Maserati Ghibli (2013)



A Maserati revelou as primeiras imagens do novo Ghibli que pretende arrasar a concorrência. A marca italiana fez renascer o nome Ghibli que já foi usado em modelos coupé - primeiro em 1967 e posteriormente em 1992 - mas agora aplicou-o num sedan desportivo de quatro portas, posicionando-se abaixo do Quattroporte. Ghibli advém do árabe e designa um vento quente.

O Ghibli é o primeiro modelo da Maserati para o segmento E, desde o Quattroporte IV de 1994. O objectivo é atacar Mercedes Classe E AMG, BMW série 5 M5, Audi RS6 ou Jaguar XF. O perfil não engana, é um sedan coupé mais curto que o Quattroporte, e de espírito mais desportivo.

No interior, alguns pormenores em fibra de carbono na consola central e portas dão o carácter desportivo. No entanto é possível verificar que alguns detalhes são partilhados com o Quattroporte, como o grande ecrã táctil central e botões embutidos.



Ghibli, a democratização da Maserati

O Ghibli foi concebido sob a direção de Lorenzo Ramaciotti, chefe de design da Fiat mundial, e de Marco Tencone, da Maserati através do Stile Center. Se o GranSport é rápido e "sonoro", e se o Modena pode destilar os seus impulsos, o Ghibli tem a vantagem de poder poupar a sua carteira. Trata-se do Maserati mais barato de sempre.

A Maserati pretende alargar o seu tipo de clientes ao tornar mais acessível o preço de entrada na marca. Sinais dos tempos quando vemos Porsche's a diesel, agora vemos também a Maserati com preços mais acessíveis e motorizações mais económicas. No entanto parece que a marca do tridente ainda não se rendeu aos motores diesel. Não faltará muito. Os clientes de topos de gama de entrada da Mercedes, BMW ou Audi agora irão ter uma alternativa interessante.



A Maserati é uma marca para um determinado tipo de clientes exigente e abastada. Mas a Maserati apenas vendeu 6.288 carros em 2012, o que é um número reduzido. O Ghibli poderá relançar a Maserati tal como o 500 fez com a Fiat ao captar novos clientes e aumentar a quota de mercado, dominada pelas marcas germânicas. No mercado dos modelos executivos há um ausência de carros mais desportivos e "exóticos". Lacuna essa que a Maserati pretende preencher com o Ghibli. A marca italiana tem as credenciais perfeitas para atingir esse objectivo, mas não será fácil competir com o rigor e a precisão milimétrica das marcas alemãs.

Ao nível de motorizações o Ghibli virá com um motor a gasolina V8 3.8 ou dois blocoas a diesel V6 3.0 turbo e o mais acessível 2.0 turbo, com potências que variam entre 240cv e 530cv. As mudanças podem ser feitas através de patilhas no volante com uma caixa de 8 relações. Em opção o Ghibli poderá ter tracção às quatro rodas um pouco como o Audi Quattro. Os acabamentos interiores são elevados colocando-o num patamar premium com os estofos em couro e os detalhes semelhantes ao GranSport Coupé.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>> LISBOA     PORTO     FARO