Mini John Cooper Works (2013)



O Mini John Cooper Works é a segunda versão mais desportiva do Mini a seguir ao Mini Cooper. É um carro de pura diversão para ambientes urbanos. Pequeno, de fácil condução, de fácil parqueamento, e capaz de fazer corar outros condutores após cair o sinal vermelho. Não é um carro familiar pois o espaço a bordo não abunda, mas garante prazer de condução.

Por baixo do capot do John Cooper Works alojam-se 211cv prontos a responder ao acelerador. Com um tamanho tão reduzido, pouco peso e tamanha potência é um carro para altas velocidades.

Foi em 1950 que o designer de carros desportivos John Cooper revolucionou o mundo automóvel ao criar um modelo com motor traseiro. Desde aí até ao desporto automóvel foi um salto.

Também nessa altura criou uma versão desportiva do Mini que se denominou Mini Cooper e venceu três provas no rali de Monte Carlo. Mais tarde surgiu uma versão ainda mais desportiva designada Mini John Cooper Works. Actualmente existe ainda uma terceira versão mais potente: o Mini John Cooper Works GP (só disponível por encomenda).

A bagageira do John Cooper Works é para esquecer, pois os 160L mais não servem do que transportar pequenas compras. A caixa de velocidades é manual de seis relações. Está bem escalonada com relações curtas, no entanto a marcha-atrás é algo complicativa e enganadora. Dispõe de sistema start-stop que é possível desligar accionando um botão. A média de consumo anunciada pela Mini é de 6,6L/100km, no entanto o consumo real anda entre os 7,5 e 8,5L/100km. Tendo em conta a potência é um consumo aceitável.

O John Cooper Works é um carro de sangue na guelra que aliado a um design intemporal tornam-no num carro único. Como grande defeito é a extensa lista de opções, um pouco à imagem do que pratica a BMW, detentora da marca inglesa. Não se aceita que os comandos no volante (mais 200€) ou a conexão bluetooth sejam pagos à parte.

O motor de 1.6L e 211cv a gasolina do John Cooper Work oferece potência a rodos ao condutor. É um produto da parceria da BMW com o grupo PSA. Uma subida com grande inclinação não é obstáculo para este carro. Os pneus deste carro são à prova de furo - run flat. Logo a Mini não teve necessidade de colocar pneu suplente, o que é um peso a menos.

A suspensão, o controlo de estabilidade e os travões foram modificados no John Cooper Works para melhor se adaptar a um estilo de condução mais desportiva. Ao nível do interior, os acabamentos e materiais são de boa qualidade. Os bancos são confortáveis próprios para um carro desportivo. Os instrumentos e o painel de bordo são intuitivos e de fácil leitura. É possível tornar o carro ainda mais desportivo accionando o botão no modo Sport. Para os que querem sentir uma condução purista, também existe um botão que permite desligar o controlo de estabilidade.

Prós e contras
+ design, prestações, condução, qualidade geral
- consumo, espaço, bagageira, localização marcha-atrás, extras à parte, preço

Mecânica
Motor: Gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1598cc, 16 válvulas
Tracção: dianteira
Alimentação: injecção directa, com turbo twin scroll, intercooler
Potência: 211cv às 6000 rpm
Binário: 260 Nm às 1750-5500 rpm
Caixa: Manual 6 velocidades

Dimensões
Comprimento: 3758 mm
Largura: 1683 mm
Altura: 1407 mm
Peso: 1160 kg
Mala: 160 L
Depósito: 50 L
Pneus: 205/45 R17 84W run flat

Prestações
Velocidade máxima: 238 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 6,5 s

Consumos
Combinado: 6,6 L/100km
Emissões CO2: 153g/km

Preço
a partir de 33.900€

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