

A Renault apresentou a quarta geração do Renault Clio agora na versão desportiva.
O pequeno citadino desportivo Clio RS 200 EDC ultrapassa a anterior geração de 2009 em vários aspectos.
O Clio RS 200 EDC tem um design ligeiramente mais agressivo do que a versão normal com a grelha frontal inferior a ser o grande elemento diferenciador.
No entanto está mais confortável e domesticado.
Esta nova geração pretende passar despercebida. No entanto as jantes de 18'' na cor preta e pinças vermelhas não enganam. O Clio RS 200 EDC vem com cinco lugares e cinco portas.

O motor do Clio RS 200 EDC é um bloco a gasolina de 1.6 litros com turbo de injecção directa. A caixa de seis velocidades é de dupla embraiagem e possui comando em forma de patilhas atrás do volante, ao estilo fórmula 1. Alcança os 100km/h em 6,7s e a velocidade máxima é de 230km/h. Valores que ultrapassam a anterior geração.
Quanto a consumos as coisas melhoraram bastante face à geração anterior. A terceira geração consumia 8,3L/100km, enquanto esta consome 6,3L/100km. Um salto enorme devido à associação do turbo com o bloco a gasolina de 1.6 litros. O bloco de 2009 era totalmente atmosférico sem turbo e tinha 2.0 litros de cilindrada.

O Clio RS 200 EDC é mais rígido que a versão normal mas possui uma suspensão hidráulica que atenua o desconforto. O diferencial é electrónico e contribui para um comportamento desportivo do veículo.
Em suma o Clio RS 200 EDC está mais domesticado e apto a oferecer menores consumos, mais conforto mas as performances estão mais apuradas.
É possível ainda escolher, em opção, pelo chassis Cup que apresenta uma rigidez superior em 15% e uma distância ao solo inferior em 3mm.
Renault Clio RS 200 EDC a gasolina
1.6T RS (200cv): 230km/h, 6,3L/100km, 144g/km
Sem comentários: