Renault Clio IV RS 200 EDC (2013)



A Renault apresentou a quarta geração do Renault Clio agora na versão desportiva.

O pequeno citadino desportivo Clio RS 200 EDC ultrapassa a anterior geração de 2009 em vários aspectos.

O Clio RS 200 EDC tem um design ligeiramente mais agressivo do que a versão normal com a grelha frontal inferior a ser o grande elemento diferenciador.

No entanto está mais confortável e domesticado.
Esta nova geração pretende passar despercebida. No entanto as jantes de 18'' na cor preta e pinças vermelhas não enganam. O Clio RS 200 EDC vem com cinco lugares e cinco portas.

Sob o logotipo da Renault estão localizadas as letras RS. Os faróis frontais foram redesenhados com duas tiras em led's para luzes diurnas a contornarem as lâmpadas. Na parte traseira o difusor e duas saídas de escape cromadas completam o design desportivo.
O motor do Clio RS 200 EDC é um bloco a gasolina de 1.6 litros com turbo de injecção directa. A caixa de seis velocidades é de dupla embraiagem e possui comando em forma de patilhas atrás do volante, ao estilo fórmula 1. Alcança os 100km/h em 6,7s e a velocidade máxima é de 230km/h. Valores que ultrapassam a anterior geração.

Quanto a consumos as coisas melhoraram bastante face à geração anterior. A terceira geração consumia 8,3L/100km, enquanto esta consome 6,3L/100km. Um salto enorme devido à associação do turbo com o bloco a gasolina de 1.6 litros. O bloco de 2009 era totalmente atmosférico sem turbo e tinha 2.0 litros de cilindrada.

O Clio RS 200 EDC vem com três modos de condução: normal (que privilegia o conforto e consumo), sport e race (que destina-se a uma condução pura desportiva). Dispõe de um monitor que informa sobre as prestações do veículo em modo desportivo equiparado à competição e que podem ser guardadas numa pen USB.

O Clio RS 200 EDC é mais rígido que a versão normal mas possui uma suspensão hidráulica que atenua o desconforto. O diferencial é electrónico e contribui para um comportamento desportivo do veículo.
Em suma o Clio RS 200 EDC está mais domesticado e apto a oferecer menores consumos, mais conforto mas as performances estão mais apuradas.
É possível ainda escolher, em opção, pelo chassis Cup que apresenta uma rigidez superior em 15% e uma distância ao solo inferior em 3mm.

Renault Clio RS 200 EDC a gasolina
1.6T RS (200cv): 230km/h, 6,3L/100km, 144g/km

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO