os travões foram modificados no John Cooper Works para melhor se adaptar a um estilo de condução mais desportiva. Ao nível do interior, os acabamentos e materiais são de boa qualidade. Os bancos são confortáveis próprios para um carro desportivo. Os instrumentos e o painel de bordo são intuitivos e de fácil leitura. É possível tornar o carro ainda mais desportivo accionando o botão no modo Sport. Para os que querem sentir uma condução purista, também existe um botão que permite desligar o controlo de estabilidade.
Prós e contras
+ design, prestações, condução, qualidade geral
- consumo, espaço, bagageira, localização marcha-atrás, extras à parte, preço
Mecânica
Motor: Gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1598cc, 16 válvulasTracção: dianteira
Alimentação: injecção directa, com turbo twin scroll, intercooler
Potência: 211cv às 6000 rpm
Binário: 260 Nm às 1750-5500 rpm
Caixa: Manual 6 velocidades
Dimensões
Comprimento: 3758 mmLargura: 1683 mm
Altura: 1407 mm
Peso: 1160 kg
Mala: 160 L
Depósito: 50 L
Pneus: 205/45 R17 84W run flat
Prestações
Velocidade máxima: 238 km/hAceleração 0-100 km/h: 6,5 s
Consumos
Combinado: 6,6 L/100kmEmissões CO2: 153g/km
Preço
a partir de 33.900€
Sem comentários: