MG regressa com os modelos MG CS e MG 3 (2013)



A marca britânica MG (Morris Garages), há alguns anos afastada da divulgação de novos modelos, renasceu das cinzas ao apresentar em Xangai dois novos modelos. Desde 1920 que a MG apresentou ao público carros desportivos. O último modelo, o TF, data de 2002. A partir daí a lendária marca britânica hibernou e desapareceu do mercado. Até que foi adquirida em 2005 pela chinesa Nanjing Automobile que depois a vendeu em 2007 à Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC). Agora a MG passa a ser gerida fora do Reino Unido como MG Motors. Veremos se os chineses conseguem devolver o brilho e o prestígio da marca e libertar-se do estigma de fabricantes de cópias baratas.

Para já a preocupação principal é recuperar a posição de marca competitiva. A (nova) MG já não pretende lançar somente carros desportivos. Para obter quota de mercado há que alargar o leque de ofertas. E isso talvez possa ser despristigiante pois um detentor de um MG sabe que tem um carro único e distintivo. Sinais dos tempos e da globalização obrigam a acabar com os canones. Se as marcas quiserem sobreviver têm de mostrar polivalência.



MG CS crossover concept

O CS concept é um pequeno crossover. A concepção coube ao departamento de design da MG dirigido por Anthony Williams-Kenny. O objectivo é evocar o design britânico mas apresenta uma frente bastante decalcada do Renault Zoe. Um plágio chinês? Tirando o logotipo, é difícil encontrar algum elemento que faça lembrar a MG. Talvez as luzes diurnas tenham-se inspirado na forma hexagonal do logotipo. De resto é muito pouco.

Apresenta formas bastante musculadas com enormes cavas e uma traseira mais agressiva devido aos faróis pontiagudos. É um modelo que mais parece uma amálgama de estilos. É possível encontrar reminiscências do Renault Zoe, do Mazda CX-7 ou do SUV da Audi.



MG 3

A SAIC também apresentou um modelo de produção. Um pequeno hatchback citadino desportivo de cinco portas denominado MG 3 baseado no concept MG Zero que pretende rivalizar com o mercado do Mini ou Fiat 500. Em termos estéticos o MG 3 parece algo "quadrado" quando visto de lado. O design parece algo inócuo e pouco distintivo apesar de limpo.

As jantes são em duas cores. A suspensão foi trabalhada para oferecer uma condução desportiva. O motor é um VTi-TECH a gasolina de quatro cilindros e 16 válvulas com 103cv acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. A produção será feita em Birmingham. Recorde-se que quando a MG encerrou a produção antes de ser comprada pelos chineses, as portas da fábrica inglesa ficaram escancaradas e deixadas abertas ao abandono onde era possível a qualquer um observar as linhas de montagem e peças.



MG Icon crossover concept (2012)

Este concept car foi apresentado em 2012 e aproxima-se mais de modelos antigos com um design retro. Até a cor é semelhante aos antigos roadsters.

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