Peugeot 208 GTi (2013)



A Peugeot apresentou o novo 208 GTi, o icónico pequeno desportivo da marca do leão. Como é sabido a Peugeot não dá sequência aos nomes dos modelos. O 205 passou a 206 e este a 207, divulgando agora o 208. Pode-se dizer que está mais discreto do que o habitual e mais suave de conduzir. Portanto domesticado? Talvez, mas a alma está lá dentro. Apresenta pequenos pormenores que o distinguem da versão normal. Desde a grelha frontal, aileron traseiro, passando pelas cavas das rodas, pela dupla ponteira de escape, até ao volante desportivo e pedais cromados no interior. Mas basta ligar o motor para nos apercebermos do rugido do "leão".

O 205 GTi foi um modelo que conquistou muitos corações durante os anos 80 e alcançou inúmeros sucessos nas provas de Rally, no Dakar ou na famosa prova de Pikes Peak. O 208 GTi tem a difícil tarefa de elevar a fasquia e manter o espírito desejado. A polivalência foi o grande objectivo da Peugeot para o 208 GTi. Ao contrário das versões antigas, em trânsito citadino o 208 GTi comporta-se de modo mais sereno, camuflando-se e resguardando a energia para outros ambientes.



É um carro desportivo mas que em cidade comporta-se de modo suave como um modelo normal. Responde ao espírito de cada um sem ser muito exigente e nervoso em troços mais citadinos. Ou seja um carro apto a ser usado no dia a dia e não apenas nas "diversões" de fim-de-semana. O 208 GTi usa um motor 1.6 a gasolina que debita 200cv auxiliado por um turbocompressor e acoplado a uma caixa manual de seis velocidades. O cantar não engana, trata-se de um felino que responde de forma bastante eficaz.



Alcança os 100km/h em meros 6,8 segundos o que impressiona. Mantém assim os pergaminhos do 205 GTi's. O binário máximo é de 275Nm logo nas 1700rpm. Também as recuperações deste pocket-rocket impõem respeito, visto que consegue ir dos 80 aos 120km/h em 5ª velocidade abaixo dos sete segundos. A suspensão foi trabalhada de modo a proporcionar maior conforto. A Peugeot pretendeu encontrar um termo médio entre a desportividade e o conforto.



No interior os pormenores em tom vermelho assinalam o carácter mais desportivo. Tal com as jantes especiais de 17''. No equipamento de série de realçar o ar condicionado bizonas, cruise control, ESP (passível de ser desactivado para uma condução mais pura), sistemas de auxílio ao estacionamento e ecrã táctil de 7''.



Mecânica
Motor: Gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1598cc
Tracção: dianteira
Alimentação: injecção directa com turbocompressor de geometria variável
Potência: 200cv às 5800 rpm
Binário: 275 Nm às 1700 rpm
Caixa: Manual 6 velocidades

Prestações
Velocidade máxima: 230 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 6,8 s

Consumos
Combinado: 5,9 L/100km
Emissões CO2: 139g/km

Preço
A partir de 24.950€

Prós e contras
+ polivalência, prestações, facilidade de condução
- posição de condução discutível, design pouco consensual

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