Nissan Leaf II (2013)



A Nissan apresentou a segunda geração do Leaf. No entanto pelo exterior mais parece um facelift. As alterações assinaláveis não foram aplicadas na carroçaria embora sejam mais de 100 modificações. A Nissan melhorou outros aspectos mais importantes. A autonomia aumentou para os 199km, o preço diminuiu tornando-o mais acessível, e o tempo de carregamento é mais rápido. Chega a Portugal em 22 de Maio.

A Nissan investiu 480 milhões nesta segunda geração do elétrico Leaf. É totalmente fabricado no Reino Unido. Portugal, infelizmente, não ficou com nenhum componente no fabrico como esteve previsto, Estavam previstos 156 milhões de investimento em Portugal mas, fruto das políticas de mobilidade sustentável abandonadas pelo actual executivo, foi cancelado o processo no nosso território.



As grandes novidades são mesmo a autonomia, o preço e o tempo de carga. Em casa, o carregamento passa das 8 horas para as 4 horas. O preço está mais acessível para "tornar a tecnologia de emissões zero da Nissan acessível a mais condutores europeus". A partir de 1 de julho a Nissan dá como opção a possibilidade de alugar a bateria, o que permite embaratecer o automóvel em cerca de 5 mil euros. O pacote inclui assistência gratuita e reboque em caso de falta de carga. Ou seja, na versão mais básica (Visia), o carro custa 31.100 euros, mas se o cliente pretender alugar a bateria passará para 25.200 mais 79 euros por mês.

A autonomia aumentou de 175 para 199 km devido à redução do peso bruto, e a melhorias ao nível da eletrónica com a redução do binário máximo, para 180 Nm. Também a aerodinâmica foi melhorada o que permitiu oferecer menos resistência ao vento e prolongar a autonomia em 24km. O Leaf está isento de Imposto Único de Circulação (IUC) por não poluir o ambiente. Mais outra vantagem. É possível efectuar o carregamentos grátis nos postos da Mobi.e, uma rede que integra todos os sistemas de carregamento para a mobilidade elétrica numa plataforma única, aberta e universal. A garantia de 5 anos mantêm-se inalterada. Portanto, quem comprar o Nissan Leaf só gasta o consumo de eletricidade quando carregar o automóvel em casa, que ronda os 2€/100km.



A bateria do Leaf mudou para a posição dianteira, o que permitiu aumentar o espaço de bagagem e do espaço a bordo nos lugares traseiros. Está mais compacta e mais eficiente. Outras alterações foram introduzidas no Leaf como a suspensão que está mais firme. Ao olhar-se para o exterior parece mesmo que esta segunda geração do Leaf está igual à primeira geração embora não seja. Como se referiu no início as grandes alterações não estão à vista. Só depois de se olhar atentamente é que se descobre que a grelha dianteira foi mudada mas muito discretamente.

Quanto ao ambiente interior não há alterações, apenas existe a possibilidade de escolher um tom escuro. Até hoje o Nissan Leaf já vendeu mais de 55 mil unidades em todo o mundo.



Mecânica
Motor: Eléctrico, central
Tracção: dianteira
Potência: 109cv às 10000 rpm
Binário: 254 Nm às 0 rpm
Caixa: automática

Prestações
Velocidade máxima: 144 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 1,5 s
Autonomia: 199km

Preço
A partir de 25.200€ sem bateria; 31.100€ com bateria

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