

A Ford lançou a versão mais desportiva do novo Fiesta. Trata-se do Fiesta ST que são as iniciais de Sport Technology. O preço do ST arranca nos 24.000€. Tem três portas, cinco lugares e o mesmo espaço que um Fiesta normal. Apenas alguns pormenores exteriores e interiores, bem como o motor mais vitaminado distinguem-no da versão normal. O primeiro Fiesta arrancou em 1976, e esta é a sétima geração. Está melhor do que nunca.
O exterior não engana. A grelha trapezoidal mais proeminente e em favo de mel, as cavas maiores, as jantes maiores de 17'' e a ponteira de escape duplo marcam a diferença. Mas também há o pára choques redesenhado, a asa e difusor traseiros e as pinças vermelhas dos travões. O ST tem discos de travões nas quatro rodas.
O aspecto desportivo exterior prolonga-se para o interior. Os tradicionais bancos aquecidos Recaro são envolventes e confortáveis. Os pedais são em metal. No tabelier pequenas pormenores em fibra de carbono marca a diferença. Mas o grande trunfo do ST está sob o capôt. Aí aloja-se um bloco Ecoboost da Ford de injecção directa a gasolina com turbo. Tem 1596cc de cilindrada e 182cv, é sensivelmente 20% mais potente e 20% menos poluente do que a geração anterior. O anterior bloco era um 2.0 com 150cv.

A transmissão é feita com uma caixa manual de 6 velocidades. A direcção assistida é eléctrica que contribui para um comportamento mais dinâmico. Aqui também reside um dos segredos do ST pois a condução em curva é muito boa e rápida. Relativamente ao Fiesta normal o ST tem uma suspensão específica mais baixa em 15mm. É mais dura, como se exige num desportivo, mas o interior absorve o piso mais incómodo.
A Ford dotou o Fiesta ST de um sistema eTVC (enhanced Torque Vectoring Control) que consiste num dispositivo electrónico de controlo reforçado da vectorização do binário. Ou seja ao entrar em curva trava a roda interior, permitindo uma condução mais rápida e precisa diminuindo a hipótese de subviragem. Trata-se de uma inovação que está sempre disponível. Por sua vez o controle de estabilidade pode ser desligado e regulado em três modos: On, Off e Wide Slip.
Uma inovação interessante que vem com o ST é o Sound Symposer. Trata-se de um sistema que transmite para o interior do carro o som do motor para ajudar a dar a sensação de condução num carro desportivo. Quanto à segurança o ST vem equipado com airbags frontais, laterais, cortina e joelhos no caso do condutor. De equipamento trás ainda de série climatizador, sistema de navegação infoteinment, ignição por botão, faróis de nevoeiro e luzes diurnas em Led's.

As opções de equipamento são muitas mas acessíveis, não se comparando com outras marcas premium. Por exemplo os sensores de chuva e de luminosidade custam 180 euros. No caso de um furo o ST trás de série um kit de reparação de pneus, o qual pode ser substituído por um pneu em opção. Os primeiros Fiesta ST a serem vendidos pela Ford virão com equipamento adicional de série com a denominação ST Performance.
Concorrentes
Seat CupraRenault RS
Peugeot 208 GTI
Mecânica
Motor: Gasolina, dianteiro, 4 cilindros em linha, 1596cc, 16 válvulasTracção: dianteira
Alimentação: injecção directa com turbo
Potência: 182cv às 5700 rpm
Binário: 240 Nm às 1600-4500 rpm
Caixa: manual 6 velocidades
Prestações
Velocidade máxima: 220 km/hAceleração 0-100 km/h: 6,9 s
Consumos
Combinado: 5,9 L/100kmEmissões CO2: 138g/km
Preço
a partir de 24.000 eurosPrós e contras
+ design, comportamento em curva, condução, preço, funcionalidade
- alguns opcionais, visibilidade traseira
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